O básico para entender a IIOT: Industrial Internet of Things

Sabemos que a tecnologia é uma realidade inevitável ao futuro industrial — na verdade, sempre foi. Hoje, aproveitamos o momento para falar um pouco mais sobre esse tema, destacando uma tendência importante da tão falada Indústria 4.0. Afinal, você sabe o que é IIoT? Caso não, sem problemas.

O objetivo deste post é apresentar esse conceito à sua atenção, demonstrando como essas soluções podem aprimorar a capacidade produtiva, logística e operacional da sua empresa. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é IIoT?

Uma boa forma de entender um conceito é começando pelo seu nome. Assim, IIoT é a sigla que abrevia uma expressão inglesa: Industrial Internet of Things. Em tradução livre, é algo como a Internet Industrial das Coisas.

Inicialmente, para quem não está familiarizado com esse conceito da Indústria 4.0, a ideia pode parecer um pouco estranha. No entanto, trata-se de uma tendência importante para a indústria, implementada por meio de uma série de dispositivos, sensores e ferramentas conectadas entre si.

Teoricamente, o IIoT é uma variação que se originou a partir da IoT (Internet of Things). A grosso modo, a internet das coisas é um conceito tecnológico que sugere como a implementação de conectividade e inteligência a dispositivos cotidianos pode implementar a produtividade das nossas rotinas.

Em um exemplo caricato, podemos olhar para as casas inteligentes, que já são repletas de soluções IoT, com cortinas, lâmpadas, geladeiras, janelas, travas e afins, todas conectadas a uma mesma central, permitindo o controle remoto desses dispositivos por meio de um smartphone.

Nesse sentido, quando se pensaríamos que uma persiana poderia ser inteligente, fechando e abrindo automaticamente conforme a hora do dia? Pois bem, essa é uma noção simplificada do poder da IoT aplicada nos elementos do nosso cotidiano.

com o IIoT, a ideia é sutilmente diferente. Basicamente, aqui trocam-se os dispositivos protagonistas dessa conectividade. Assim, em vez de eletrodomésticos, estamos falando da automação, aprimoramento de inteligência e interação em grandes cadeias logísticas e industriais, combinando uma rede de sensores, pallets, esteiras, máquinas, checkpoints, painéis e muito mais.

Esse conceito faz parte da Indústria 4.0?

Sim. Para quem está de fora, esse é um tema importante para manter na memória, principalmente se você atua no ambiente industrial. Basicamente, Indústria 4.0 é o nome dado ao conceito da possível próxima revolução industrial.

Historicamente, existiram algumas grandes revoluções, que marcaram pontos pivotais em termos de aumento de produtividade e eficiência energética. A primeira é conhecida como Steam Revolution — a revolução do vapor — catalisada pelo uso de carvão mineral como principal fonte energética.

Já a segunda foi ainda mais impactante. Em termos de energia, destacamos o uso do petróleo e da energia elétrica como bases energéticas. Além disso, a logística também teve grandes ganhos, com inovações promovidas pela indústria automobilística que transformou para sempre as linhas de produção.

Por fim, temos a terceira, emblemática pelos avanços em robótica, biotecnologia, engenharia de materiais e química. Além disso, também destacamos a implementação, mesmo que inicial, das primeiras soluções de informática, com a popularização dos softwares aplicados.

É nesse contexto que muito se fala e espera em relação à quarta revolução industrial. Dessa vez, as tecnologias protagonistas serão o manuseio e interpretação de grande volume de dados (Big Data), a inteligência artificial, o aprendizado de máquina e a internet das coisas.

Qual a diferença de IIoT e IoT?

Teoricamente, um conceito deu origem ao outro. A IoT já existia como conceito de computação, sugerindo um futuro em que todos os dispositivos à nossa volta carregassem algum grau de inteligência e conectividade, de modo a tornar nossas rotinas mais rápidas e intuitivas.

Já a IIoT é uma ramificação do conceito original, com foco específico à indústria. Enquanto a IoT explica a automação de ambientes, dispositivos vestíveis e até mesmo segurança patrimonial, a IIoT se dedica a superar desafios industriais, logísticos e operacionais, com automação, conectividade e tecnologia.

Quais as aplicações do IIoT na indústria?

Da forma como percebemos, existem cinco aplicações fundamentais para a IIoT nos dias atuais: a automação de processos, a redução de riscos, o aumento do intervalo das manutenções, o ganho em produtividade e a implementação do monitoramento em tempo real. Confira!

Automação de processos

Enquanto conceito, a automação é a prática de eliminar a necessidade de intervenção e/ou supervisão humana nos processos industriais. Com uma malha de dispositivos e softwares conectáveis, a IIoT consegue automatizar boa parte das rotinas e etapas operacionais em uma cadeia de produção.

Redução de riscos

Já a redução de riscos acontece por conta de duas frentes. A primeira é inerente à redução de colaboradores na fase produtiva. Aqui, quanto menor a intervenção humana, menor a probabilidade de erros, inconsistências e acidentes. Já o segundo fator é a simples economia produtiva. Com uma produção cada vez mais automatizada, a gestão observa menores taxas de perda, desperdício e ociosidade.

Manutenções em intervalos maiores

Uma das melhores aplicações da IIoT é ser uma ferramenta que viabiliza a manutenção preditiva, que supervisiona os parâmetros de desempenho e desgaste das máquinas em tempo real. Com um diagnóstico tão preciso e consistente, a necessidade por manutenções corretivas é reduzida drasticamente.

Produtividade

Tanto a IIoT como as demais tendências da Indústria 4.0 — Lean Manufacturing, Big Data, AI e ML — acabam servindo a um mesmo objetivo. Aqui, falamos de ampliar a produtividade, reduzir os custos, aumentar o potencial de supervisão e fundamentar decisões cada vez mais estratégicas do ponto de vista gerencial.

Monitoramento

Nesse caso, citamos o monitoramento da forma mais ampla possível, considerando todas as aplicações. Na indústria, o IIoT pode existir tanto no rastreio de ociosidade dos colaboradores via dispositivos vestíveis quanto no monitoramento em tempo real da curva de desgaste das máquinas.

Como vimos, a Indústria 4.0 está chegando repleta de soluções informacionais, preditivas, automatizadoras, estatísticas e de tecnologia na segurança — tudo para incrementar a inteligência logística, operacional e financeira aos resultados das empresas.

Agora que você tem uma boa noção sobre IIoT, aproveite e continue aprendendo sobre temas fundamentais ao seu desenvolvimento na indústria.

Para isso, basta seguir as nossas redes sociais. Você pode nos encontrar no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese