Quais são as melhores práticas na manutenção de equipamento hospitalar?

Reduzir gastos, ampliar a segurança e garantir a qualidade dos serviços hospitalares. Da forma como percebemos, essas são as vantagens que destacam a importância da manutenção de equipamento hospitalar. Por isso, criamos este texto especial sobre o tema, elencando as principais dúvidas e curiosidades. 

Nesta leitura, você conhecerá os diferentes tipos de manutenção, a importância desses procedimentos, como evitar erros e falhas na sua gestão e, por fim, entenderá como a Verzani & Sandrini pode atender essa demanda. Então, não perca tempo e acompanhe!

Qual a importância da manutenção de equipamento hospitalar?

Segurança, qualidade e consistência. Em nossa visão, essa é a melhor forma de explicar a importância da manutenção de equipamentos hospitalares. Sem a realização desses procedimentos, todas as máquinas e dispositivos do estabelecimento médico ficam vulneráveis ao desgaste e ao mau funcionamento. 

Com o tempo, a negligência ao calendário de manutenções acaba potencializando os problemas. De simples manutenções preventivas, a gestão precisa arcar com uma série de manutenções corretivas, reparando câmeras, tubulações, sistemas de ar-condicionado e por aí adiante. No mundo da manutenção, existe um ditado que se aplica: 

É melhor prevenir do que remediar. 

Basicamente, isso ilustra o quão mais barato é obedecer ao calendário de revisões e manutenções programadas. Dessa forma, disciplinada, organizada e consistente, é possível manter o funcionamento harmônico e contínuo de todos os equipamentos hospitalares. 

Quando se ignora as manutenções preventivas, se perde a oportunidade de identificar desgastes avançados e agir antes que os problemas aconteçam. Quando o desgaste se manifesta na ociosidade ou quebra dos equipamentos, é necessário realizar procedimentos corretivos, substituindo peças e até mesmo o equipamento em si. 

E isso ilustra a importância da manutenção, pois amenidades como a climatização são indispensáveis para o conforto e a segurança hospitalar. Com a manutenção em dia, a gestão se certifica de garantir um ambiente cômodo e funcional, tanto para a recuperação dos pacientes como para a jornada de seus profissionais. 

Qual a importância das boas práticas na manutenção de equipamento hospitalar?

Agora que você entende a importância da manutenção dos equipamentos, é hora de entender o impacto das boas práticas na realização desse procedimento. Como destacamos antes, a antecipação e o planejamento estão entre as melhores qualidades de uma boa gestão hospitalar.

Com a manutenção isso não seria diferente. Mais do que qualquer outra coisa, é preciso combinar organização e tecnologia para atender todos os equipamentos. Práticas simples, como o uso de um checklist de manutenção já são capazes de evitar erros, negligências e momentos de desatenção. 

Outra prática importante é manter um backlog de manutenção, reportando tudo que for importante para o controle do procedimento, evitando o desperdício de recursos, e facilitando a identificação de problemas e equívocos. Nessa mesma linha, também destacamos a importância do calendário de manutenções. 

Com um cronograma bem elaborado, é possível ter maior previsibilidade na realização dos trabalhos, além de alocar os horários mais adequados para a realização dos procedimentos, sem importunar a recuperação dos pacientes e o trabalho das equipes médicas. 

Quais as melhores práticas na manutenção de equipamento hospitalar?

Agora, é momento de conhecer as melhores práticas no tema. Abaixo, listamos os principais procedimentos que fazem toda a diferença para a preservação de um ambiente clínico confortável, funcional e prático. Dê uma olhada!

Inspeção geral

Um hospital é composto por centenas (e até milhares) de equipamentos e infraestruturas que necessitam de manutenção. Um erro comum é ignorar a periodicidade das revisões. O ideal é adotar o calendário de manutenções, escolhendo dias específicos para o checkup geral de todos os equipamentos da instituição. 

Mas o geral não quer dizer apenas a abrangência dos equipamentos revisados, mas também a abrangência da revisão em si. Cada ar-condicionado, tubulação, painel e afins devem ser analisados em seus pontos mais críticos, com o objetivo de identificar irregularidades e corrigi-las antes do avanço do desgaste. 

Troca de peças

Novamente, destacamos a sabedoria popular: é melhor prevenir do que remediar. Gestões com visão de curto prazo podem preferir realizar reparos paliativos, em vez de trocar componentes avariados. No entanto, esse é um erro drástico, sobretudo na gestão hospitalar. 

No longo prazo, o desgaste, antes localizado em uma única peça, pode se proliferar aos demais componentes do sistema. Em um futuro não muito distante, um equipamento que antes só precisava substituir uma peça pode quebrar de vez, exigindo sua substituição por completo. Literalmente, o barato que sai caro. 

Controle de ações

O controle de ações nada mais é do que um backlog de manutenções. O maior objetivo dessa prática é garantir um registro fiel e confiável de todas as intervenções realizadas nas diferentes máquinas e equipamentos. Isso é muito importante para facilitar o diagnóstico de problemas recorrentes e aumentar a precisão dos reparos. 

Mas além desse aspecto, também existem os fatores responsabilidade, transparência e economia. Com o backlog, a gestão tem uma supervisão plena sobre a equipe de manutenção, e pode identificar com facilidade erros e negligências, como o desperdício de material, intervenções equivocadas e por aí adiante.

Como a Verzani & Sandrini pode ajudar nessa demanda?

Agora, é momento de saber como podemos ajudar a sua gestão com esse dilema. Caso não saiba, a Verzani & Sandrini é uma empresa com mais de cinco décadas de atuação no mercado da terceirização. Atualmente, somos a principal referência nacional no tema, com uma ampla gama de serviços em saúde, tais como:

  • higienização hospitalar;
  • hotelaria;
  • gestão de leitos;
  • serviços de camareira;
  • limpeza de ambulâncias;
  • jardinagem e paisagismo;
  • segurança patrimonial;
  • e manutenção hospitalar.

Nós oferecemos a equipe para a manutenção de todo tipo de equipamento e estrutura. Assim, garantimos consistência para os nossos parceiros, com o funcionamento pleno de seus equipamentos e promovendo conforto e sustentabilidade econômica para a instituição.  

Muito além da manutenção, também oferecemos o que há de melhor em soluções de segurança patrimonial e eletrônica, garantindo monitoramento e controle de acesso e ativos focados em excelência, disponibilidade e resultados. 

Agora que você sabe a importância da manutenção de equipamento hospitalar, aproveite para contratar esses serviços com a maior referência nacional nesse tema. Para isso, é simples e rápido. Basta acessar nossa página oficial e entrar em contato!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese