Descubra por que a inovação em segurança do trabalho deve ser prioridade

O avanço tecnológico está revolucionando as atividades profissionais com recursos modernos que contribuem para elevar a eficiência e o desempenho. Exemplo disso, é a inovação em segurança do trabalho, que aprimorou as atividades preventivas garantindo benefícios importantes.

Trata-se de recursos e metodologias intuitivas que auxiliam os gestores a manterem os ambientes seguros e saudáveis, reduzindo os riscos e acidentes – para isso, a tecnologia é uma aliada e ajuda a promover a saúde ocupacional, preservando o bem-estar dos colaboradores.

Se você deseja saber quais as novas tecnologias mais importantes para a segurança ocupacional, veio ao lugar certo! Continue a leitura deste post e confira quais as principais tendências e inovação em segurança do trabalho, para ter ambientes de trabalho seguros e saudáveis!

Por que priorizar a inovação em segurança do trabalho?

Ter ambientes de trabalho seguros é imprescindível para qualquer empresa, independentemente do setor e atividade que desenvolve. É um fator que influencia diretamente na produtividade, engajamento, clima organizacional e qualidade de vida dos trabalhadores.

Para isso, a melhor alternativa é a conscientização das equipes e as medidas preventivas para evitar acidentes e doenças ocupacionais – um trabalho que deve ser desenvolvido diariamente, por meio de inspeções, utilização de sistemas de proteção individual, coletiva e ações educacionais.

Nesse contexto, priorizar a inovação em segurança do trabalho é fundamental para facilitar as medidas e elevar a eficiência do setor. O resultado é uma equipe que trabalha alinhada, com as devidas medidas de proteção e facilidade para se antecipar aos riscos e eliminá-los, evitando acidentes.

Qual a responsabilidade das empresas em relação à segurança?

De acordo com as Normas Regulamentadoras, a responsabilidade pela prevenção de acidentes é atribuída ao empregador, ou seja, a empresa. Sendo assim, a empresa deve oferecer ambientes de trabalho seguros e investir em medidas para preservar a integridade dos funcionários.

Isso significa, que existem diversas obrigações que a empresa deve cumprir, por exemplo:

  • adquirir o EPI – Equipamento de Proteção individual adequado a cada atividade;
  • exigir o uso dos EPIs para todos os colaboradores;
  • fornecer ao trabalhador equipamentos com o Certificado de Aprovação;
  • treinar sobre o uso adequado do EPI;
  • oferecer local para o armazenamento correto do EPI;
  • substituir imediatamente o EPI, quando danificado ou extraviado;
  • responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;
  • disponibilizar os EPC – Equipamentos de Proteção Coletiva;
  • prestar apoio em caso de acidentes;
  • adotar medidas preventivas e de conscientização.

Diante disso, toda empresa deve investir em medidas para a prevenção de acidentes e contar com recursos tecnológicos é uma grande vantagem. Além de contribuir com a segurança de forma eficiente, facilita o trabalho da equipe, que passa a se concentrar em antecipar riscos.

Quais as tendências e inovação em segurança do trabalho?

Você viu até agora, que a segurança do trabalho é um fator extremamente importante para uma empresa, com impacto direto nos resultados. Sobretudo, é um fator que contribui para evitar acidentes graves, afastamentos e transtornos com a justiça.

Por esse motivo, conhecer a inovação em segurança do trabalho é importante para exercer as obrigações legais sem ter dificuldades. Em outras palavras, é o apoio ideal para facilitar o trabalho e oferecer ambientes totalmente seguros a todos os colaboradores.

Veja a seguir, quais as principais inovações utilizadas na segurança do trabalho!

Realidade virtual

A realidade virtual é um dos conceitos mais utilizados para a segurança do trabalho e está cada vez mais acessível às empresas. Com esse recurso, é possível otimizar o processo de simulados, treinamentos, análise de riscos e muitas outras formas para aprimorar os procedimentos de segurança.

Drones

Os drones são equipamentos modernos e contam com uma câmera de alta resolução, proporcionando o apoio ideal para a realização de inspeções. Ao utilizar essa ferramenta, é possível monitorar atividades e identificar riscos de forma remota, agilizando as ações para evitar acidentes.

Automação

Outro conceito muito comum nas empresas, que está sendo utilizado para a segurança do trabalho, é a automação. Por meio de recursos digitais, é possível padronizar ações de segurança do trabalho e os gestores podem priorizar as ações mais importantes para a saúde ocupacional.

Simuladores de risco

Os simuladores de risco são recursos tecnológicos que permitem reproduzir uma situação real em meio virtual, com alta precisão de riqueza de detalhes. Dessa maneira, os gestores têm a oportunidade de avaliar os cenários com maior atenção e identificar riscos que passam despercebidos nas inspeções.

Softwares de gestão

Por fim, os softwares específicos para a gestão de segurança do trabalho também são tendências reais para as empresas. Trata-se de ferramentas digitais que otimizam o gerenciamento, controle de documentos e muitas outras questões da segurança, facilitando o trabalho dos profissionais.

Como adotar a inovação em segurança do trabalho com eficiência?

A saúde e segurança no trabalho é indispensável para a melhoria na produtividade, por isso, é um setor estratégico para uma organização. Sendo assim, colocar a segurança em primeiro lugar é essencial para ter equipes comprometidas, atuando com foco nos resultados.

Entretanto, para implementar recursos inovadores na segurança do trabalho é preciso considerar um planejamento específico. É necessário que a inovação seja desenvolvida de forma profissional, de acordo com as particularidades e objetivos da empresa.

Nesse sentido, o primeiro passo é contar com uma assessoria especializada em gerenciamento de riscos e segurança ocupacional. Assim, a empresa terá a indicação das melhores tecnologias para elevar o potencial da gestão e investir na prevenção em todos os setores.

Além disso, o apoio profissional entende quais as inovações que se encaixam perfeitamente no perfil de uma empresa. O que direciona os investimentos para recursos que realmente serão capazes de proporcionar os resultados esperados pela organização.

Como pode notar, a inovação em segurança do trabalho é uma realidade que contribui para evitar acidentes e garantir resultados efetivos. Portanto, não deixe de considerar nossas dicas e ter a oportunidade ideal para otimizar a prevenção, ter equipes motivadas, saudáveis e produtivas.

Gostou do post? O que achou do assunto? Agora que entendeu mais sobre a inovação em segurança do trabalho, conte-nos sua opinião e experiência com o tema! Deixe aqui o seu comentário e compartilhe conosco seu ponto de vista!

Guia prático de como fazer a gestão de demandas em sua empresa
Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese