O que é Hotelaria hospitalar e qual sua importância? Confira!

Infelizmente, as más experiências com os ambientes hospitalares são mais recorrentes do que gostaríamos. Basicamente, todos nós temos algum histórico de negligência no atendimento, como por médicos, enfermeiros ou pelo recepcionista do hospital. É justamente em função desse tipo de problema que a hotelaria hospitalar se faz importante para a humanização desse tipo de atendimento.

Se você não sabe muito bem sobre o que estamos falando ou mesmo desconhece a importância da hotelaria hospitalar, saiba que este post é para você. Vamos elucidar as principais questões sobre o assunto e explicar por que esse serviço é tão relevante no mercado da saúde. Vem com a gente?

O que é hotelaria hospitalar?

Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é hotelaria hospitalar. Trata-se de um conjunto de serviços que contribuem para os cuidados de pacientes que estão nos hospitais. Seu objetivo é aumentar tanto o bem-estar quanto a segurança do enfermo.

Para isso, as atividades de hotelaria hospitalar são pensadas como forma de complementar as responsabilidades dos demais profissionais de saúde, como enfermeiro e médicos. Desse modo, é uma atividade de apoio não só para quem está recebendo o cuidado, mas para os profissionais envolvidos e para os parentes dos enfermos.

Entre os serviços inclusos na hotelaria hospitalar estão:

  • serviços de cozinha e restaurante com acompanhamento nutricional dos cardápios;
  • serviço de quarto;
  • serviços de higienização de ambientes e lavanderia;
  • equipe de segurança patrimonial;
  • organização dos ambientes, com decoração, acessibilidade e ordem;
  • atividades de entretenimento e lazer;
  • recepção com serviços de manobrista e telefonia.

Qual é a importância da hotelaria hospitalar?

Os serviços prestados na hotelaria hospitalar são considerados essenciais para a garantia de um bom atendimento para os pacientes. Assim, eles contam com uma abordagem humanizada, que contribui para uma estadia confortável e para uma rápida recuperação.

Isso também acaba afetando a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de saúde, o que, em geral, acaba se tornando um diferencial para instituições como hospitais, clínicas e até mesmo prontos-socorros. Quanto maior o investimento na qualidade da hotelaria, mais fácil se torna a internação dos enfermos.

Além disso, podemos ressaltar a importância do serviço de hotelaria hospitalar no papel de minimizar o mal-estar daqueles que já estão lidando com situações delicadas, que são os enfermos e seus acompanhantes. Assim, a hotelaria acaba sendo uma forma de humanizar o atendimento e facilitar esse período.

Isso porque os ambientes hospitalares são comumente associados a espaços frios, centrados nos procedimentos médicos e com pouca atenção aos aspectos humanos. Assim, a hotelaria fica justamente com a missão de reverter essa experiência.

Como garantir a qualidade do serviço da hotelaria hospitalar?

Ter um serviço de hotelaria hospitalar de qualidade pode exigir alguns esforços. A seguir, você poderá conferir os principais deles.

Adaptar a estrutura

O primeiro passo para uma boa hotelaria é adequar a sua estrutura para receber esse tipo de serviço de apoio. Isso diz respeito a aspectos físicos e humanos. Então, para que você conquiste a satisfação dos pacientes, será preciso realizar algumas obras e treinar ou contratar algumas pessoas para tudo rodar da melhor maneira.

Se o seu hospital já não contava com os serviços oferecidos por uma hotelaria, é preciso pensar em uma estrutura básica para fornecer leitos, mobílias e equipamentos de qualidade, além de:

  • lavanderia;
  • rouparia;
  • seções de higiene;
  • equipe de camareiras;
  • gerenciamento de resíduos;
  • serviços de nutrição e dietética;
  • lanchonete e restaurante;
  • áreas de lazer;
  • recursos de segurança;
  • decoração e paisagismo.

São esses aspectos que transformam um local frio e impessoal em um ambiente acolhedor e mais prazeroso.

Melhorar a gestão

A gestão também precisará passar por alguns ajustes. Como você viu, algumas equipes especializadas precisarão ser incorporadas ao quadro de funcionários. Nesse cenário, você tem duas opções: contratar internamente essas pessoas e cuidar de todas as responsabilidades, incluindo a ambientação e os treinamentos, ou terceirizar o serviço.

A terceirização acaba sendo a melhor opção, especialmente para os serviços de higienização e camareiras, mas também pode ser estendido para as cozinhas e restaurantes, por exemplo. Isso facilita a sua gestão e permite que você se concentre em outros aspectos do negócio, como as decisões mais estratégicas.

Além disso, é importante que as equipes contratadas internamente, como as de atendimento em hotelaria hospitalar, sejam devidamente capacitadas para esse fim. É assim que você evitará despesas desnecessárias e desperdícios, qualificará a abordagem ao paciente e tornará o time mais engajado e eficiente.

Na maioria dos casos, a melhor solução é contratar profissionais que já trabalham com pacientes e com o ambiente hospitalar. Assim, será mais fácil apenas oferecer uma instrução de nível técnico ou profissional e humanizar a abordagem.

Determinar orçamentos

Para que todas as mudanças necessárias sejam instituídas, é muito importante definir um orçamento. É assim que você saberá quanto pode ser investido em cada período para o aperfeiçoamento dos serviços e da infraestrutura.

Esse é um passo importante para estabelecer um planejamento, especialmente se você está em fase de implementação desse serviço. Muitas vezes, um hospital que já conta com alguma estrutura só demanda adaptações, que podem ser feitas aos poucos.

Como a Verzani & Sandrini pode ajudar com isso?

A Verzani & Sandrini oferece serviços especializados de higienização hospitalar, sem abrir mão da humanização no trato com as pessoas e a responsabilidade na execução das atividades. É assim que você pode incorporar equipes qualificadas ao seu conjunto de soluções, garantindo total alinhamento com a sua estratégia.

Você também conta com vantagens importantes, como praticidade, maior qualidade e economia de tempo. Não é necessário se preocupar em contratar, desligar ou mesmo capacitar os terceirizados, pois nós fazemos isso por você!

Assim, você pode dedicar a sua atenção exclusivamente para a gestão e o desempenho da sua atividade principal: a hotelaria hospitalar.

Sobre a Verzani & Sandrini

A Verzani & Sandrini possui mais de 54 anos de mercado e tornou-se uma referência nacional na prestação de serviços de higienização, portaria, segurança e estacionamento. Temos orgulho do nosso comprometimento com a excelência, qualidade que se reflete no fato de 70% de nossos contratos durarem mais de uma década.

Oferecemos também serviços de tecnologia remota, como monitoramento de alarmes, câmeras e rastreamento de veículos.

Quer saber mais sobre as nossas soluções que podem qualificar o seu serviço de hotelaria hospitalar? Então, acompanhe os nossos conteúdos! Curta a nossa página no Facebook!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese