O que é PGRSS e como ele pode ajudar na gestão de higienização?

A grande maioria dos serviços de saúde, como clínicas e hospitais, lidam com resíduos biológicos, que podem ser considerados como um risco para a população. Afinal, o descarte inadequado desse tipo de resíduo pode contaminar pessoas e animais e, com isso, colocar em risco a saúde de um ou muitos indivíduos.

Dessa forma, ter um planejamento adequado para a manipulação e descarte desses resíduos é essencial. É exatamente para isso que serve o PGRSS. Além de ser uma obrigação legal, contar com esse programa ainda pode ajudar você a melhorar a gestão de higienização e limpeza do hospital como um todo.

Quer saber o que é o PGRSS e como ele pode contribuir para a gestão da higienização do seu hospital? Então, continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

O que é o PGRSS?

PGRSS é a sigla para Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Ele se refere a um documento que evidencia todo o planejamento de descarte e manipulação dos resíduos que podem gerar infecções em humanos ou animais, como agulhas, seringas, lâminas de bisturi, entre outros.

Para entender melhor, pense em uma clínica odontológica. Ao longo do seu trabalho, o profissional pode utilizar bisturis ou outros itens para tratar determinado paciente. Esses materiais têm contato com fluidos orgânicos e, após o uso, devem ser descartados.

Porém, quando colocados no lixo comum, há o risco de que um animal ou, até mesmo, outra pessoa entre em contato com esses materiais e, com isso, seja contaminada. Dessa forma, desde dentro da clínica, é importante que esses resíduos sejam separados de forma a evitar a contaminação de qualquer outro indivíduo, dando o destino adequado para eles.

Todo o planejamento de manipulação e descarte desses resíduos deve estar descrito no Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, ou seja, o PGRSS.

Quando o PGRSS é obrigatório?

O PGRSS é obrigatório para todos os serviços de saúde, incluindo hospitais, clínicas, consultórios, entre outros. Ele também inclui clínicas veterinárias, farmácias e drogarias e, inclusive, serviços que lidam com objetos contaminantes, como estúdios de piercings ou tatuagens.

Como o PGRSS pode ajudar a gestão de limpeza hospitalar?

Quando se fala em hospitais, além de ser obrigatório, o Programa de Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde pode ser um grande aliado da sua limpeza. Isso porque ele pode ir além do cumprimento das obrigações legais, incluindo uma descrição detalhada de todos os processos que envolvem a limpeza e higienização do estabelecimento.

Veja, agora, alguns pontos nos quais ele pode auxiliar.

Permite um treinamento adequado da equipe

Quando você cria um PGRSS, você e a sua equipe passam a ter uma visão mais clara e global de todo o processo de limpeza do hospital. Isso porque o plano inclui a descrição dos resíduos que devem ser tratados e a forma adequada de coleta e manipulação de cada um deles.

Com isso, você pode treinar e capacitar a sua equipe de forma correta. Isso melhora tanto a gestão da higienização quanto a limpeza do hospital como um todo. Afinal, você passa a contar com colaboradores mais capacitados para realizar essas atividades.

Possibilita o mapeamento dos processos

Uma boa gestão da limpeza hospitalar inclui mapeamento e monitoramento de todos os processos relacionados a ela, não é mesmo? Pois saiba que o PGRSS também pode ser um grande aliado nesse aspecto.

Afinal, o PGRSS inclui a descrição de todos os processos que envolvem os resíduos biológicos do estabelecimento. A partir disso, você e sua equipe são capazes de fazer o mapeamento com maior qualidade e eficiência e, dessa forma, monitorar a controlar essas atividades.

Viabiliza a separação adequada do lixo

Quando se fala em lixo hospitalar, é essencial garantir uma separação adequada. Isso porque são produzidos tipos de resíduos diferentes nesse estabelecimento, incluindo orgânicos, biológicos e recicláveis. Separar e dar a destinação correta para cada um deles é essencial para que você realize uma boa gestão da higiene do hospital.

O PGRSS prevê a descrição da melhor forma de separar o lixo biológico dos outros tipos de resíduos no seu hospital. Com isso, quando você conta com esse documento em mãos, tem um material de apoio rico e completo para que você e sua equipe realizem a separação adequada de todos os resíduos do estabelecimento.

Permite o armazenamento e transporte adequados

Por fim, vale lembrar que o armazenamento e transporte adequado de todos os resíduos do hospital faz parte de uma boa gestão da higienização do local. O PGRSS também pode ajudar nesse aspecto!

Isso porque esse documento também inclui a descrição desses procedimentos. Dessa forma, você conta com um guia para que seja possível garantir excelência no seu processo de manipulação e descarte dos mais variados tipos de resíduos gerados pelo hospital.

Como uma empresa especializada por ajudar a elaborar um PGRSS de qualidade?

Contar com uma empresa especializada na hora de elaborar o seu Programa de Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde pode ser a melhor forma de garantir a qualidade desse documento. Afinal, a empresa disponibiliza profissionais especializados e com experiência na área para garantir um plano adequado às necessidades do seu hospital e dentro do que é exigido pela legislação.

Esses profissionais são capazes de realizar um diagnóstico dos resíduos gerados pelo seu estabelecimento para entender melhor quais são as suas principais necessidades e demandas. Eles também têm um conhecimento profundo sobre as exigências legais desse tipo de serviço.

A partir disso é que a empresa elabora o PGRSS. Devido ao conhecimento e à especialização da empresa no assunto, esse serviço garante que você terá um programa de qualidade, totalmente adequado às demandas legais e do seu hospital, podendo utilizá-lo para, inclusive, melhorar a gestão da higiene do seu estabelecimento.

Como você pode perceber, o PGRSS (Programa de Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde) é um documento muito importante para qualquer estabelecimento que atue na área de saúde ou gere resíduos biológicos. Além de ser uma exigência legal, ele também permite que você dê o melhor destino para os resíduos gerados, melhorando a higiene e limpeza do estabelecimento como um todo.

Portanto, na hora de elaborar o PGRSS, conte com uma empresa especializada e garanta a qualidade do seu processo! Aproveite que está aprendendo e leia, também, nosso artigo sobre como evitar desperdício em hospitais!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese