Você sabe o que é manutenção industrial?

As máquinas e os equipamentos são essenciais para o trabalho na indústria, uma vez que são responsáveis por boa parte da produção. Dessa forma, um equipamento com defeito ou estragado gera uma série de transtornos para a empresa. Afinal, pode interromper toda a cadeia produtiva do negócio, atrasando entregas de produtos e serviços.

Além disso, pode colocar em risco a saúde dos trabalhadores, já que a máquina com defeito pode levar à graves acidentes. Tudo isso sem falar nos prejuízos e nos custos extras para consertá-la em cima da hora. É aí que a manutenção industrial entra como um processo importante. Ela é uma área focada em gerenciar o funcionamento e os custos, os benefícios e a periodicidade da manutenção de máquinas e equipamentos.

Quer saber mais sobre o que é manutenção industrial, seus tipos e algumas ferramentas para fazer uma gestão eficiente dessa área? Então continue a leitura e descubra!

O que é manutenção industrial?

Manutenção industrial é um processo que tem como objetivo principal a manutenção do maquinário, garantindo que todos os equipamentos estejam funcionando e em bom estado. Além disso, esse processo busca reduzir o desgaste das máquinas ao longo do tempo, prolongando a sua vida útil.

Isso é importante porque a máquina parada na indústria gera uma série de prejuízos. Em primeiro lugar, isso pode prejudicar a cadeia produtiva, atrasando entregas ou reduzindo a qualidade do produto. Além disso, a máquina em mau estado de funcionamento também pode trazer riscos aos colaboradores, podendo ser uma fonte de sérios acidentes na empresa.

Nesse contexto, a manutenção industrial se torna uma grande aliada. Esse processo envolve a manutenção preventiva dos equipamentos, garantindo que eles estejam sempre em bom estado para serem utilizados. Também abrange todo o processo de verificação dos equipamentos no dia a dia, permitindo que qualquer indício de problema seja identificado com antecedência e, dessa forma, resolvido antes de gerar maiores consequências para a empresa.

Vale destacar que esse é um fator tão importante em uma empresa que muitas têm um setor responsável só por cuidar e gerir o seu maquinário. É importante, ainda, ter atenção às inovações tecnológicas, visto que elas trazem não apenas melhorias nos maquinários, mas também no processo de manutenção industrial.

Quais são os benefícios da manutenção industrial?

A manutenção industrial traz uma série de benefícios para a empresa. Veja agora quais são os principais.

Reduz os custos operacionais

Para que a sua empresa se mantenha competitiva no mercado, é essencial garantir um baixo custo operacional e evitar qualquer gasto não planejado, capaz de comprometer as finanças do negócio. Por isso, saiba que a manutenção industrial pode ser a sua grande aliada nesse aspecto.

Afinal, quando você investe em um processo de manutenção de qualidade, reduz os defeitos das máquinas. A equipe troca as peças regularmente e mantém o equipamento em bom estado, reduzindo a possibilidade de que ele quebre de forma grave e pare no meio do horário de trabalho.

Dessa forma, além de reduzir a necessidade de troca de equipamentos, você também diminui custos de produção como um todo. Isso porque os gastos com maquinários são menores, reduzindo a necessidade de troca ou consertos muito caros, com grande comprometimento da máquina e exigência de trocas com alto valor.

Aumenta a produtividade da indústria

Garantir uma alta produtividade para a sua indústria também é fundamental para que você entregue um produto de qualidade ao cliente, sem atrasos. Além disso, quanto mais produtiva, mais competitiva é a sua empresa perante o mercado.

Esse é outro benefício que o investimento em uma manutenção industrial de qualidade pode trazer para a sua empresa. Dessa forma, você evita que as máquinas parem no meio do processo produtivo, reduzindo as chances de interrupção da produção. Ainda é possível aumentar a produtividade, pois garante que todos os equipamentos estejam em pleno funcionamento, produzindo de acordo com o seu máximo de produtividade.

Melhora a segurança do trabalho

Toda empresa tem a responsabilidade, ética e legal, de garantir a proteção e segurança dos seus colaboradores. Isso significa que, além de buscar meios de reduzir os riscos e investir em equipamentos de proteção, é essencial que você também adote estratégias eficientes para frear os índices de acidente.

Quando uma máquina apresenta algum problema, uma peça pode se soltar ou ela não realiza o procedimento da forma como deveria. Dessa forma, ela coloca o trabalhador em risco, que pode ser atingido pela máquina ou sofrer sérias lesões devido ao mau funcionamento. Com isso, fica clara a necessidade de investir na manutenção industrial de forma a reduzir os riscos e aumentar os níveis de segurança do trabalho na sua indústria.

Evita transtornos operacionais

Imagine que os trabalhadores estão realizando uma atividade complexa na sua empresa, investindo tempo e energia na produção de uma grande quantidade de mercadorias que foram encomendadas por um grande cliente. Enquanto estão focados trabalhando, uma das máquinas quebra, exigindo que alguns colaboradores voltem a atenção para a resolução do problema.

Isso é um sério transtorno para a empresa que, além de trazer problemas técnicos e financeiros, pode gerar estresse e desgaste mental para o time, que precisa lidar com uma urgência que atrapalha toda a rotina de trabalho. Dessa forma, o investimento em manutenção industrial também pode evitar esses e outros transtornos operacionais, garantindo não apenas a continuidade das atividades na empresa, mas o bem-estar de toda a equipe.

Aumenta a vida útil dos equipamentos

Na indústria, muitas vezes os equipamentos e as máquinas são caros e exigem altos investimentos para a sua aquisição. Por isso, aumentar a vida útil deles é uma ótima forma de reduzir custos e evitar a necessidade de trocas rápidas, prolongando o tempo durante o qual os colaboradores podem usar o equipamento.

A manutenção industrial também é uma grande aliada nesse aspecto. Afinal, ela permite que a indústria cuide melhor das suas máquinas, reduzindo os níveis de desgaste e trocando as peças no momento certo. Dessa forma, a durabilidade do equipamento aumenta, prolongando a sua vida útil e adiando o período da troca.

Quais são os principais tipos de manutenção industrial?

Como você pôde perceber, a manutenção industrial é um processo central para o bom funcionamento da empresa, trazendo uma série de benefícios. A prática garante o reparo do equipamento quebrado, mas também evita que ele pare de funcionar, otimizando o funcionamento da máquina por meio de diagnóstico, antes que aconteça algum problema.

No entanto, para entender melhor como tudo isso funciona, é importante que você saiba que existem três tipos de manutenção industrial: corretiva, preventiva e preditiva. Cada um tem uma determinada validade e apresenta benefícios e necessidades no contexto industrial.

A gestão eficaz desse setor garantirá uma eficiência produtiva muito maior, além de assegurar confiabilidade no ambiente interno e externo da empresa. Cabe ao gerenciamento estratégico decidir qual tipo de manutenção atenderá às necessidades da indústria, sendo que é importante saber que todos os tipos são passíveis de serem usados em conjunto.

Quer saber mais sobre cada um desses tipos de manutenção? Então continue a leitura e descubra!

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é um tipo de manutenção imediata, que deve ocorrer, como o próprio nome já indica, quando um defeito é identificado no equipamento. Dessa forma, o seu objetivo é corrigir as falhas, resolvendo o problema o mais rápido possível. Ela acontece, por exemplo, quando um equipamento indispensável no processo produtivo estraga. A manutenção oferecida, nesse caso, corrigirá o defeito rapidamente.

Vale destacar que a manutenção corretiva pode ser de dois tipos: urgente ou programada. Entenda a necessidade de ambos:

  • corretiva urgente: ocorre quando o equipamento é tão imprescindível na cadeia produtiva que precisa de conserto imediato;
  • corretiva programada: quando a máquina precisa de manutenção, mas pode esperar por um momento oportuno no processo produtivo.

Para que esse tipo de manutenção ocorra, recomenda-se ter peças-chave para a manutenção, pois algumas são difíceis de conseguir e podem parar a produção por muito tempo, aumentando o prejuízo e a improdutividade da indústria.

Manutenção preventiva

Já a manutenção preventiva visa, como o próprio nome sugere, prevenir que um equipamento pare ou apresente maiores problemas. Para máquinas usadas com mais frequência, em que o desgaste costuma ser maior, esse tipo de suporte tem grande utilidade e ajuda a evitar a depreciação excessiva.

Nessa manutenção, há um planejamento que determina a periodicidade com que a máquina será revisada, de acordo com dados estatísticos e o manual do fabricante. É importante também ter listas de conferência em que constem os aspectos do equipamento para serem supervisionados.

A partir disso, deve-se programar as manutenções preventivas de tempos em tempos. Dessa forma, você garante a troca de peças antes que elas efetivamente gerem mais defeitos e desgaste na máquina, evitando uma série de problemas, sobretudo no que se refere a máquinas paradas de modo repentino.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é o processo que tem como objetivo o acompanhamento contínuo das condições de funcionamento do equipamento. Isso acontece por meio de diagnósticos feitos a partir do monitoramento da máquina em determinado período. O intuito é prever possíveis falhas futuras, observando qualquer pequena mudança.

Dessa forma, assim como a manutenção preventiva, essa revisão também é realizada antes que a máquina quebre ou pare de funcionar. Para isso, conta-se com a experiência dos colaboradores que utilizam o maquinário e com alguns instrumentos específicos para medir pressão, nível de óleo, entre outras características.

Quais são as principais ferramentas em gestão de manutenção industrial?

Agora que você já sabe o que é e quais são os tipos de manutenção industrial, assim como os benefícios que essa revisão pode trazer, é hora de entender mais sobre como todo o processo pode ser colocado em prática na sua empresa.

Para isso, vale lembrar que existem diversas ferramentas capazes de otimizar a manutenção industrial, indo desde técnicas de gestão, como o ciclo PDCA, até sistemas de monitoramento que reportam problemas das máquinas em tempo real. Conheça agora alguns desses mecanismos.

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é uma técnica de gestão que pode ser aplicada na manutenção industrial. Cada uma das letras se refere a uma das etapas do ciclo, que deve ocorrer de forma recorrente. São elas:

  • planejar (Plan);
  • executar (Do);
  • checar (Check);
  • agir (Act).

A partir dessas etapas, a proposta é que exista um constante monitoramento dos equipamentos e das máquinas usadas na empresa. Além disso, o ciclo PDCA ainda permite que a equipe gerencial planeje a manutenção, além de executar e avaliar todo o processo com maior eficiência. Os resultados obtidos nessa avaliação vão nortear as próximas ações.

Inspeção ou roteiro de manutenção

Inspeções são ferramentas simples, mas muito eficazes quando se fala em manutenção industrial. Afinal, elas funcionam como um roteiro que pode ser colocado em prática tanto pelos colabores que usam a máquina diariamente quanto pela equipe de manutenção.

Você pode incluir uma verificação diária aos trabalhadores, colocando itens simples que devem ser conferidos antes do início das atividades. Também é possível montar um checklist para catalogar as peças que devem ser verificadas, datas das inspeções e trocas de peças, data prevista para próximas vistorias e toda informação útil para o controle de manutenção. Vale destacar que é importante manter os dados sempre documentados e arquivados.

Gestão da manutenção assistida por computador (CAMM)

A CAMM é uma ferramenta tecnológica capaz de prever problemas futuros, extremamente importante para a manutenção industrial. Ela permite que determinados equipamentos em uma linha produtiva sejam reparados antes que o defeito interrompa o funcionamento da máquina e, assim, o fluxo produtivo da empresa não é prejudicado.

Sistemas de monitoramento

Outras tecnologias aplicadas à manutenção que favorecem a tomada de decisões rápidas são os sistemas de monitoramento. Eles reportam falhas em tempo real, facilitando e agilizando a manutenção. Essa tecnologia, se usada com um programa de gestão de manutenção assistida por computador, contribui para potencializar a manutenção preditiva.

Neste artigo, você descobriu como a manutenção industrial é um processo extremamente importante para o bom funcionamento da empresa, permitindo também a redução dos custos operacionais do negócio e garantindo a segurança do time. Porém, vale destacar que, diante da importância desse processo, pode ser importante contar com uma empresa especializada para realizar a manutenção e, inclusive, prestar consultorias sobre o assunto.

A Verzani & Sandrini é especialista em prestação de serviços, trazendo soluções inovadores, práticas e de fácil incorporação. Quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato com a gente!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese