A higienização de ambientes em estabelecimentos de saúde, especialmente quando falamos de hotelaria hospitalar, é de suma importância. Por esse motivo, evitar desperdícios produtos de limpeza é essencial para manter a excelência nos serviços sem comprometer o orçamento.
Em outras palavras, a correta limpeza é um fator que afeta o bem-estar, a saúde e a integridade física de todos os ocupantes dos espaços. Sendo assim, é importante garantir esse tipo de serviço com o mínimo de desperdícios de produtos de limpeza.
Quer saber por que esse cuidado é tão importante e como garantir uma boa higienização dos ambientes de hotelaria hospitalar? Continue com a gente até o final deste post e confira 5 dicas valiosas para evitar desperdícios produtos de limpeza. Aproveite a leitura!
Por que evitar desperdício de produtos de limpeza?
De modo geral, o desperdício de materiais pode representar uma enorme fonte de custos para qualquer empresa. Na hotelaria hospitalar, a parcela de prejuízo é ainda maior — visto que a higienização dos ambientes é fundamental para evitar a proliferação de vírus, bactérias e demais microrganismos indesejados.
Não é novidade que a limpeza de ambientes com uma grande circulação de pessoas deve ser mais frequente e detalhista. Principalmente nos serviços de saúde, que são repletos de agentes infecciosos e microrganismos, o que oferece sérios riscos.
Dessa forma, como mais indivíduos têm acesso a essas áreas, as superfícies ficam ainda mais expostas a bactérias, a poeira se espalha mais facilmente pelo ar e todo tipo de sujeira é distribuída de um lado para outro pelo chão e pelos objetos tocados.
Diante da pandemia provocada por um vírus, tivemos a oportunidade de compreender como é fácil a infecção por esses microrganismos. São agentes que pairam pelo ar ou pousam em objetos, maçanetas, canetas e assim por diante e têm potencial para contaminar inúmeras pessoas.
Para evitar esse tipo de situação, é importante investir em uma limpeza pesada que garanta a integridade de todos os usuários de um determinado espaço. Afinal, por meio desse serviço, é possível eliminar riscos de infecções sérias.
No entanto, se considerarmos a frequência dessas higienizações, podemos presumir que os desperdícios de produtos de limpeza são significativos. Por isso, é essencial tomar os devidos cuidados para garantir uma higienização eficaz sem elevar os custos.
Quais são os produtos mais desperdiçados no âmbito hospitalar?
O ambiente hospitalar exige cuidados especiais com a higienização, especialmente, devido ao alto risco biológico. Trata-se de espaços que contam com a presença de microrganismos que podem causar infecções e doenças graves em pacientes e colaboradores.
Para garantir a correta higienização, são utilizados diversos produtos específicos para a realização de uma limpeza técnica. Em outras palavras, são itens desenvolvidos para o uso em ambientes que exigem uma limpeza intensa.
Sendo assim, alguns dos produtos mais desperdiçados nos hospitais são:
- álcool em gel;
- detergentes;
- limpadores multiuso;
- desinfetantes;
- EPIs — luvas, máscaras, toucas e outros;
- germicidas e bactericidas;
- sabonete asséptico;
- panos e esponjas.
Diante disso, os produtos de uso diário na limpeza técnica são os principais alvos de desperdícios nos hospitais. Por isso, devem ser constantemente monitorados para evitar procedimentos inadequados e gastos excessivos na compra de produtos.
Quais são as causas dos desperdícios de materiais no hospital?
Os desperdícios produtos de limpeza representam um problema sério para a gestão hospitalar e comprometem o planejamento financeiro. Como são itens essenciais para o funcionamento dos serviços, as perdas contínuas podem elevar os custos de forma significativa.
Nesse sentido, os desperdícios são causados por diversos aspectos e os principais gatilhos são a falta de treinamento da equipe e produtos de baixa qualidade. Desse modo, ter apoio profissional e terceirizar os serviços de limpeza é uma alternativa interessante para evitar esses problemas.
Quais são as 8 dicas para evitar desperdícios produtos de limpeza?
A essa altura, você deve estar se perguntando: “mas como, afinal, eu faço para garantir que os desperdícios de produtos de limpeza não ocorram?”. Apesar de ser um assunto simples, é necessário estabelecer um planejamento específico e monitorar as atividades.
Nós vamos ajudar você com algumas dicas simples de aplicar. Fique de olho!
1. Invista em uma boa gestão
Primeiro de tudo: é muito importante investir em uma boa gestão desses produtos e, é claro, das pessoas que vão utilizá-los. Um passo importante para se certificar de que o uso dos produtos de limpeza será mais consciente é fornecer bons treinamentos para a equipe de limpeza.
Mas isso não é tudo. Muitas vezes é preciso ter alguém responsável pela distribuição, monitoramento e controle dos produtos. Em outras palavras, algo que funcione como uma espécie de almoxarifado apenas da equipe de limpeza.
Assim, cada colaborador terá um controle próprio do uso de materiais, que servirá como fonte de análise de dados. Sobretudo, para você saber exatamente quanto está sendo usado em cada setor e assim por diante, facilitando o controle.
Além disso, você terá condições de fazer análises mais precisas e identificar quais são os pontos de maior desperdício. Isso permite atuar de uma forma mais precisa para eliminar atividades que estejam causando perdas, sem comprometer a qualidade dos serviços.
Outra vantagem de investir em uma boa gestão é saber se um produto de marca diferente da habitual tem o seu consumo elevado e acaba mais rapidamente que o anterior — pode ser um indicativo de que a sua qualidade não é boa.
2. Tenha atenção às recomendações do fabricante
Todo item vem com recomendações do fabricante na embalagem. É importante ficar atento a elas para garantir o bom uso do material e evitar os desperdícios dos produtos de limpeza.
Essencialmente, existem duas formas de fazer isso com eficiência:
- orientar todos os colaboradores para que cada um faça a leitura das informações individualmente e aplique corretamente os itens;
- fornecer um treinamento coletivo, no qual um profissional fará a demonstração para todos de como cada item deve ser utilizado.
Qualquer uma das abordagens pode ser eficiente, desde que a sua equipe siga as recomendações. Assim, além de melhorar a segurança no uso do produto, será possível alcançar o máximo da durabilidade sem perder a qualidade na limpeza.
3. Faça compras conscientes
Outra dica importante para evitar os desperdícios dos produtos de limpeza é fazer compras mais conscientes. Muitas vezes as pessoas, por verem uma grande disponibilidade de produtos, tendem a utilizá-los de forma indiscriminada e em excesso.
Com isso, um conjunto de materiais que duraria muito mais tempo é consumido rapidamente; afinal, “tem mais em estoque”. Percebe a mentalidade? Para evitar essa situação, procure comprar apenas o necessário para um período determinado.
Para entender de que forma agir, você pode monitorar como é o consumo dos produtos de limpeza em cada setor durante algumas semanas ou meses. Uma alternativa é ter um profissional responsável por supervisionar as equipes e tomar nota de todas as suas necessidades de suprimentos.
4. Treine os colaboradores
A capacitação dos colaboradores é um ponto que merece toda a atenção para desenvolver uma gestão eficiente. Afinal, uma equipe treinada sabe exatamente como executar um trabalho de acordo com os melhores padrões de qualidade e objetivos da empresa.
Sendo assim, defina um cronograma de treinamentos periódicos sobre assuntos diversificados para todos os colaboradores da limpeza — e, principalmente, para os novos contratados, pois assim será mais fácil controlar o uso de produtos e evitar desperdícios.
5. Priorize itens de qualidade
Outro aspecto essencial para ter maior durabilidade e eficiência na limpeza técnica hospitalar é contar com produtos de qualidade. É algo que faz toda a diferença nos resultados práticos, por isso, mesmo que sejam um pouco mais caros, vale a pena investir.
Nessa perspectiva, os produtos de qualidade exigem quantidades menores para atingir a eficácia na limpeza, o que favorece a economia. Com isso, a equipe vai manter a higienização adequada, preservar a segurança no ambiente e evitar o uso descontrolado dos itens.
Além disso, com itens de qualidade é possível reduzir a concentração em cada uso sem colocar a eficiência da limpeza em risco. Desse modo, além de eliminar desperdícios você também tem o benefício de reduzir os cusos operacionais e contribuir para a saúde financeira.
6. Defina procedimentos
Além de treinar a equipe, para evitar desperdícios e tarefas desnecessárias é importante definir procedietnos de limpeza. Sempre consdiderando as melhores práticas para garantir uma boa higienização sem ter atividades onerosas e que não contribuem para os resultados.
Nesse sentido, avalie todos os espaços e defina procediemntos para a equipe de limpeza, detalhando todos as tarefas e materais necessários. Sobretudo, estabelecendo a periodicidade para cada serviços, separando por funçao e profissionais.
Ao realizar essa definição de processos, será mais fácil controlar o uso de produtos de limpeza e eliminar os desperdícios. Afirnal, toda a equipe vai saber o que é responsável por realizar e como fazer da melhor forma, de acordo com as diretrizes da gestão.
7. Acompanhe as atividades práticas
Apenas definir procedimentos para a equipe não é suficiente para que eles trabalhem sempre de acordo com o planejamento. É preciso realizar inspeçoes regulares para corrigir possíveis falhas e oferecer todo o suporte aos funcionários, fator importante até mesmo para a motivação.
Sendo assim, sempre realize inspeções durante a rotina de trabalho e acompanhe os profissionais nas tarefas diárias. Entretando, sempre com uma abordagem humanizada e agradável, para que eles se sintam bem e ciente que os gestores estão presentes para dar suporte em caso de necessidade.
O monitoramento das atividades também vai ajudar a identificar oportunidades de melhoria e contribuir para tem uma limpeza eficaz sem esforços e desgastes. Por esse motivo, é importante trabalhar em equipe e certificar que tudo está dentro do planejado para evitar o desperdício produtos de limpeza.
8. Defina indicadores
A melhor manira para monitorar o desempenho de um procedimento é por meio dos indicadores, que oferecem dados reais sobre um setor. No caso da limpeza não é diferente e histórico de dados vai fazer toda diferença para saber o que você precisa melhorar para evitar desperdícios.
Nessa perspectiva, acompanhar a quantidade de compra de cada produto em um mês, durabilidade, eficiência, custo-benefícios e outros é essencial — assim, você vai saber se tudo está correto ou se é necessário realizar intervençoes para eliminar as perdas.
Trata-se de um aspecto relevante inclusive para reduzir os custos operacionais, pois os desperdícios sempre levam a compras antes do momento adeuqado. Portanto, monitore de perto os indicadores do setor de limpeza e construa um bom histórico de dados para embasar suas decisões.
Como a terceirização pode ajudar nesse sentido?
A terceirização é uma ótima forma de garantir que determinados serviços sejam executados por quem entende e é especializado no assunto. Quando você delega a atividade de limpeza de ambientes corporativos a uma empresa que trabalha só com isso, acaba aumentando a qualidade do serviço.
Isso porque as equipes que trabalham para esses prestadores de serviço recebem um treinamento completo sobre o assunto. Por essa razão, ao contar com esse serviço terceirizado, você consegue mais tempo para cuidar da sua atividade-fim.
A equipe de limpeza tem como foco entregar a melhor limpeza e higienização dos ambientes hospitalares. Todos os investimentos e esforços estão voltados para esse objetivo e, por isso, o serviço prestado é da melhor qualidade possível.
Parte desse trabalho é conscientizar e treinar esses profissionais para fazerem um bom uso dos materiais e produtos que têm à sua disposição. Desse modo, eles podem garantir um consumo racionado dos produtos de limpeza, sem afetar a qualidade do serviço.
É claro que a limpeza e higienização de ambientes corporativos é muito importante. Por esse motivo, garantir que não ocorram desperdícios de produtos de limpeza é uma forma de tornar o negócio mais sustentável e evitar custos desnecessários, certo? Como a hotelaria hospitalar exige muito rigor na limpeza, esse assunto se torna crucial.
Como você percebeu, com algumas ações simples adotadas na rotina de trabalho, é possível eliminar desperdícios de produtos de limpeza. Portanto, não deixe de seguir nossas orientações e considerar terceirizar os serviços para ter maior tranquilidade e eficiência.
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