Gestão de hotelaria hospitalar: saiba por que terceirizar a higienização!

No meio hospitalar, é fato que negligenciar a higienização dos ambientes pode trazer resultados bastante ruins, a exemplo de infecções e outros transtornos que podem colocar em xeque a credibilidade da instituição. Assim, independentemente do tamanho da empresa de saúde, o local deve estar sempre limpo, e isso faz parte das atribuições da gestão de hotelaria hospitalar.

A área ganha cada vez mais destaque por contribuir, de forma efetiva, com o bem-estar de pacientes, familiares e equipe técnica. Além disso, a correta administração das finanças possibilita uma série de vantagens, como economia de recursos e foco no core business, o que é indispensável para a sustentabilidade do empreendimento hospitalar.

Para ajudar você a saber mais sobre gestão de hotelaria hospitalar e terceirização de higienização, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é gestão de hotelaria hospitalar e para que ela serve?

A gestão de hotelaria hospitalar consta da administração de uma série de serviços com o objetivo de fazer a promoção e a satisfação de todas as necessidades de pacientes, visitantes e corpo clínico, garantindo a segurança e, consequentemente, o bem-estar para a recuperação do ambiente.

Fazem parte do escopo de atividades da hotelaria hospitalar:

  • higienização;
  • camareira;
  • lanchonetes e restaurantes;
  • acompanhamento nutricional;
  • lavanderia;
  • áreas de lazer;
  • central telefônica;
  • gerenciamento de resíduos hospitalares;
  • paisagismo;
  • segurança privada.

A correta gestão de todas essas atividades é capaz de promover importantes diferenciais competitivos para o hospital, além de garantir que ele esteja alinhado com as boas práticas do setor.

Como fazer uma gestão de hotelaria hospitalar eficiente?

Uma eficiente gestão hospitalar envolve uma série de serviços que precisam ser implementados e monitorados com planejamento e atenção. Dessa forma, podem ser executados de forma separada e gradativamente, a exemplo da higienização.

Com isso, é possível seguir os protocolos da Anvisa com relação ao controle de infecção hospitalar, que tem relação direta com a higienização das áreas e correto descarte de materiais e cujas normas estão descritas na Resolução RDC/ANVISA n.º 48, de 2 de junho de 2000.

Ainda é necessário levar em consideração os custos da implantação. Afinal, os gastos estão presentes em cada serviço oferecido, o que inclui a contratação de pessoal e outros detalhes fundamentais para garantir a eficiência dos serviços de hotelaria hospitalar.

Após analisar todas as necessidades envolvendo a hotelaria do hospital, é hora de fazer profundas análises para verificar a viabilidade da contratação da prestadora de serviços. Por sua vez, esse tipo de empresa é uma importante parceira para fazer a correta gestão dos serviços de higienização.

Como a terceirização da higienização pode contribuir para a gestão da hotelaria hospitalar?

Com a aprovação da Lei da Terceirização, praticamente todos os serviços podem ser terceirizados, inclusive a higienização hospitalar. A terceirização é mais uma facilidade para a gestão de hotelaria hospitalar e deve ser considerada devido aos seus vários benefícios. 

Equipe capacitada

Ao contratar um serviço de higienização terceirizado, é possível contar com um trabalho altamente especializado e de qualidade. Isso acontece porque as terceirizadas investem na capacitação do seu pessoal, além de disponibilizarem equipamentos adequados para a realização das atividades. Além disso, toda a sua gestão é focada em resultados.

A empresa terceirizada ainda é responsável pela execução de todas as atividades de higienização conforme orientação e protocolos do hospital, o que minimiza as chances de falhas que possam colocar em risco a qualidade dos serviços.

Assim, a gestão de hotelaria hospitalar é otimizada, já que a terceirizada fica responsável por fazer a gestão dos horários ideais para as atividades de higienização e também de material e quantidade necessários para a boa entrega dos serviços. Com isso, é possível manter o ambiente hospitalar limpo e conservado, dentro das exigências dos órgãos reguladores, como a Anvisa.

Foco na atividade principal

Quando você terceiriza qualquer tipo de serviço que não esteja diretamente relacionado ao core business do negócio, sobra mais tempo para se dedicar às atividades principais. Além disso, ao terceirizar a higienização, você evita:

  • redução da produtividade; 
  • degeneração dos equipamentos e materiais; 
  • disseminação de doenças infecciosas; 
  • perda da qualidade de vida dos funcionários, entre outros.

Assim, é possível contribuir de forma mais efetiva para o desenvolvimento do hospital, tornando a sua gestão hospitalar reconhecida por sua eficiência.

Economia de tempo

Ao terceirizar os serviços de higienização, você não precisa investir tempo em treinamentos. Isso porque as terceirizadas já fazem isso antes de enviar os funcionários para as atividades no hospital. Além disso, a terceirizada tem o dever de educar os funcionários quanto às normas que proíbem certas condutas e execuções no ambiente de trabalho.

Você ainda não precisa se preocupar com a gestão dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), pois isso é feito pela própria terceirizada. A empresa terceirizada ainda é responsável por analisar se os funcionários são ou não capacitados para o serviço. Ainda, caso um dos profissionais de higienização não esteja atendendo às suas expectativas, é só pedir para a prestadora trocá-lo, sem que isso acarrete custos para o hospital.

Maior eficácia 

Quando você opta por terceirizar a higienização hospitalar, confere mais eficiência e qualidade aos serviços prestados. Isso acontece porque a prestadora é especialista nas atividades e, com isso, além de um serviço de maior qualidade, também consegue entregá-lo em menos tempo.

Dessa forma, você tem mais tempo livre para se preocupar com a gestão mais estratégica das atividades de hotelaria, delegando o controle administrativo e operacional à contratada.

Economia de recursos

Quando se pensa na terceirização de serviços, a economia de recursos é uma das atividades mais lembradas, não é mesmo? Isso acontece porque a contratante gasta muito menos com produtos, máquinas, materiais e equipamentos. Além disso, os custos com contratação, treinamento, férias, rescisões e outras obrigações trabalhistas também ficam por conta da terceirizada.

Vale lembrar que todos os custos da contratação da prestadora de serviços estão inclusos no contrato, ou seja, você paga somente o estipulado nele — nem mais, nem menos. Dessa forma, fica mais fácil gerenciar os recursos, mantendo o orçamento do hospital mais equilibrado, o que é fundamental para o sucesso das atividades. 

Outra vantagem é que você reduz a estrutura interna com a equipe de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, por exemplo, já que toda a gestão de pessoal da terceirizada é feita pela prestadora de serviço.

Como vimos ao longo desta leitura, a gestão de hotelaria hospitalar pode ser facilitada com a terceirização dos serviços de higienização, o que ainda confere diversos benefícios para a instituição.

Se você gostou deste artigo sobre gestão de hotelaria hospitalar, entre em contato e conheça as nossas soluções em conservação e limpeza!

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