O que é Hotelaria hospitalar e qual sua importância? Confira!

Infelizmente, as más experiências com os ambientes hospitalares são mais recorrentes do que gostaríamos. Basicamente, todos nós temos algum histórico de negligência no atendimento, como por médicos, enfermeiros ou pelo recepcionista do hospital. É justamente por causa desse tipo de problema que a hotelaria hospitalar se faz importante para a humanização do atendimento.

Se não sabe muito bem sobre o que estamos falando, ou mesmo desconhece a importância da hotelaria hospitalar, este post é para você. Vamos esclarecer as principais questões sobre o assunto e explicar por que esse serviço é tão relevante no mercado da saúde. Vem com a gente?

O que é hotelaria hospitalar?

Antes de tudo, vamos entender o que é hotelaria hospitalar. Trata-se de um conjunto de serviços que contribuem para os cuidados de pacientes que estão nos hospitais. Seu objetivo é aumentar tanto o bem-estar quanto a segurança do enfermo.

Para isso, as atividades de hotelaria hospitalar são pensadas como forma de complementar as responsabilidades dos demais profissionais de saúde, como enfermeiro e médicos. Desse modo, é uma atividade de apoio não só para quem está recebendo o cuidado, mas para os profissionais envolvidos e para os parentes dos enfermos.

Entre os serviços inclusos na hotelaria hospitalar, estão:

  • serviços de cozinha e restaurante com acompanhamento nutricional dos cardápios;
  • serviço de quarto;
  • serviços de higienização de ambientes e lavanderia;
  • equipe de segurança patrimonial;
  • organização dos ambientes, com decoração, acessibilidade e ordem;
  • atividades de entretenimento e lazer;
  • recepção com serviços de manobrista e telefonia.

Qual é a importância da hotelaria hospitalar?

Os serviços prestados na hotelaria hospitalar são considerados essenciais para a garantia de um bom atendimento para os pacientes. Assim, eles contam com uma abordagem humanizada, que contribui para uma estadia confortável e para uma rápida recuperação.

Isso também acaba afetando a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de saúde, o que, em geral, se torna um diferencial para instituições como hospitais, clínicas e, até mesmo, prontos-socorros. Quanto maior o investimento na qualidade da hotelaria, mais fácil se torna a internação dos enfermos.

Além disso, podemos ressaltar a importância do serviço de hotelaria hospitalar no papel de minimizar o mal-estar daqueles que já estão lidando com situações delicadas, que são os enfermos e seus acompanhantes. Assim, a hotelaria acaba sendo uma forma de humanizar o atendimento e facilitar esse período.

Isso porque os ambientes hospitalares são comumente associados a espaços frios, centrados nos procedimentos médicos e com pouca atenção aos aspectos humanos. Assim, a hotelaria fica, justamente, com a missão de reverter essa experiência.

Como garantir a qualidade do serviço da hotelaria hospitalar?

Ter um serviço de hotelaria hospitalar de qualidade pode exigir alguns esforços. A seguir, você poderá conferir os principais deles.

Adaptar a estrutura

O primeiro passo para uma boa hotelaria é adequar a sua estrutura para receber esse tipo de serviço de apoio. Isso diz respeito a aspectos físicos e humanos. Então, para que você conquiste a satisfação dos pacientes, será preciso realizar algumas obras e treinar ou contratar algumas pessoas para tudo rodar da melhor maneira.

Se o seu hospital já não contava com os serviços oferecidos por uma hotelaria, é preciso pensar em uma estrutura básica para fornecer leitos, mobílias e equipamentos de qualidade, além de:

  • lavanderia;
  • rouparia;
  • seções de higiene;
  • equipe de camareiras;
  • gerenciamento de resíduos;
  • serviços de nutrição e dietética;
  • lanchonete e restaurante;
  • áreas de lazer;
  • recursos de segurança;
  • decoração e paisagismo.

São esses aspectos que transformam um local frio e impessoal em um ambiente acolhedor e mais prazeroso.

Melhorar a gestão

A gestão também precisará passar por alguns ajustes. Como você viu, algumas equipes especializadas precisarão ser incorporadas ao quadro de funcionários. Nesse cenário, você tem duas opções: contratar internamente essas pessoas e cuidar de todas as responsabilidades, incluindo a ambientação e os treinamentos, ou terceirizar o serviço.

A terceirização acaba sendo a melhor opção, especialmente, para os serviços de higienização e camareiras, mas também pode ser estendida para as cozinhas e restaurantes, por exemplo. Isso facilita a sua gestão e permite que você se concentre em outros aspectos do negócio, como as decisões mais estratégicas.

Além disso, é importante que as equipes contratadas internamente, como as de atendimento em hotelaria hospitalar, sejam devidamente capacitadas para esse fim. É assim que você evitará despesas desnecessárias e desperdícios, qualificará a abordagem ao paciente e tornará o time mais engajado e eficiente.

Na maioria dos casos, a melhor solução é contratar profissionais que já trabalham com pacientes e com o ambiente hospitalar. Assim, será mais fácil apenas oferecer uma instrução de nível técnico ou profissional e humanizar a abordagem.

Determinar orçamentos

Para que todas as mudanças necessárias sejam instituídas, é muito importante definir um orçamento. Com isso, você saberá quanto pode ser investido em cada período para o aperfeiçoamento dos serviços e da infraestrutura.

Esse é um passo importante para estabelecer um planejamento, especialmente, se você está em fase de implementação desse serviço. Muitas vezes, um hospital que já conta com alguma estrutura só demanda adaptações, que podem ser feitas aos poucos.

Qual a importância de uma gestão de hotelaria hospitalar eficiente?

Investir na qualidade dessa gestão é uma maneira de otimizar custos, aproveitar melhor os recursos à disposição da hotelaria hospitalar, fornecer serviços de melhor qualidade e realmente proporcionar uma experiência transformadora para pessoas que estão em um estado tão vulnerável. Isso qualifica a marca do hospital como um todo.

Nos serviços de saúde, conseguir oferecer essa diferenciação é também uma questão de credibilidade. Ter um espaço higienizado, limpo, desinfetado e organizado, por exemplo, faz toda a diferença na experiência do paciente. Além disso, tem a questão do atendimento humanizado, que você já conferiu.

Quais são os serviços que podem ser disponibilizados?

Quer entender melhor sobre alguns dos serviços que podem ser disponibilizados pela hotelaria hospitalar? Então, veja só!

Limpeza

A limpeza é todo o conjunto de serviços que visa à remoção de sujeiras dos ambientes, tal como a poeira, ciscos, farelos, cabelos etc. Ela é importante para manter os ambientes com aspecto mais organizado e agradável, e precisa ser feita com cuidado em todos os espaços hospitalares.

Higiene

A higienização, por sua vez, é uma limpeza seguida da remoção de microrganismos dos locais. Em outras palavras, é um serviço de desinfecção, que visa a aumentar a segurança dos pacientes e dos visitantes que transitam pelo hospital. É crucial para evitar a proliferação de doenças.

Segurança

Os serviços de segurança são ideais para manter o perímetro do hospital protegido contra quaisquer ataques que possam oferecer risco aos seus ocupantes. Então, esse é um trabalho feito por vigilantes, guardas e afins.

Manutenção

A manutenção é o serviço de revisão e reparação de equipamentos e estrutura predial. Ela também é fundamental para que tudo continue funcionando adequadamente nas instalações do hospital e para evitar riscos, como incêndio, falta de equipamentos funcionando, vazamentos e afins.

Qual a relação entre a hotelaria hospitalar e a higienização?

A higienização e limpeza dos ambientes hospitalares é uma parte crucial da prestação de serviços de saúde. Nesse caso, elas podem ajudar a fornecer mais segurança aos pacientes, especialmente, no que diz respeito ao controle de infecções.

Para isso, o hospital precisa fornecer uma infraestrutura completa, desde o planejamento das atividades até a supervisão, a capacitação das equipes, a contratação de pessoas e a disponibilização de materiais, por exemplo. Só assim as equipes podem se concentrar em manter a higienização e a desinfecção desses ambientes.

Isso é feito por meio da higienização concorrente e da higienização terminal. A primeira é aquela que visa minimizar os riscos de infecção de um paciente para outro. Ela deve ser feita pelo menos duas vezes por dia, mas pode ser repetida com mais frequência se houver necessidade. Suas atividades incluem higienização de:

  • cabeceira, mesas de refeição e demais objetos;
  • mesas;
  • suporte usado para colocar o soro;
  • móveis;
  • colchão e travesseiros;
  • painéis, escadas, grades e corrimãos;
  • pisos.

A higienização terminal, por sua vez, é um tipo de higienização mais profunda, realizada toda vez que o paciente tem alta, é transferido, fica por muito tempo internado ou vem a óbito. Nesses casos, o objetivo é reduzir ao máximo a presença de microrganismos que possam estar no local e infectar outras pessoas.

Essa higienização também é feita em salas cirúrgicas e áreas críticas e semicríticas. Nela, absolutamente todos os móveis, equipamentos e objetos são higienizados. Isso inclui as macas, as cadeiras de rodas, as portas, as luminárias e até o teto e as janelas. Os materiais da cama também devem ser substituídos.

Como bons fornecedores podem contribuir para uma boa hotelaria hospitalar?

Escolher corretamente os seus fornecedores pode fazer total diferença na qualidade dos serviços prestados. Por isso, ao terceirizar a hotelaria hospitalar, é importante buscar por empresas que já sejam referência nesse mercado e que tenham experiência no assunto.

Isso vai garantir o maior comprometimento com a segurança dos pacientes, além de uma abordagem mais acolhedora e carinhosa com as pessoas. Além disso, profissionais experientes e bem preparados dominam melhor as técnicas de limpeza e higienização, conhecem os melhores produtos e materiais para o trabalho e já têm prática nisso.

Quais são os cuidados necessários para tornar a hotelaria hospitalar mais eficiente?

Para que a hotelaria hospitalar seja realmente eficiente, é preciso tomar todo cuidado ao contratar a equipe ou empresa que prestará esses serviços. Por isso, o contrato é principal instrumento de embasamento dessa relação de parceria e deve explicitar tudo o que o hospital espera dos profissionais.

Além disso, é fundamental criar alguns indicadores de qualidade para mensurar o desempenho do trabalho, tais como:

  • níveis de higienização de acordo com cada ambiente hospitalar;
  • uso de equipamentos de proteção individual;
  • manutenção dos equipamentos médicos;
  • disponibilidade de itens nos quartos de enfermaria.

Como a Verzani & Sandrini pode ajudar com isso?

A Verzani & Sandrini oferece serviços especializados de higienização hospitalar, sem abrir mão da humanização no trato com as pessoas e a responsabilidade na execução das atividades. É assim que você pode incorporar equipes qualificadas ao seu conjunto de soluções, garantindo total alinhamento com a sua estratégia.

Você também conta com vantagens importantes, como praticidade, maior qualidade e economia de tempo. Não é necessário se preocupar em contratar, desligar ou mesmo capacitar os terceirizados, pois nós fazemos isso por você!

Assim, você pode dedicar a sua atenção exclusivamente para a gestão e o desempenho da sua atividade principal: a hotelaria hospitalar.

Sobre a Verzani & Sandrini

A Verzani & Sandrini tem mais de 54 anos de mercado e se tornou uma referência nacional na prestação de serviços de higienização, portaria e segurança. Temos orgulho do nosso comprometimento com a excelência e qualidade.

Nossos serviços estão em 158 shoppings, 84 estabelecimentos de saúde, 387 indústrias, 26 aeroportos, 50 instituições de ensino, 61 instituições financeiras, 461 condomínios, 73 empresas de transporte e logística e 265 negócios do varejo.

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