O que é, como funciona e como otimizar a logística hospitalar?

Os hospitais, assim como quaisquer outras áreas relacionadas à saúde, são estruturas complexas e exigem uma gestão eficiente para que não falte nada de importante no dia a dia. Além disso, é crucial que eles contem com uma gestão estratégica da logística hospitalar.

Isso ajuda a reduzir significativamente os riscos com desperdícios e contribui para um melhor posicionamento da instituição em um mercado tão competitivo. Mas, para isso, é importante dominar o assunto.

Neste post, você vai conferir as informações mais relevantes para isso. Gostou da ideia? Então, aproveite!

O que é e como funciona a logística hospitalar?

A logística no contexto hospitalar envolve todos os processos de transporte dentro das instalações de saúde. Isso diz respeito desde a bens físicos, como medicamentos, utensílios e equipamentos, até a pacientes. Por isso, precisa ser fundamentalmente eficiente, minimizando qualquer tipo de desperdício, financeiro ou de tempo.

Muitas vezes, a logística hospitalar está relacionada à transferência de pacientes de uma ala para outra, ao encaminhamento de produtos farmacêuticos, de utensílios cirúrgicos e assim por diante. Outras tantas vezes, está ligada ao fluxo de informações e materiais laboratoriais, resíduos infectados e até alimentos.

Diante de tantos fatores diferentes que precisam ser levados de uma parte a outra, é possível entender por que a gestão logística é um assunto tão delicado nessa área. Um atraso no deslocamento de um equipamento, por exemplo, pode fazer a diferença entre a vida e a morte de um paciente.

Quais são os seus objetivos e atribuições?

Como você viu, a gestão logística hospitalar envolve a movimentação de materiais, o fornecimento de insumos, a armazenagem de medicamentos e recursos gerais necessários para o funcionamento de um hospital. Portanto, é fundamental pensar nos seus fluxos de maneira estratégica.

Isso vai contribuir para a redução expressiva de desperdícios, como a perda de medicamentos em função da sua data de validade. Mas não é só isso. Essa economia de dinheiro também pode se converter em maiores investimentos para a instituição, seja em forma de treinamentos, seja em novas aquisições ou contratações.

Como é possível otimizar a logística hospitalar?

Em geral, quando falamos em instituições de saúde, estamos nos referindo também aos profissionais que atuam nela — médicos, enfermeiros, equipes técnicas e afins. Todos são voltados para aspectos que pouco têm a ver com a gestão hospitalar.

Partindo desse pressuposto, alguns detalhes da administração de um hospital podem mesmo acabar passando despercebidos, como acontece com a logística. Porém, esse é um erro que pode ser solucionado com alguns cuidados básicos.

A adoção de sistemas integrados de gestão é um exemplo. Com eles, é possível fazer o monitoramento e o controle de todo o estoque de insumos do hospital, planejar as compras e reposições, acompanhar pedidos e sanar boa parte dos gargalos na área.

Mas também existem outras medidas que precisam ser incorporadas, como:

  • mapeamento de todos os processos logísticos do hospital;
  • estabelecimento de um bom relacionamento com fornecedores, com prazos bem determinados;
  • adoção de um sistema de gestão de estoque integrado às demandas dos setores;
  • manutenção de higienização e manuseio de medicamentos;
  • criação e acompanhamento de indicadores de desempenho para avaliar a performance do setor.

Como o uso da tecnologia pode ajudar nesse processo?

A tecnologia pode contribuir integrando todos os fluxos logísticos aos sistemas utilizados em todas as alas e setores do hospital. Isso vai ajudar a manter todas as equipes atualizadas sobre a disponibilidade e demanda de medicamentos, equipamentos, salas e assim por diante.

Isso tudo pode ajudar a:

  • diminuir os custos com estoque;
  • acelerar a identificação de produtos utilizados pela equipe médica e de enfermagem;
  • sanar os problemas com a falta de medicamentos;
  • rastrear os itens desde a entrada no hospital até o seu uso;
  • eliminar o retrabalho e as verificações manuais de medicamentos e equipamentos.

Como você viu, é possível otimizar toda a logística hospitalar, a começar por processos simples e ao alcance de todos. A partir disso, você pode começar a implementar melhorias maiores e fazer novos investimentos em tecnologia.

Gostou de saber mais sobre a logística hospitalar? Então, siga-nos no LinkedIn e no Facebook para acompanhar as novidades!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese