Veja 7 medidas para garantir a segurança hospitalar!

Provavelmente, a última coisa que você pensa a respeito de um hospital é que ele pode ser um ambiente inseguro. Ele está cheio de profissionais capacitados para cuidar da sua saúde e, em última instância, manter você vivo. Mas, na verdade, a segurança hospitalar vai bem além disso.

É função exclusivamente da gestão do hospital fornecer condições de proteção a todos os pacientes, seus acompanhantes e os profissionais que estão trabalhando ali. Isso pode ser feito por meio de diferentes medidas. É sobre esse assunto que conversaremos.

Então, fique atento a este conteúdo e confira quais ações podem ser adotadas para garantir a segurança hospitalar, além de entender no detalhe do que se trata essa segurança e quais são os principais pontos de atenção a ela. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é segurança hospitalar?

A segurança hospitalar é uma prática que visa a manter a integridade de todos os usuários de uma instalação dessa natureza. Em geral, esses ambientes do mercado da saúde contam com uma quantidade enorme de riscos, que precisam ser mitigados para certificar ao paciente que ele possa ter uma boa recuperação.

Logo, gerenciar esses riscos é parte da responsabilidade do hospital, que pode fazer isso pessoalmente ou delegar certas atividades para empresas terceirizadas. De qualquer maneira, é muito importante aprofundar seu conhecimento sobre o assunto.

Quais são os principais pontos de atenção em relação a ela?

Apesar de ser um espaço destinado à assistência de pacientes, o ambiente hospitalar oferece uma série de riscos que afetam a segurança dos enfermos e demais ocupantes das suas dependências. Por isso, é preciso que os gestores mantenham atenção sobre os principais fatores que podem ameaçar a integridade dos usuários.

Entre os riscos mais frequentes, estão:

  • risco físico — exposição ao calor de técnicas de desinfecção e esterilização, aos ruídos de equipamentos eletrônicos, às radiações ionizantes de diferentes exames;
  • risco químico — exposição a agentes de limpeza, medicações, quimioterápicos;
  • risco biológico — exposição aos materiais biológicos potencialmente contaminados, como fluídos corporais, superfícies ou materiais contaminados;
  • risco ergonômico — desgaste físico relativo à prática em saúde e aparelhagem inadequada;
  • risco patrimonial — incêndios, degradação predial, falhas no controle de acesso, roubos;
  • risco digital — violação de sistemas, acesso a documentos sigilosos, sequestro de dados.

Quais são as práticas que garantem a segurança hospitalar?

Para mitigar todos esses riscos, é importante que o hospital adote medidas adequadas, especialmente, para evitar e prevenir a ocorrência de acidentes no ambiente. Desse modo, todos os colaboradores precisam estar cientes das boas práticas que precisam ser adotadas para mitigar o perigo.

A seguir, você conferirá as principais ações que garantem a segurança hospitalar. Fique de olho!

1. SIGA AS NORMAS DE SEGURANÇA

A Anvisa tem uma série de normas regulamentadoras que contextualizam e guiam as práticas dos serviços hospitalares. Por isso, é importante ficar atento a cada uma delas para diminuir as chances de exposição aos riscos.

NR 32, por exemplo, dispõe sobre as diretrizes básicas de medidas de proteção de segurança aos trabalhadores, que inclui os riscos presentes no hospital, a forma de identificá-los e como avaliá-los. Assim, a equipe tem condições de incorporar práticas de qualidade e segurança.

2. CLASSIFIQUE AS ÁREAS DE RISCO

No hospital, existem áreas que estão mais ou menos expostas aos riscos. Sendo assim, é preciso priorizar aquelas que demandam mais atenção, como:

  • salas de raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada;
  • setores com mais esforço físico dos profissionais (emergência, pronto-atendimento e UTI);
  • áreas com alta incidência de material biológico e agentes químicos que requerem processos de desinfecção de nível maior ou cuidados específicos em relação a limpeza imediata com utilização de kit de concenção específico..

Para os pacientes, os maiores riscos estão nas áreas críticas, dentre elas destacam-se: Unidade de Terapia Intensiva, no centros cirúrgicos, nas unidades de isolamento, nos bancos de sangue, nas unidades de hemodiálise dentre outras.

3. CONTRATE BOAS EMPRESAS PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS

O lixo hospitalar também é fonte de risco de diferentes naturezas, sendo importante ameaça física e contra a biossegurança, por exemplo. Assim, é preciso tratá-lo corretamente, desde o seu descarte até o recolhimento. Então, o gerenciamento desses materiais pode ser feito por uma empresa especializada, com todo o aparato necessário para garantir a segurança do serviço.

De qualquer forma, será preciso realizar um planejamento para organizar os recursos físicos do hospital a fim de comportar a nova prática, desde o armazenamento até o transporte adequado dos itens. Contar com uma empresa reconhecida no mercado atribuirá padronização, segurança e eficiência ao serviço.

4. FORNEÇA E CONTROLE O USO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

Uma das maneiras mais eficientes de diminuir o risco é manter sob controle o uso de Equipamentos de Proteção Individual às equipes. Essa é uma estratégia primordial para mitigar as ameaças e diminuir a incidência de acidentes de trabalho.

Para esse controle, alguns pontos devem ser considerados:

  • testar os equipamentos antes da distribuição e do uso;
  • investir no treinamento de profissionais para que o uso seja feito de forma efetiva;
  • registrar entrada e saídas de EPIs sempre que necessário;
  • ter um estoque de EPIs para eventuais trocas, entre outros.

5. PRIORIZE A CAPACITAÇÃO DA EQUIPE

Independentemente de qual seja a estratégia, é importante que as empresas foquem na capacitação da equipe.

Como diferenciais que podem ser observados com essa prática, destaca-se o fato de que os profissionais estarão mais motivados a exercerem as suas funções, além de ser um ponto positivo para a redução das taxas de turnover e de absenteísmo. Naturalmente, os resultados são refletidos de maneira indireta, pois vai haver menos gastos para a gestão do hospital.

No caso da segurança hospitalar, a equipe tem a possibilidade de identificar quais são os gargalos enfrentados em diferentes frentes e, a partir disso, buscar por cursos e treinamentos existentes no mercado que garantam a superação desses desafios.

Busque entender por meio de dados concretos quais são as necessidades do hospital para realizar treinamentos que corrijam os desvios analisados. Assim, há a oportunidade de, realmente, trazer capacitações que vão impactar positivamente a gestão.

6. INVISTA NA ELIMINAÇÃO DE RUÍDOS

Outra forma de garantir a segurança hospitalar é no investimento da eliminação de ruídos. Muitas vezes, a equipe pode ser prejudicada ou diferentes áreas terem riscos maiores no que diz respeito ao tema devido à carência de informações para que eles possam executar as demandas de forma mais efetiva.

Sendo assim, sempre que surgir novas normas na política de segurança ou houver a contratação de alguma tecnologia como aliada de diferentes processos, por exemplo, é essencial que todos sejam informados em diferentes tipos de comunicação, seja qual for o canal utilizado pelo hospital.

Além disso, mais uma vez, é importante que todas as dúvidas sejam retiradas dos colaboradores, e que continuamente a gestão identifique as principais dificuldades do time para buscar por soluções técnicas e comportamentais.

7. ELABORE E DISSEMINE A POLÍTICA DE SEGURANÇA

Entre os diferenciais de uma gestão contar com a política de segurança bem estruturada, destacamos especialmente:

  • entendimento dos processos como um todo do hospital para implementar mudanças sempre que a equipe considerar necessária de acordo com as especificidades do contexto;
  • implementação de novos procedimentos e de controles, de acordo com os relatórios e análises elaborados no dia a dia da gestão;
  • possibilidade de continuar operando as rotinas do hospital, mesmo em casos de falhas ou riscos, uma vez que a política estará bem estruturada sobre o que é preciso fazer em cada associação;
  • maior segurança para os processos como um todo e, consequentemente, para os pacientes, entre outros.

Como uma empresa especializada pode ajudar nessa missão?

Uma empresa especializada oferece serviços de alta qualidade. Isso porque, enquanto o foco da gestão está em melhorar os serviços fornecidos no hospital, um fornecedor que tem expertise de segurança para o hospital como um todo está concentrado em melhorar suas técnicas e abordagens de proteção.

Entre os tipos de segurança que uma empresa terceirizada pode contribuir, destacamos especialmente:

  • garantia da integridade dos pacientes;
  • prevenção e análise das vulnerabilidades;
  • geração de um manual de procedimentos;
  • aprimoramento da capacidade de atendimento;
  • controle de acesso adaptado às complexidades da gestão hospitalar, entre outros.

Essa medida (terceirização) também representa economia nos gastos do hospital. Em geral, se você for contratar, treinar, desenvolver e equipar uma equipe de segurança, terá um custo bem alto para isso. Como as empresas terceirizadas demandam esse tipo de recurso em larga escala (para muitas equipes), conseguem preços bem menores, oferecendo um custo-benefício mais atrativo para o hospital.

Como você viu, apesar de não estar diretamente associada à atividade-fim, a segurança hospitalar é muito importante para assegurar a integridade dos pacientes, dos seus familiares e acompanhantes e dos profissionais de saúde. Portanto, é muito importante priorizar um serviço de qualidade.

Por essa razão, é essencial que invista em uma equipe capacitada nesse sentido, tendo a terceirização como um importante fator para que as pessoas continuem exercendo seus papéis de forma estratégica.

Agora que você já está por dentro do assunto e já sabe tudo o que precisa sobre segurança hospitalar, é importante ter contato com uma empresa capacitada e com experiência no mercado. Para ter acesso a mais dicas como essas, é só assinar a nossa newsletter e receber os materiais direto em sua caixa!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese