Confira o que são healthtechs e saiba como elas estão inovando a saúde do Brasil

Quem trabalha com gestão hospitalar precisa saber o que são as healthtechs. Baseado no uso da tecnologia, essas startups prometem transformar o segmento da saúde no Brasil e no mundo, para promover as melhores formas de acesso a serviços médicos.

No Brasil, já são 500 healthtechs trabalhando e usando dados e outras inovações, como inteligência artificial e big data, sendo que essas tecnologias são fundamentais para que esse movimento transformador seja implantado.

Quer saber mais sobre o que são as healthtechs e como elas estão inovando a saúde do Brasil? Então, continue a leitura!

O que são as healthtechs?

Com foco no setor de saúde, as healthtechs são startups tecnológicas — empresas com foco em tecnologia, cuja característica do negócio é escalável e com grande potencial de expansão — que trabalham com soluções para otimizar todo sistema de saúde.

O termo em inglês é a junção das palavras health e tech, portanto, saúde e tecnologia. Esse serviço alia computação em nuvem, soluções mobile, inteligência artificial e data analytics para tornar melhor os serviços na área da saúde.

Em termos de mercado, as healthtechs conseguem atender um vasto público, do B₂B ao B₂C. Dessa forma, oferecem soluções capazes de dar início a uma gestão centralizada com foco em serviços personalizados, o que proporciona melhores resultados para os pacientes.

Nesse cenário, healthtechs procuram promover mais flexibilidade para o setor da saúde, que é um mercado bastante tradicional, mas de fundamental importância para a nossa sociedade.

Aliando a saúde à tecnologia, é possível encurtar as distâncias entre o serviço médico de qualidade e à população, ao mesmo tempo, em que aprimora a acessibilidade a serviços compatíveis com a renda do paciente, promovendo o acesso especializado às necessidades do cidadão.

Quais são as novidades promovidas pelas healthtechs?

As soluções inovadoras são o foco de atuação das healthtechs, tendo como eixo central a tecnologia, que passa a facilitar a comunicação entre pacientes, médicos e demais agentes de saúde, o que inclui clínicas e laboratórios.

Assim, as healthtechs atuam em amplos contextos do relacionamento com os pacientes até a gestão hospitalar. Como vimos, elas também podem ser usadas para melhorar o acesso às informações de saúde e também para melhorar os meios de acesso às especialidades médicas.

Logo, a saúde digital possibilita um vasto campo de opções a ser explorado, sendo possível a partir das tecnologias a seguir. Acompanhe!

Big Data

O Big Data é o responsável por recolher, filtrar e analisar os mais diversos tipos de dados relacionados à saúde do paciente no contexto da saúde. Com essas informações organizadas de maneira eficiente, elas podem ser processadas para gerar um melhor diagnóstico para os pacientes, o que promove tratamentos mais acertados e uma melhor qualidade de vida para o cidadão que usa o serviço das healthtechs.

O Big Data tem como grande aliado o machine learning, usado para identificar padrões em uma rede estruturada de dados. Com isso, o profissional de saúde passa a fazer o mapeamento de possíveis soluções, aumentando as chances de encontrar os tratamentos mais adequados para cada caso.

Inteligência Artificial

Com o objetivo de elevar a qualidade dos atendimentos, a Inteligência Artificial vem sendo usada na área médica para impulsionar a relação entre os serviços em saúde e pacientes. Isso porque a Inteligência Artificial torna possível personalizar o atendimento por meio de recursos como o Big Data, que, como mencionamos, é responsável por recolher, analisar e processar os dados.

A partir disso, é possível promover um atendimento de melhor qualidade e também ágil, desde o início do contato com o serviço até o pós-tratamento. Com base na tecnologia da Inteligência Artificial, os profissionais de saúde passam a ter um melhor suporte de informações acerca do paciente, o que ajuda na tomada de decisão.

A Inteligência Artificial também vem sendo usada no aprimoramento de soluções inteligentes, como próteses modernas, o que significa um grande salto para a qualidade de vida de pacientes com diversas necessidades especiais de mobilidade.

Nanotecnologia

Apesar de ser uma tecnologia de uso inicial na saúde, a nanotecnologia é um recurso que vem sendo explorado pelas startups de saúde para pesquisar a cura de doenças específicas, como câncer. Com o contexto da pandemia desencadeado pela Covid-19, a nanotecnologia tem sido amplamente usada para a busca da produção de novas vacinas para Covid-19, entre outras doenças.

Realidade Virtual

A Realidade Virtual já vem sendo utilizada em vários mercados, e é claro que as healthtechs também estão aproveitando esse recurso para fazer a diferença na vida das pessoas. No ambiente da saúde, a Realidade Virtual é essencial para promover um diagnóstico mais preciso no tratamento de questões que envolvem transtornos psicológicos e mentais.

Isso acontece com a criação de cenários interativos e propícios para que os pacientes tenham condições de participar e, com isso, se envolver. Nesse caso, a Realidade Virtual é usada para solucionar questões como fobias e traumas.

Acesso à informação

Com a transformação digital, a área da saúde também é beneficiada com maior acesso à informação. Isso é possível graças a dispositivos conectados á rede mundial de computadores, que proporciona a troca de dados eficiente.

Isso sem falar nas videochamadas, muito utilizadas na telesaúde, além de um leque enorme de opções de comunicação, proporcionados também pelo maior acesso da população aos recursos tecnológicos.

Todo esse contexto torna mais democrático o acesso à saúde, já que a tecnologia pode diminuir distâncias e unir profissionais de saúde e pacientes, bem como as informações necessárias para um melhor diagnóstico.

Diante do exposto, fica evidente que as healthtechs são capazes de promover a otimização dos tratamentos, o que gera mais bem-estar para os pacientes.

Além disso, saber o que são healthtechs é primordial para que os profissionais de saúde possam contar com tais recursos para o avanço de seus serviços, promovendo um maior acesso a toda população. Já do ponto de vista da gestão, as healthtechs tornam mais lucrativas o negócio, ao mesmo tempo, em que aumentam a qualidade dos atendimentos.

Se você gostou deste artigo sobre o que são healthtechs, deixe seu comentário conosco!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese