6 características que definem um bom gestor de manutenção

O gestor de manutenção tem muitas responsabilidades na empresa onde ele trabalha. Isso porque é o trabalho desse profissional que garante que os equipamentos, máquinas, instalações e estruturas estejam adequados para as tarefas realizadas ali, operando com segurança e eficiência.

Muitas decisões passam pelo gestor de manutenção, e também depende dele que as políticas e processos de manutenção sejam aplicados corretamente. Ainda, atende clientes, fornecedores e lidera toda a equipe de manutenção.

Por isso, esse profissional precisa reunir diferentes habilidades para desempenhar bem a sua função, mantendo o bom andamento das rotinas e da produção em empresas de diferentes segmentos. Neste artigo, apresentamos quais são essas competências indispensáveis. Confira!

Papel do gestor de manutenção

O gestor de manutenção nem sempre é lembrado quando as coisas estão funcionando corretamente. Porém, na primeira falha vem a cobrança. É por isso que ele precisa realizar o seu trabalho com muita competência, a fim de evitar ao máximo que os imprevistos aconteçam.

Cabe ao gestor de manutenção garantir que todas as estruturas, maquinários e equipamentos estejam funcionando perfeitamente, para que as operações aconteçam sem qualquer problema. É ele quem vai organizar, liderar e monitorar o processo de manutenção do início ao fim. Esse profissional:

  • define como a política de manutenção vai acontecer;
  • realiza consultorias técnicas;
  • prevê possíveis falhas e problemas;
  • identifica quando eles estão acontecendo;
  • apresenta e implementa novas soluções;
  • coordena os profissionais que realizam as tarefas de manutenção de um modo geral.

O foco do seu trabalho é garantir que as coisas sejam feitas com segurança, eficiência, em menos tempo e com menor custo. Assim, quando o gestor de manutenção toma boas decisões, a empresa consegue conquistar certificados de qualidade, assegurando que trabalha seguindo todas as normas exigidas.

Características do bom gestor de manutenção

Explicamos que o gestor de manutenção tem uma responsabilidade muito grande, pois, quando ele falha em suas funções, isso impacta diferentes setores da empresa. Muitas vezes, promove atrasos em sua produção e entregas, o que, por sua vez, traz prejuízos para a organização.

Sendo assim, esse profissional deve reunir várias características que garantem a boa execução das suas tarefas, com agilidade, eficiência e precisão. Veja a seguir quais são essas habilidades que precisa desenvolver.

1. Liderança

É importante entender que existe diferença entre ser chefe e ser líder. O líder é aquele profissional que está junto da sua equipe. Ele é um membro ativo dela, um motivador. Apresenta boas soluções, trabalha de forma justa, sabe ouvir e falar na hora certa. Ou seja, não se trata simplesmente de dar ordens.

Para ser um bom líder, o gestor precisa inspirar confiança, ser um modelo para sua equipe, demonstrar otimismo, motivação e empatia. É aquele que conhece os profissionais com quem trabalha e atua de modo que eles desenvolvam suas próprias habilidades, para desempenharem um papel cada vez melhor.

Assim, seu foco não é fazer com que o seu trabalho se destaque, mas possibilitar que toda a equipe evolua junta e, desse modo, o coletivo consiga um destaque pelo trabalho realizado, alcançando uma excelente produtividade e alta qualidade.

2. Gestão de tempo

Não podemos negar que o gestor de manutenção terá diversos desafios em seu dia a dia. Também será muito solicitado em diferentes frentes de trabalho; por isso, precisa ser uma pessoa organizada e que consegue gerenciar muito bem o seu tempo, para dar conta de tudo.

Essa é uma habilidade importante, ainda, para que ele consiga priorizar cada questão e dar atenção a diferentes situações no momento mais apropriado. Isso sem gastar muito do seu tempo com algo que pode ser solucionado rapidamente, ou com aquilo que poderia ser delegado para outra pessoa.

O gestor de manutenção que gerencia bem o seu tempo trabalha com diferentes técnicas de gerenciamento, aplica padronização de processos, desenvolve políticas e cronogramas. Desse modo, garante, por exemplo, que uma manutenção preventiva seja realizada no momento mais apropriado, demandando o menor tempo possível, a fim de não prejudicar a produtividade.

3. Conhecimento técnico

Um profissional que não tem conhecimentos técnicos a respeito de manutenção geral, de processos de produção, das normas exigidas para um determinado setor e outros detalhes não poderá desenvolver um trabalho à altura do esperado.

Portanto, o gestor de manutenção precisa ter um amplo conhecimento técnico para que possa desenvolver os processos da melhor maneira possível, de acordo com as características de cada setor sob sua responsabilidade.

Cada máquina opera de uma forma diferente, apresenta suas singularidades e requer atenção em determinados aspectos. Isso precisa ser de conhecimento do gestor, assim como a necessidade de intervenções mais específicas, como o PMOC. Afinal, é preciso atender a portarias, normas e regulamentações.

Além de estar a par de todos esses detalhes, o gestor de manutenção deve buscar aprimoramento constante. A tecnologia não para de evoluir, e novas determinações também surgem; portanto, ele precisa ser uma profissional adaptativo e polivalente.

4. Habilidades interpessoais

O gestor de manutenção vai trabalhar em contato direto com pessoas, e por isso precisa desenvolver habilidades que possibilitem um bom relacionamento com a equipe. O objetivo é gerar resultados positivos, como maior motivação do time, cumprimento de metas e prazos e maior qualidade das entregas.

Para isso, esse profissional precisa se comunicar de maneira objetiva e clara. É importante que esteja atento aos feedbacks deixados pelo seu time, que seja articulado e saiba como lidar com diferentes perfis de pessoas, buscando sempre o melhor clima organizacional e a boa interação entre seus colaboradores.

5. Visão sistêmica

Todo gestor precisa ter uma visão sistêmica para realizar um bom trabalho, e isso não é diferente com aquele responsável pelo setor de manutenção. Afinal, são diversos detalhes que estão envolvidos, como os colaboradores, recursos, o tempo, fornecedores, clientes e mesmo os seus próprios superiores.

Sendo assim, cada decisão tomada por esse profissional deve ser muito bem analisada, uma vez que ela vai impactar de uma forma global. Sem uma visão ampliada, o gestão de manutenção não consegue prever impactos negativos em médio e longo prazo, ou em outros aspectos envolvidos de forma indireta.

6. Resolução de problemas

Por fim, um bom gestor de manutenção é aquele profissional que tem uma alta capacidade de resolução de problemas. Aqui, sua visão sistêmica é fundamental porque vai ajudar a tomar as melhores decisões em cada situação adversa que se manifeste.

Em seu dia a dia de trabalho, diversos problemas podem acontecer, muitas vezes de maneira simultânea. Assim, ele precisa ter um pensamento crítico e uma visão analítica, para que o seu julgamento dessas situações seja racional e lógico, com decisões mais rápidas e vantajosas.

Não podemos esquecer que o gestor de manutenção precisa ser assessorado por um bom time. Sua equipe deve estar comprometida e alinhada com seus pensamentos. Desse modo, aquilo que foi planejado e programado por ele será muito bem realizado, levando ao sucesso e à excelência do trabalho desempenhado.

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