Afinal, o que é inteligência de dados? Entenda

A inteligência de dados é uma disciplina de negócios que se tornou essencial para o sucesso das empresas nos últimos anos. Afinal, essa área é responsável pela curadoria e análise de informações de mercado, cliente e do negócio para impulsionar a performance.

Na última década, tivemos um avanço acelerado da transformação digital e, assim, os aplicativos de BI (Business Intelligence) ganharam mais relevância nas organizações.

Além disso, em paralelo, as empresas entraram em uma espécie de corrida e competição para encontrar e reter os melhores profissionais de dados e tecnologia da informação.

Neste artigo, apresentamos a seguir as principais vantagens da inteligência de dados e como ela pode ser implementada em contexto de gestão. Se você quer ficar por dentro do assunto, então continue a leitura do post. Vamos lá?

Eficiência operacional

Processos mais fluidos, ágeis e com menor custo são alguns dos benefícios mais nítidos quando pensamos na implementação da inteligência de dados em qualquer modelo de negócio. Esses aspectos são sinônimos de melhora na eficiência operacional, ou seja, na performance.

No contexto da gestão hospitalar encontramos uma operação onerosa e que também está relacionada diretamente com vidas. É uma atividade com o potencial de conquistar diversas melhorias com o uso da inteligência de dados.

Por exemplo, com a inteligência de dados é possível identificar quais são as alas do hospital em que há mais atendimentos para o time de hotelaria, frequência e horários. Dessa maneira, o gestor do setor pode direcionar melhor a sua equipe e garantir a melhor experiência para os pacientes.

Qualidade de decisões

Um dos grandes desafios dos gestores é tomar decisões mais assertivas. A inteligência de dados pode, e deve, ser aplicada em caráter preditivo. Isso significa que essa tecnologia consegue ser usada para identificar comportamentos e tendências a partir de dados.

Nesse sentido, vale destacar que a ferramenta por si só não realiza todo o trabalho. É fundamental contar com um time de analistas capacitados para ter a definição ideal de métricas dos negócios e processos de tratamento de dados seguindo as melhores boas práticas.

Assim, conciliando pessoas e tecnologia, a inteligência de dados é um recurso essencial para os gestores terem mais qualidade nas suas tomadas de decisões.

Posicionamento estratégico

O que diferencia empresas é a estratégia delas. Quanto melhor for o conjunto de estratégias desenvolvidas, mais competitivo é um negócio. Assim, a inteligência de dados é primordial para fortalecer o posicionamento estratégico das marcas.

Ela deve ser usada em todas as frentes das organizações. Nesse sentido, é interessante que o RH das empresas estimulem nos seus líderes e liderados a cultura data driven, ou seja, guiada a dados. É por meio dessas boas práticas no dia a dia que os colaboradores conseguirão desenvolver o conceito, na prática.

Isso é aplicado para qualquer negócio, inclusive em negócios da área da saúde. Hoje, a tecnologia é a principal aliada do segmento e vemos as empresas desse setor entregando soluções em telemedicina, acompanhamento do paciente por meio de relógios inteligentes e até mesmo cirurgias a distância com tecnologia 5G.

A otimização dos produtos e serviços da área da saúde dependem diretamente de como os dados serão coletados, quais são eles, como serão tratados e para qual finalidade. Nesse sentido é interessante contar com uma integração de sistemas, para facilitar a gestão e permitir a escalabilidade.

Vimos ao longo deste post os principais aspectos positivos do uso da inteligência de dados nos negócios. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você.

Agora, conta para gente: ficou alguma dúvida? Na sua gestão, você já implementa essa frente estratégica? Deixe o seu comentário abaixo.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese