Entenda o que é a ISO 9001 e sua importância!

Com o objetivo de melhorar o sistema de gestão da qualidade das empresas, a ISO 9001 tem se tornando uma norma de extrema importância. Isso porque para que o negócio seja bem sucedido e satisfaça os clientes, a agilidade no desenvolvimento de produtos e a garantia da otimização de processos são pontos cruciais para sua eficiência operacional.

No entanto, embora seja um tópico bastante importante no mundo empresarial, muitos gestores ainda não têm a ciência necessária de como funciona esse sistema e como ele pode ser vantajoso para sua empresa.

Por isso, preparamos este artigo trazendo informações que vão ajudar a compreender mais a fundo esse tema. Continue lendo e veja do que se trata a ISO 9001 e qual a importância da sua implementação e certificação.

O que é a ISO 9001?

De modo geral, a ISO 9001 faz parte de um conjunto de normas que certificam o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) de uma organização. Esse sistema pode ser implementado tanto em microempresas quanto em grandes corporações. No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável pela sua gestão.

A ISO 9001 foi revisada pela última vez no ano de 2015, com atualizações para uma melhoria contínua na qualidade dos serviços das empresas. O certificado de qualidade tem como objetivo definir como uma empresa deve trabalhar para garantir a oferta de serviços e produtos de qualidade e, como resultado, a satisfação dos colaboradores e clientes.

Para que serve a ISO 9001?

A implementação da ISO 9001 serve para a gestão de qualidade e processos da empresa. Para que isso seja feito, normalmente, é usada a metodologia PDCA (Plan-Do-Check-Act), que busca um processo de planejamento focado nas interações da organização de produtos e serviços com mais agilidade e objetividade. Quando bem executado, seu planejamento pode ser capaz de transformar obstáculos em novas oportunidades para a empresa.

A padronização dos produtos e/ou serviços otimiza muito tempo no período de planejamento e produção. O trabalho acaba se tornando mais eficiente e tem um impacto financeiro menor para a empresa, pois há uma redução dos custos desnecessários.

Também garante uma comunicação melhor com todos os colaboradores da empresa. Assim, facilita que os problemas sejam colocados em pauta e analisados para encontrar a melhor forma de ser resolvidos, a fim de não acontecerem novamente.

Qual a importância da ISO 9001?

A ISO 9001 é um sistema essencial para o bom funcionamento de uma organização. Ela não só visa aos resultados, mas propõe uma melhor coordenação da gestão de pessoas. Para entender a fundo a importância desse sistema, veja, a seguir, algumas vantagens que a sua empresa pode alcançar.

Redução de custos

Como dito, a ISO 9001 contribui para reduzir os custos empresariais. A gestão garante um maior controle dos negócios, o que resulta na economia e diminuição de desperdícios. Em longo prazo, a lucratividade da empresa aumenta.

Melhor organização interna

A qualidade no trabalho proporciona um ambiente melhor para os funcionários. Eles ficam comprometidos e mais focados no que é necessário. Além disso, são adotadas práticas e processos que simplificam tarefas e trazem fluidez para as rotinas.

Aumento da credibilidade

A imagem que a empresa passa é tudo. Com esse sistema, a organização mostra que está comprometida com seus serviços, que quer crescer e evoluir cada vez mais. Assim, conquista uma boa imagem e ganha credibilidade.

Como é possível obter a ISO 9001?

Para implementação do sistema ISO 9001, é preciso total ciência do processo para não ocorrerem dúvidas e problemas. Desse modo, deve haver um órgão certificado pela organização responsável do país.

Ele acompanhará todo o procedimento de implementação, para que todas as informações sejam levantadas e registradas conforme manda a regra. Assim, é preciso seguir alguns passos para obtê-la, como você verá, a seguir.

Implemente na empresa

Para começar a implementação na empresa, é preciso reunir todos os dados importantes que da organização. Entre eles, informações sobre clientes, setores internos e externos, influências do mercado, funcionários, e outras, além de estruturá-las de acordo com a ABNT.

A organização terá um documento específico a ser preenchido, que será analisado. No entanto, essa fase pode demorar, dependendo da empresa, e ainda há o risco de não ser aprovado, caso contenha alguma irregularidade. Assim, tenha cuidado na hora de levantar os dados.

Defina uma equipe

Desde o começo do processo, forme e treine uma equipe para ficar responsável por acompanhar a execução do sistema. O recomendado é trazer pelo menos um funcionário de cada setor da organização, para que haja clareza em todas informações.

Isso é importante porque eles trazem dados complementares para o procedimento, e ainda ficarão encarregados de informar os resultados da auditoria e processo.

Execute uma auditoria interna

A auditoria interna tem como objetivo principal fornecer informações em relação ao sistema de gestão de qualidade. É responsável por preparar a empresa para a implementação e do sistema ISO 9001, e guiar os processos de melhorias com sugestões e suporte.

É essencial, para essa etapa, contratar uma consultoria que traga toda a assistência necessária para o procedimento, visando não só aos objetivos gerais, mas também, dando atenção aos aspectos específicos da organização.

Por que contar com uma empresa que tenha ISO 9001?

A ISO 9001 demonstra que a qualidade do trabalho não objetiva somente a resolução de problemas, mas também, a prevenção para que eles não aconteçam. Uma boa empresa sabe resolver as eventuais crises, mas uma organização bem-sucedida consegue, com sua capacidade produtiva, prever e impedir que os obstáculos comprometam o seu funcionamento.

O sistema ISO 9001 faz o gerenciamento de riscos, levantando todas as possibilidades de riscos com antecedência. Isso garante a continuidade e a evolução do Sistema de Gestão de Qualidade.

Empresas que implementam esse sistema têm a garantia de que o produto e/ou serviço final satisfará as necessidades do comprador. Além de ter um crédito a mais no mundo empresarial, por ser um bom exemplo de gestão e qualidade do trabalho e dos trabalhadores.

Há muitas organizações certificadas que realizam essa auditoria do processo, e a vantagem é que, atualmente, pode-se ter uma consultoria presencial ou online. Assim, você pode optar pela mais adequada para o seu tipo de negócio.

Tenha em mente que a estabilidade e o sucesso de muitas organizações acontecem devido à implementação do sistema ISO 9001. A certificação não só mantém a produção em equilíbrio, mas também, garante a qualidade de vida no trabalho e, como objetivo final e principal, a satisfação dos clientes e a sua fidelização.

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