A manutenção de edifícios tem uma figura central: o síndico, responsável pela gestão condominial. Sua atuação é indispensável para que todas as etapas que envolvem uma boa manutenção sejam atendidas com sucesso.
Desde a vistoria inicial até a comunicação com os condôminos, há um elenco de cuidados que devem ser tomados a fim de garantir que tudo seja realizado de acordo com as previsões. Considere que o incômodo aos usuários deve ser o menor possível.
Quer saber mais? Continue a leitura e conheça 5 boas práticas para garantir eficiência na manutenção de edifícios.
1. Elaborar um diagnóstico da situação
Você precisa conhecer as condições do prédio com referência aos itens que uma manutenção pode demandar normalmente. Esse diagnóstico da situação predial deve verificar o que está regular e requer apenas uma manutenção preventiva, assim como o que necessita ser adequado e corrigido.
De maneira geral, você deve avaliar, entre outros, aspectos como:
- a situação da estrutura predial;
- a condição das instalações de eletricidade, água e gás;
- a condição dos para-raios do prédio;
- a condição dos equipamentos instalados;
- o funcionamento dos serviços implementados.
É preciso que seja feita uma inspeção minuciosa para que você consiga planejar uma manutenção realmente adequada. Dependendo das condições existentes, você poderá necessitar do laudo de um engenheiro para fins de diagnóstico da estrutura do prédio.
2. Relacionar as demandas por manutenção
Após as inspeções para o diagnóstico, você deve estabelecer o grau de prioridade entre as diferentes demandas apontadas. Para isso, considere a seguinte classificação:
- prioridade de grau 1: quando a situação encontrada oferece risco iminente para as pessoas, o meio ambiente ou o patrimônio; também se incluem aquelas cuja recuperação envolva custos elevados;
- prioridade de grau 2: quando a perda de funcionalidade parcial não afeta a saúde e a segurança das pessoas;
- prioridade de grau 3: quando a perda é apenas estética, sem riscos financeiros e de segurança ou constitui situação cuja correção pode ser programada sem urgência.
3. Realizar um planejamento de manutenção
Toda manutenção deve ser planejada a partir das informações do diagnóstico produzido. Considere que algumas medidas são rotineiras, preventivas, enquanto outras são corretivas e você deve observar o grau de prioridade que apresentam.
Um bom planejamento permite que a manutenção viabilize maior vida útil para as estruturas e equipamentos. Ao mesmo tempo, consegue executar as ações necessárias em tempo hábil e da forma mais adequada, com a menor interferência na vida dos usuários.
4. Contar com o apoio de uma empresa especializada
Manutenções são sempre serviços que precisam conferir a certeza de terem sido bem executados por pessoas preparadas para essa missão. Situações que envolvam a estrutura predial ou o funcionamento de equipamentos precisam ser abordadas tecnicamente e oferecer segurança nos resultados.
Dessa forma, é sempre recomendável contar com o apoio de uma empresa especializada. Mais que isso, é indispensável que seja experiente e bem conceituada no mercado pela qualidade e segurança dos resultados que oferece.
5. Manter os condôminos informados
A comunicação com os condôminos deve ser bem conduzida, de modo a não causar surpresas e mantendo todos bem informados. Além disso, a transparência é indispensável, sobretudo com relação aos resultados encontrados com as inspeções prediais.
Nesse sentido, é recomendável manter em arquivo os laudos e relatórios resultantes dessas avaliações realizadas no prédio e suas respectivas manutenções. Tenha tudo disponível para apresentar em qualquer possível demanda que surja.
Como você pôde ver, a manutenção de edifícios deve ser planejada a partir de uma avaliação da situação existente. Isso requer a atuação de profissionais habilitados e experientes, levando à contratação de empresa especializada. Nesse sentido, considere a Verzani & Sandrini sua parceira mais preparada para auxiliá-lo, reconhecida entre as melhores em todo o país.
Entre em contato conosco e fique tranquilo com a manutenção de seu condomínio.