Limpeza geral pós-obra do condomínio: 5 dicas imperdíveis!

A realização de uma limpeza geral após a conclusão de uma obra no condomínio precisa ser bem feita, de modo profissional e seguro. Para isso, é preciso seguir alguns princípios e tomar alguns cuidados para que os resultados sejam os esperados e não ocorram danos.

Faça um rápido planejamento, considere por onde começar e como dar destino adequado aos detritos. Considere a importância de se usar bons produtos de limpeza e o horário mais apropriado.

Quer saber mais? Continue a leitura e conheça 5 dicas para limpeza geral depois de uma obra no condomínio.

1. Comece pelos detritos maiores

Para que se possa conduzir uma limpeza mais precisa é necessário que sejam retirados primeiramente os resíduos maiores e mais pesados. Desse modo, fica mais fácil avaliar os tipos de resíduos e a maneira mais adequada de retirá-los, antes da limpeza propriamente.

Assim, partes de alvenaria, como pedaços de paredes e colunas, além de pedras de balcões ou soleiras de mármore devem ser as primeiras peças a serem retiradas. Da mesma forma, janelas e portas, assim como batentes antigos descartados, também compõem essa primeira investida.

2. Proteja acabamentos e instalações elétricas

Acabamentos, por vezes, possuem um tempo mais longo para secagem e assentamento, enquanto por outras, são mais delicados e suscetíveis a danos na movimentação de resíduos. Desse modo, é essencial que sejam protegidos para evitar possíveis agressividades ou umidades na limpeza.

Instalações elétricas como tomadas, interruptores e caixas de passagens precisam estar protegidos da água possivelmente utilizada na limpeza final. Evite dar início às tarefas de limpeza enquanto houver operações nas instalações elétricas, justamente para que possam ser protegidas.

3. Limpe primeiro as superfícies superiores

Uma vez recolhidos todos os resíduos, grandes e pequenos, inicie a limpeza mais fina pelo teto, além de portas e janelas. As paredes devem ser limpas de cima para baixo, de modo que sujidades existentes caiam para o piso.

Portanto, o piso e o respectivo rodapé, quando houver, são limpos posteriormente. Detalhes como uma limpeza mais precisa dos vidros das janelas, que já foram limpas anteriormente, podem ser executados no final.

4. Utilize produtos de qualidade e próprios para cada etapa

Uma limpeza adequada considera o emprego de produtos específicos para cada etapa da limpeza, assim como para cada tipo de superfície. Além disso, considere a importância de se utilizar produtos de qualidade, para que se obtenha um bom resultado.

5. Verifique a existência de manchas no piso

Após a limpeza do piso, avalie a existência de manchas resultantes dos trabalhos desenvolvidos, identifique sua natureza e procure produtos adequados para saná-las. Evite usar material ou produto não indicado para não provocar outras manchas ou danificar o piso com riscos ou arranhões.

Como você pôde ver, a limpeza geral realizada no pós-obra em condomínio deve seguir um certo roteiro e adotar determinados cuidados para que, ao final, tudo saia conforme pretendido. Leve sempre em conta a importância da contratação de serviços especializados para a realização de uma limpeza profissional e segura.

Considere a Verzani & Sandrini sua parceira ideal para atender às necessidades do condomínio. Entre em contato conosco.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese