Entenda qual a importância da iluminação na proteção de um patrimônio

A iluminação na proteção de um patrimônio ocupa lugar de destaque entre as boas práticas de segurança e atua em complementação a elas, constituindo o sistema de segurança adotado. Além disso, deve ser abordada como iniciativa estratégica, uma vez que pode bloquear a eficiência de outras iniciativas se não for adequada.

Nesse sentido, é necessário um planejamento para sua instalação, o que se obtém a partir de um diagnóstico do perímetro a ser protegido. Aqui, considere também a possibilidade de utilizar tecnologia, o que aprimora ainda mais os resultados e permite novas abordagens.

Continue a leitura e entenda qual a importância da iluminação na proteção de um patrimônio.

Importância da iluminação na proteção do patrimônio

Antigamente, dizia-se que o malfeitor procura as trevas. Em outras palavras e voltando para o nosso tema: quem está com más intenções procura os locais com deficiência em iluminação para poder passar despercebido e cometer delitos e crimes. Não é por acaso que o horário noturno e as madrugadas são os mais escolhidos.

Áreas mais escuras, sem adequada iluminação em um determinado perímetro, tornam-se potencialmente vulneráveis, especialmente nas horas após o escurecer. Trata-se de chamarizes atraindo para uma invasão, um arrombamento e o furto por pessoas que só esperam pelo momento mais adequado para agir.

Ao implementar um sistema eficaz de iluminação, estrategicamente pensado para o local determinado, essas situações de risco se diluem porque sua possibilidade é considerada. Portanto, quando pensar em segurança patrimonial, assegure-se que a boa iluminação estará garantida.

Ao mesmo tempo, os demais instrumentos de um sistema de segurança dependem da iluminação adequada para que sejam eficientes em suas funções, sobretudo se forem acionados. Portanto, toda a segurança se inter-relaciona, mas tem a iluminação nos horários noturnos como pressuposto para um bom funcionamento.

Assim, a adoção de boas práticas para a proteção do patrimônio tem na iluminação estratégica um importante elemento de segurança que não pode ser desconsiderado. Sendo assim, sua implementação é iniciativa que deve ser planejada e conduzida segundo cuidados que veremos a seguir. Acompanhe!

Implementação de pontos iluminados

Para implementação de pontos iluminados que atendam a uma estratégia de segurança adequada para o local, algumas medidas e cuidados podem ser de grande ajuda. Nesse contexto, dizem respeito desde o planejamento inicial até sua integração com os demais componentes do sistema. Confira dicas importantes para esse fim.

Identifique as áreas mais vulneráveis

A primeira medida a ser tomada para implementar a iluminação de segurança é a identificação das áreas mais vulneráveis no perímetro. Para isso, uma vistoria durante o dia e outra à noite vão indicar com mais precisão esses locais e os melhores posicionamentos da fonte de luz.

Nessa hora, o tipo de iluminação que será empregado para cada ponto também deve ser definido: lâmpadas simples, em luminárias ou postes e refletores, entre outros. A área a ser iluminada e as condições locais definirão a melhor escolha.

Atente-se aos pontos de entrada e saída

Na definição de áreas estratégicas, priorize os pontos de acesso (entrada e saída), pois, invariavelmente, são de passagem obrigatória e precisam estar bem iluminados. Ainda, considere sempre que a iluminação é componente complementar de um sistema de segurança patrimonial e deve facilitar a ação dos demais.

Assim, em especial nesses pontos, pode-se pensar, por exemplo, em sincronização com sensores do sistema. Dessa forma, com vistas à utilização de refletores mais potentes, dá-se o acionamento no caso da identificação de presenças não previstas.

Conte com iluminação permanente intermitente

Uma forma de “dar vida” ao local é a utilização de um sistema de luzes que permanece ligado, mas com programação para intermitência entre acender e apagar determinadas lâmpadas. A ideia é simular a presença ativa de pessoas se deslocando de uma área para outra, com vistas a inibir pessoas mal-intencionadas.

Nesse sentido, novas tecnologias permitem acionamentos à distância, por meio de aplicativo instalado em smartphone. A reprogramação também é possível por essa mesma via, assim como o desligamento do sistema. Tudo isso facilita o controle e o acompanhamento da situação.

Disponha de luzes de emergência

Quando fizer o levantamento inicial para identificação das áreas com demanda de iluminação, selecione os pontos mais sensíveis que precisarão continuar iluminados na ocorrência de queda de energia. Esses pontos serão mantidos por um sistema de luzes de emergência que deve ser dimensionado e instalado.

Além disso, considere o tempo útil das baterias do sistema para planejar os pontos a serem iluminados e as medidas necessárias se houver a ocorrência. Por vezes, a queda de energia é intencional, provocada pelo corte do abastecimento por ação de delinquentes.

Capacite os funcionários

As áreas mais sensíveis da propriedade devem ser focadas como prioritárias para os funcionários quanto à segurança. Assim, a iluminação e os demais componentes do perímetro devem ser objeto de capacitação desses funcionários para que identifiquem irregularidades nas áreas ou possíveis falhas no sistema.

Ao mesmo tempo, deve ser traçado um plano com procedimentos para o caso de ocorrências, por exemplo, a invasão do perímetro, disparo de alarme ou outra qualquer. Ademais, a equipe precisa saber o que fazer se houver acionamentos ou falhas.

Conheça a solução Verzani & Sandrini

Para garantir as melhores respostas às demandas de iluminação de condomínios e demais propriedades, a Verzani & Sandrini disponibiliza sua solução de iluminação aplicada à segurança patrimonial. Para tanto, uma equipe de especialistas vistoria o local e avalia os recursos mais adequados.

Assim, podem ser indicados recursos como luminárias estacionárias, holofotes móveis e iluminação de emergência para que o funcionamento do sistema de segurança seja mais eficiente e ininterrupto noite e dia. Ademais, qualquer outra demanda em segurança encontra na experiência e especialização da Verzani & Sandrini a resposta que você precisa.

Como você pode ver, a iluminação na proteção de um patrimônio é medida estratégica e compõe as boas práticas de segurança patrimonial. Ainda, sua implementação em um perímetro deve ser precedida de avaliação da realidade local e definição das medidas a serem adotadas e equipamentos a serem instalados.

O conteúdo foi útil? Então, siga as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades em segurança e vigilância. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese