Saiba como fazer a gestão de rouparia hospitalar!

gestão de rouparia hospitalar está diretamente ligada ao serviço de gestão de leitos e, portanto, é uma das partes primordiais da hotelaria hospitalar. Apesar de ser um complemento desse serviço, é fundamental que ela ocorra da melhor forma possível. Do contrário, pode colocar em risco a qualidade de todas as outras entregas relacionadas.

Uma gestão de rouparia bem realizada permite reduzir os custos no setor, diminuir os riscos de perda, quantificar e qualificar os estoques, além de monitorar a entrada e saída das peças. Se você quer saber mais sobre o assunto, fique de olho e confira o conteúdo que preparamos!

O que deve ser observado na gestão de rouparia hospitalar?

Como você viu logo no início do post, a gestão de rouparia hospitalar é parte de uma estratégia maior e mais completa de hotelaria. Por isso, ela também está relacionada a todas as demais atividades dentro de um hospital.

Rouparia é um setor de apoio que realiza toda a parte operacional de coleta, pesagem, separação, processamento, confecção, reparo e distribuição de roupas para o hospital. Para isso, elas precisam estar em perfeitas condições de uso e higiene em todas as unidades da instituição de saúde.

Para a administração, é interessante manter o maior número de leitos ocupados. Com isso, há uma maior demanda por esse serviço, que exige atenção e um acompanhamento especializado; primeiro, para ofertar um serviço de qualidade e, depois, para garantir que o fluxo de troca e manutenção de leitos ocorra sem interrupções.

Quais são os desafios dessa atividade?

É interessante observar que a gestão de rouparia hospitalar não diz respeito à disponibilidade de roupas em perfeitas condições de uso nas unidades. Na verdade, existe uma série de outros fatores envolvidos nesse processo, como o impacto ambiental gerado pela atividade e a relevante demanda pela redução de microrganismos patogênicos presentes nas peças, que podem provocar doenças.

Observando por esse lado, é possível reduzir consideravelmente o risco de infecções hospitalares apenas por meio de um bom serviço prestado nesse setor. Isso sem mencionar o maior conforto para os pacientes e a segurança para os profissionais de saúde e acompanhantes.

Como você sabe, o ambiente hospitalar oferece diversos riscos, em especial aqueles provenientes de potenciais contaminações por materiais biológicos contaminados. Por isso, esse tende a ser um desafio constante na gestão de rouparia hospitalar.

Como fazer uma gestão de rouparia hospitalar eficiente?

Primeiramente, é importante definir que uma gestão de rouparia hospitalar eficiente é aquela que dá conta de fornecer todas as peças necessárias aos usuários de todos os leitos, sem interromper o fluxo de prestação dos serviços de saúde, nem colocar em risco os envolvidos (colaboradores, pacientes e acompanhantes).

A partir disso, é preciso pensar em maneiras estratégicas de otimizar todo o processo que a roupa percorre, considerando desde as técnicas de coleta para a não-contaminação até a sua devida arrumação e encaminhamento para a lavagem. Os funcionários devem receber treinamento e orientações específicas sobre como proceder nesses casos.

Por que contar com profissionais qualificados para o trabalho?

Você já percebeu a importância do trabalho de gestão de rouparia hospitalar, certo? Agora, chegou o momento de entender por que é tão relevante contar com profissionais qualificados para o trabalho. Acompanhe.

Observação das normas

É muito importante contar com uma normatização das ações de implantação, atualização e aprimoramento da rouparia hospitalar. Pensando nisso, contratar profissionais qualificados para o serviço torna as atividades mais seguras na estrutura da instituição. Afinal, os colaboradores são preparados exclusivamente para lidar com esse tipo de peças.

Detalhes do dia a dia

Como estão atentos às melhores práticas de rouparia, os profissionais devidamente qualificados para o serviço estão aptos a:

  • construir e seguir um cronograma simplificado de funcionamento;
  • adotar mecanismos de controle de roupas por marcação;
  • cumprir suas funções de acordo com a hierarquia estabelecida;
  • seguir a metodologia de trabalho de acordo com cada atividade;
  • utilizar os equipamentos e os mobiliários para otimizar o enxoval hospitalar.

Uso de tecnologia

Profissionais devidamente qualificados também podem usar a tecnologia a seu favor. Isso significa até mesmo a adoção de softwares ou aplicativos de gestão da demanda e do fluxo de utilização das peças. Um cronograma interativo e compartilhado entre os profissionais também pode ser de grande valor no dia a dia.

Como a terceirização pode ser uma boa alternativa?

terceirização de serviços é uma maneira estratégica de delegar determinadas responsabilidades a uma empresa especializada, que domine determinados serviços mais do que você. Existem inúmeras vantagens em optar por esse tipo de serviço, a começar pela qualificação das entregas.

Uma empresa terceirizada se responsabiliza por todas as etapas do fornecimento do serviço. Em outras palavras, isso significa que é ela quem recruta, seleciona e contrata os profissionais, se responsabilizando por toda e qualquer burocracia envolvida.

Da mesma forma, é dela o dever de treinar e qualificar as suas equipes. Assim os profissionais delegados a você já vêm devidamente capacitados para o trabalho. Assim, caberá a você apenas fazer a gestão do desempenho das suas entregas.

Os pagamentos também são realizados pela contratada. Isso significa que, no momento do contrato, você acordará um valor que será pago mensalmente à terceirizada, que se encarregará pessoalmente de repassar a devida remuneração às equipes.

Assim, como você pode prever, sobra mais tempo para que você dedique sua atenção e esforços a outros aspectos da gestão. Sabemos que a gestão da hotelaria hospitalar pode demandar muito e, por isso, nem sempre é possível prestar atenção a todos os detalhes, como o setor de rouparia. Sendo assim, você pode contratar uma empresa que cuide disso para você.

O que considerar ao escolher uma terceirizada para a gestão da rouparia hospitalar?

Com a ampla oferta de serviços terceirizados que encontramos no mercado hoje em dia, é muito importante ter cuidado antes de firmar uma parceria. No que diz respeito à gestão de rouparia hospitalar, isso se torna ainda mais importante, já que estão em risco a saúde e a segurança de todos os envolvidos, assim como da sociedade.

Existem normas que precisam ser seguidas quando o assunto é a higienização da rouparia hospitalar. A resolução RDC nº 6 do Ministério da Saúde é uma delas, já que aponta as boas práticas para o funcionamento das unidades que processam roupas de serviços de saúde.

Contudo, as empresas terceirizadas também precisam observar as Normas Regulamentadoras nº 15 e nº 16, que tratam das atividades perigosas ou insalubres para o trabalhador. Afinal, eles precisam ser remunerados de acordo com a função exercida e seus riscos em potencial.

Não podemos esquecer que no serviço terceirizado existe a corresponsabilidade da contratante em relação aos serviços prestados pela terceirizada, seus possíveis riscos ou consequências negativas.

Assim, é indispensável contratar uma empresa responsável, que atue com extremo profissionalismo para não ter problemas no futuro. A seguir, apontamos mais três aspectos que precisam ser considerados ao escolher uma terceirizada para esse setor.

Certificações e permissões

Quando você estiver pesquisando empresas terceirizadas de gestão de rouparia hospitalar, verifique as certificações que elas colecionam e confira se elas têm permissão para realizar esse tipo de atividade. Do contrário, estarão atuando fora da legislação, o que pode trazer problemas para você.

Veja se todas as documentações estão em dia também, se os colaboradores são registrados e se recebem todos os direitos previstos pela CLT, inclusive conforme apontam as NRs. Vale, ainda, verificar se existe algum tipo de processo na justiça para conferir se a empresa é de fato idônea.

Experiência no mercado

Conforme explicamos, existem muitos detalhes envolvidos na gestão de rouparia hospitalar, então, é preciso ter atenção com diferentes aspectos e seguir com rigor protocolos, técnicas e normas para garantir a segurança da atividade, dos trabalhadores e de quem vai utilizar as peças.

Portanto, antes de contratar uma terceirizada, verifique a experiência que ela tem no mercado. Veja se já atua no segmento há algum tempo, qual é a qualificação dos profissionais que vão compor a equipe e se já tem clientes atendidos nessa área.

Se possível, entre em contato com eles para se informar sobre os serviços prestados, se estão satisfeitos, se já tiveram ou não problemas. Assim, você consegue fazer uma contratação com muito mais segurança e certeza da sua decisão.

Técnicas sustentáveis

A gestão de rouparia hospitalar é uma atividade que também pode gerar impactos para o meio ambiente. Ela envolve a parte de higienização das peças, o que gera resíduos que precisam ser devidamente manipulados antes de serem encaminhados de volta para a natureza.

Sendo assim, é indispensável que a empresa terceirizada tenha atenção a esse aspecto e adote técnicas mais sustentáveis para a redução dos riscos e impactos ambientais, além de praticar um consumo consciente de recursos.

Aproveite para verificar quais são os produtos utilizados por essa empresa e se eles também são registrados. Confira se são indicados para uso nesse tipo de peça e se podem ser utilizados em um ambiente hospitalar, com segurança para as pessoas.

Estamos chegando ao fim deste conteúdo e, a essa altura, você já está por dentro das principais informações a respeito da gestão de rouparia hospitalar e como tornar esse serviço ainda mais eficiente e seguro.

Com a terceirização, você terá ainda mais vantagens. Entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos ajudar!

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