O que é e como funciona o monitoramento com drones?

Da forma como percebemos, investir em tecnologia aplicada é uma das melhores formas de qualificar a segurança patrimonial. Por isso, elaboramos este conteúdo indispensável sobre o tema, demonstrando o conceito, o funcionamento e a importância do monitoramento com drones, uma novidade que está cada vez mais popular nos projetos de segurança. 

Para que não restem dúvidas sobre o tema, abordamos os principais tópicos sobre o assunto. Aqui, você entenderá o que é o monitoramento por drones, em quais cenários vale a pena investir nessa tecnologia e, por fim, como você pode obter essa ferramenta para o seu projeto de segurança. Então, não perca tempo e acompanhe! 

O que é o monitoramento com drones?

O monitoramento com drones é um tipo de patrulha que, em vez de ser realizado por profissionais a pé ou em carros e motocicletas, é feito remotamente por um operador que controla o drone a partir de uma base operacional. Por sua vez, esta pode ficar localizada no próprio QG de segurança do perímetro patrulhado ou em uma empresa especializada que presta esse serviço. 

Tecnicamente, o objetivo do monitoramento com drones é o mesmo da patrulha in loco — ou seja, supervisionar a segurança dos perímetros e verificar a presença de estranhos no ambiente, averiguando denúncias, ruídos ou demais situações que chamem a atenção do time de segurança. A diferença, essencialmente, é o método e a ferramenta utilizada para essa tarefa.

Por exemplo, imagine que o time de segurança nota uma movimentação estranha por meio do sistema de câmeras. Então, em vez de ordenar um vigilante para averiguar o setor, colocando esse profissional em risco, o time de segurança pode enviar o drone, que cumprirá a mesma função, com muito mais agilidade e sem colocar uma vida em risco. 

Outro destaque é a versatilidade desses equipamentos. Além de permitir um monitoramento birdview (visão de pássaro), cobrindo grandes áreas com detalhe e velocidade, atualmente, já existem drones leves, pequenos e silenciosos o suficiente para fazer rondas de monitoramento em ambientes internos, como pavilhões, armazéns, escritórios, chãos de fábricas e afins. 

Outro fato interessante é que muitas empresas já estão desenvolvendo soluções e tecnologias ainda mais sofisticadas de ronda e monitoramento, permitindo a automação das patrulhas, com o drone seguindo um caminho previamente programado e notificando a central caso identifique algum corpo estranho nas imagens captadas por sua câmera em tempo real. 

Quando vale a pena utilizar o monitoramento com drones?

Da forma como percebemos, os drones têm tudo para se transformarem no “canivete suíço” da segurança patrimonial. A versatilidade desse equipamento, bem como a popularização dessa tecnologia no mercado, está fazendo com que esses dispositivos se tornem cada vez mais acessíveis, eficientes e robustos para o cotidiano profissional de segurança.  

Atualmente, os drones já são utilizados em um grande número de cenários e aplicações, provendo segurança e eficiência no monitoramento de pátios industriais, estacionamentos, centros de distribuição, shoppings, mercados, hospitais e, até mesmo, condomínios residenciais — sobretudo se considerarmos os modelos mais leves e silenciosos. 

Outras duas características importantes que contribuem para essa versatilidade são justamente a autonomia da bateria e o alcance do sinal controlador e a pequena aeronave. A cada nova geração, tanto a bateria quanto o alcance aumentam consideravelmente — com a popularização do 5G, a expectativa é que o uso dessas ferramentas seja ainda mais versátil. 

No fim das contas, é por essa soma de qualidades que os drones são cada vez mais requisitados nos projetos de segurança patrimonial e eletrônica. Grande parte das vezes, a intenção de adotar essa ferramenta nem é por um desejo de automação ou substituição dos profissionais in loco, mas sim como uma forma de alavancar a qualidade e a eficiência do projeto de segurança. 

É por isso que, em nossa visão, os drones são uma solução que vale a pena para a maioria dos projetos de vigilância, monitoramento e segurança. O desafio é apenas realizar a introdução dessa tecnologia na sua operação, capacitar os colaboradores e acelerar a curva de aprendizado, para que se possa extrair o máximo desses equipamentos.

Como obter essas ferramentas?

Hoje em dia, existem duas formas práticas de obter esses equipamentos para os seus projetos. O primeiro caminho é a aquisição pessoal dessas ferramentas. E o segundo é contando com o apoio de uma consultoria em segurança eletrônica, que são justamente as empresas responsáveis por elaborar os projetos de segurança patrimonial. 

Por existir um grande número de modelos, especificações e finalidades no mercado, o ideal é contar com o apoio de uma empresa especializada. Isso porque, assim, você tem a certeza de adquirir os modelos que são realmente capazes de atender as expectativas e demandas da sua operação, sobretudo em termos de alcance, autonomia e visibilidade. 

Além disso, com o apoio de uma empresa especializada, você também pode elaborar as melhores rotas de monitoramento e patrulha, cobrindo pontos cegos e utilizando todo o potencial desses equipamentos. Por último, mas também importante, vale destacar os treinamentos e certificações, que podem ser oferecidos tanto pela empresa de consultoria quanto pela própria fabricante dos equipamentos.

Da mesma forma que é possível terceirizar portaria e vigilância a distância, também é viável destacar uma empresa especializada para fazer a ronda com os drones, em sincronia com a sua equipe de segurança local. No entanto, boa parte das gestões preferem ter o controle dos equipamentos por um operador próprio.

Nesse caso, é preciso recrutar alguém que já tenha essa competência, ou desenvolver essa habilidade no colaborador, garantindo que o uso da ferramenta seja feito de forma técnica, eficiente e responsável. Afinal de contas, é sempre bom lembrar que drones são equipamentos relativamente caros e, por isso, devem ser manuseados com cuidado, perícia e responsabilidade.

Como pôde ver, o monitoramento com drones é uma tendência que veio para ficar. Além de aumentar a segurança operacional, diminuindo a exposição ao risco, esse tipo de tecnologia também é muito eficiente do ponto de vista energético e econômico, sendo muito mais viável, no longo prazo, do que a contratação de novos vigilantes. 

Agora que você conhece os destaques do monitoramento com drones, aproveite para continuar antenado em mais novidades, tendências e tecnologias para a sua segurança patrimonial. Para isso, basta acessar e curtir a nossa página no Facebook!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese