As habilidades para recepcionista dão uma boa ideia da importância dessa atividade, em especial para instituições de saúde. O público atendido, nesses casos, precisa de acolhimento e orientação, além da simples informação.
Para isso, os recepcionistas devem estar devidamente capacitados e preparados para as diferentes situações que podem surgir. Empatia e boa comunicação são indispensáveis, entre outras qualidades profissionais.
Quer saber mais? Continue a leitura e conheça as principais habilidades para recepcionista!
O que faz um recepcionista?
O recepcionista é o agente principal de uma recepção, isto é, a pessoa com a qual os visitantes que chegam em um determinado local têm o seu primeiro contato. Portanto, esse profissional tem a responsabilidade de deixar a primeira impressão que eles vão levar da empresa ou instituição.
No caso de um hospital, o recepcionista não recebe simplesmente indivíduos, mas pessoas que estão passando por algum evento de saúde, seja consigo mesmas ou com seus entes queridos. Apenas esse fator já requer maior capacidade de acolhimento no desempenho de suas funções para um atendimento humanizado.
Considere que do desempenho do recepcionista resulta um bom início da jornada do paciente. Assim, as principais atribuições desse profissional são, entre outras:
- receber os visitantes e ouvir suas demandas;
- orientar quanto aos procedimentos referentes ao atendimento médico;
- proporcionar uma experiência de acolhimento na relação e nos encaminhamentos;
- registrar os dados cadastrais do paciente e atualizar a situação daqueles já internados;
- buscar informações sobre pacientes internados para orientar visitantes ou familiares.
Quais as principais habilidades para um recepcionista de hospital?
Para conduzir seu trabalho executando as atribuições que lhe são pertinentes, o recepcionista deve ser bem capacitado, orientado e treinado para esse fim. No entanto, algumas características pessoais devem estar naturalmente presentes para realizar suas funções com a maestria requerida, considerando o público com o qual esse profissional vai lidar.
Nesse sentido, algumas habilidades precisam ser consideradas. Conheça as principais:
- capacidade de desenvolver empatia com seus interlocutores;
- proatividade para a solução de dúvidas e encaminhamentos;
- autonomia para tomar decisões que visem esclarecer, informar e atender às expectativas;
- boa comunicação com pessoas de diferentes perfis;
- organização na condução e gestão de suas tarefas;
- boa vontade e paciência no trato com pessoas;
- capacidade de administrar conflitos;
- destreza na utilização de recursos tecnológicos (plataforma, equipamento de comunicação).
Quais os benefícios de terceirizar a recepção?
“Linha de frente”, “cartão de visita” e “a cara da empresa” são expressões comumente utilizadas para caracterizar a importância do trabalho da recepção. Em especial, em uma instituição que recebe pessoas fragilizadas, que já demandam por uma atenção diferenciada. Essa realidade permanece em todo o desempenho da hotelaria hospitalar.
Por essa razão, o trabalho de recepcionistas é melhor realizado por profissionais especializados nessa tarefa. Os benefícios de terceirizar a recepção valem a pena. Veja a seguir os principais:
- certeza de bom desempenho em um setor sensível;
- maior satisfação dos usuários com o acolhimento recebido;
- melhoria na imagem da organização;
- profissionais capacitados e treinados para a atividade;
- maior disponibilidade de tempo para o gestor se dedicar a outras tarefas estratégicas;
- redução nos custos de manutenção do quadro;
- substituição imediata em qualquer contingência.
Como você pôde ver, as habilidades para recepcionista de um hospital demonstram a importância de seu desempenho para o resultado e a imagem da instituição já no primeiro contato do usuário. Desse modo, é preciso contar com profissionais à altura da função. Por essa razão, a melhor opção é a terceirização para empresa especializada: os benefícios colhidos são significativos.
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