Saiba como fazer a gestão de rouparia hospitalar!

A gestão de rouparia hospitalar está diretamente ligada ao serviço de gestão de leitos e, portanto, é uma das partes primordiais da hotelaria hospitalar. Apesar de ser um complemento desse serviço, é fundamental que ela ocorra da melhor forma possível, do contrário, pode colocar em risco a qualidade de todas as outras entregas relacionadas.

Uma gestão de rouparia bem realizada permite reduzir os custos no setor, diminuir os riscos de perda, quantificar e qualificar os estoques e monitorar a entrada e saída das peças. Se você quer saber mais sobre o assunto, fique de olho e confira o conteúdo que preparamos!

O que deve ser observado na gestão de rouparia hospitalar?

Como você viu logo no início do post, a gestão de rouparia hospitalar é parte de uma estratégia maior e mais completa de hotelaria. Por isso, ela também está relacionada a todas as demais atividades dentro de um hospital.

Rouparia é um setor de apoio que realiza toda a parte operacional de coleta, pesagem, separação, processamento, confecção, reparo e distribuição de roupas para o hospital. Para isso, elas precisam estar em perfeitas condições de uso e higiene em todas as unidades da instituição de saúde.

Para a administração, é interessante manter o maior número de leitos ocupados. Com isso, há uma maior demanda por esse serviço que exige atenção e um acompanhamento especializado, primeiro, para ofertar um serviço de qualidade e, depois, para garantir que o fluxo de troca e manutenção de leitos ocorra sem interrupções.

Quais são os desafios dessa atividade?

É interessante observar que a gestão de rouparia hospitalar não diz respeito à disponibilidade de roupas em perfeitas condições de uso nas unidades. Na verdade, existe uma série de outros fatores envolvidos nesse processo, como o impacto ambiental gerado pela atividade e a relevante demanda pela redução de microrganismos patogênicos presentes nas peças, que podem provocar doenças.

Observando por esse lado, é possível reduzir consideravelmente o risco de infecções hospitalares apenas por meio de um bom serviço prestado nesse setor. Isso sem mencionar o maior conforto para os pacientes e a segurança para os profissionais de saúde e acompanhantes.

Como você sabe, o ambiente hospitalar oferece diversos riscos, em especial aqueles provenientes de potenciais contaminações por materiais biológicos contaminados. Por isso, esse tende a ser um desafio constante na gestão de rouparia hospitalar.

Como fazer uma gestão de rouparia hospitalar eficiente?

Primeiramente, é importante definir que uma gestão de rouparia hospitalar eficiente é aquela que dá conta de fornecer todas as peças necessárias aos usuários de todos os leitos, sem interromper o fluxo de prestação dos serviços de saúde nem colocar em risco os envolvidos (colaboradores, pacientes e acompanhantes).

A partir disso, é preciso pensar em maneiras estratégicas de otimizar todo o processo que percorre a roupa, considerando desde as técnicas de coleta para a não-contaminação até a sua devida arrumação e encaminhamento para a lavagem. Os funcionários devem receber treinamento e orientações específicas sobre como proceder nesses casos.

Por que contar com profissionais qualificados para o trabalho?

Você já percebeu a importância do trabalho de gestão de rouparia hospitalar, certo? Agora, chegou o momento de entender por que é tão relevante contar com profissionais qualificados para o trabalho. Fique de olho!

Observação das normas

É muito importante contar com uma normatização das ações de implantação, atualização e aprimoramento da rouparia hospitalar. Pensando nisso, contratar profissionais qualificados para o serviço torna as atividades mais seguras na estrutura da instituição, afinal, eles são preparados exclusivamente para lidar com esse tipo de peças.

Detalhes do dia a dia

Como estão atentos às melhores práticas de rouparia, os profissionais devidamente qualificados para o serviço estão aptos a:

  • construir e seguir um cronograma simplificado de funcionamento;
  • adotar mecanismos de controle de roupas por marcação;
  • cumprir suas funções de acordo com a hierarquia estabelecida;
  • seguir a metodologia de trabalho de acordo com cada atividade;
  • utilizar os equipamentos e os mobiliários para otimizar o enxoval hospitalar.

Uso de tecnologia

Profissionais devidamente qualificados também podem usar a tecnologia a seu favor. Isso significa até mesmo a adoção de softwares ou aplicativos de gestão da demanda e do fluxo de utilização das peças. Um cronograma interativo e compartilhado entre os profissionais também pode ser de grande valor no dia a dia.

Como a terceirização pode ser uma boa alternativa?

A terceirização de serviços é uma maneira estratégica de delegar determinadas responsabilidades a uma empresa especializada e que domine determinados serviços mais do que você. Existem inúmeras vantagens em optar por esse tipo de serviço, a começar pela qualificação das entregas.

Uma empresa terceirizada se responsabiliza por todas as etapas do fornecimento do serviço. Em outras palavras, isso significa que é ela quem recruta, seleciona e contrata os profissionais, se responsabilizando por toda e qualquer burocracia envolvida.

Da mesma forma, é dela o dever de treinar e qualificar as suas equipes, portanto, os profissionais delegados a você já vêm devidamente capacitados para o trabalho. Assim, caberá a você apenas fazer a gestão do desempenho das suas entregas.

Os pagamentos também são realizados pela contratada. Isso significa que, no momento do contrato, você acordará um valor que será pago mensalmente à terceirizada, que se encarregará pessoalmente de repassar a devida remuneração às equipes.

Assim, como você pode prever, sobra mais tempo para que você dedique sua atenção e esforços a outros aspectos da gestão. Sabemos que a gestão da hotelaria hospitalar pode demandar muito e, por isso, nem sempre é possível se manter atento a todos os detalhes, como o setor de rouparia. Sendo assim, você pode contratar uma empresa que cuide disso para você.

Estamos chegando ao fim deste conteúdo e, a essa altura, você já está por dentro das principais informações a respeito da gestão de rouparia e como você pode tornar esse serviço ainda mais eficiente e seguro para a hotelaria hospitalar.

Agora que você está apto para fazer uma gestão de rouparia mais eficiente, que tal curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de outros conteúdos que podem ajudar a qualificar o seu trabalho?

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese