Portaria virtual: saiba como funciona e quais são as vantagens

A preocupação com a violência tem aumentado cada dia mais, por isso, a população tem considerado a busca por estratégias que ofereçam maior segurança. Você já imaginou se no seu condomínio tivesse uma portaria virtual? Aliás, você sabe como ela funciona?

Não há a presença de porteiros, mas mesmo assim, a entrada do condomínio é toda controlada por meio de câmeras de segurança. Acontece que, a partir de uma central, é feita a autorização ou o impedimento da entrada de visitantes no local.

A portaria virtual é cada vez mais comum no Brasil. Só em São Paulo, a presença dessa inovação é gigantesca, segundo pesquisa.

Foi nos últimos anos que as portarias virtuais ganharam popularidade, e isso não aconteceu à toa. Afinal de contas, elas unem dois grandes benefícios atraentes: mais segurança e redução de custos. Quer saber mais sobre essa tecnologia? Acompanhe e confira!

Afinal, o que é portaria virtual?

A portaria virtual é um sistema que trabalha de forma remota com profissionais de segurança. O objetivo de tanta tecnologia no setor é fazer o controle de acesso a condomínios de maneira eficiente e extremamente protegida.

Com o sistema de portaria virtual, é possível fazer a substituição das figuras do vigia, do vigilante e do porteiro, pois a identificação na entrada é realizada com uso de vídeo e de biometria por profissionais que ficam na central de monitoramento. O acesso, portanto, é concedido somente para moradores cadastrados ou para os visitantes que têm autorização para entrar no local.

Além de abrir e fechar os portões do condomínio, os operadores monitoram a área 24 horas com os sistemas de alarme, de biometria, câmeras de alta definição e dispositivos de pânico. Tudo isso para assegurar que as situações emergentes sejam devidamente comunicadas à central de monitoramento.

Como funciona uma portaria virtual?

Com a portaria virtual, não é necessário ter um porteiro físico no condomínio. Isso se torna possível, pois o sistema tem o papel de realizar a identificação de entrada por meio de vídeo e de biometria.

A finalidade da portaria virtual é permitir tanto a abertura quanto o fechamento dos portões para pessoas autorizadas e, claro, barrar a entrada de pessoas que não tenham autorização. Isso pode ser aplicado na entrada e na garagem do condomínio.

Vale lembrar que todo o processo ocorre de maneira automatizada. Dessa forma, os moradores organizam o controle de acesso, desde os visitantes até os prestadores de serviço.

Como funcionam as entregas com a portaria virtual?

Mesmo com a implementação de uma portaria virtual, a figura do zelador ou de outros funcionários continua importante. Como não há uma portaria física, deverá haver um colaborador responsável por receber os pacotes do serviço postal ou da transportadora e correspondências que necessitem de assinatura.

Muitos condomínios, especialmente os maiores, já contam com colaboradores designados para receber e distribuir a correspondência entre os apartamentos. Assim, essa é uma excelente opção para os síndicos que desejam instalar uma portaria virtual.

Já as entregas de delivery devem continuar seguindo as regras do condomínio. Por questões de segurança, a maioria dos prédios decidiu que os entregadores não podem entrar no empreendimento. Desse modo, o morador precisa se deslocar até a portaria para receber o seu pedido.

Quais são as principais vantagens da portaria virtual?

Depois de entender o que é e como funciona uma portaria virtual, é importante mencionar que todos os dados de vídeo e de áudio são armazenados para uma análise futura. Isso permite, inclusive, a confecção de índices e de relatórios sobre o volume de liberações feitas para visitantes ou, ainda, sobre a quantidade de veículos que entraram no condomínio, por exemplo.

Lembrando que é importante garantir a proteção dos dados, seguindo o que determina a Lei nº 13.709, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), de 14 de agosto de 2018, que dispõe sobre o tema.

A Verzani & Sandrini, por exemplo, desenvolve novos protocolos e investe, principalmente, em recursos de proteção sistêmica para impedir vazamentos de dados dos sistemas de segurança eletrônica. Para isso, uma nova camada de softwares de proteção contra invasões a banco de dados foi adotada.

Além da eficácia e da praticidade no momento da liberação dos acessos, podemos elencar outras vantagens para o uso desse sistema. Confira, a seguir!

Custo

O fator financeiro é um grande atrativo, já que a folha de pagamento dos colaboradores tende a representar uma boa parcela nos custos de um condomínio. A boa notícia é que, ao contratar os serviços da portaria virtual, a empresa fornecedora tem a responsabilidade pelos encargos trabalhistas dos operadores.

Além disso, o controle é totalmente centralizado, ou seja, não há a necessidade de vários porteiros físicos quando o local tem uma área extensa, por exemplo. Assim, há uma grande economia com folha de pagamento, permitindo que o valor possa ser investido em outras melhorias no espaço ou, ainda, que a taxa condominial seja reduzida.

Outro ponto que impacta os custos do condomínio é que, com uma portaria virtual, não há despesas com ações trabalhistas ou afastamentos de funcionários por questões de saúde ou outro motivo, visto que o serviço é terceirizado. Assim, é a empresa contratada que fica responsável por seus funcionários.

Segurança

Um fator que pesa muito na escolha do uso desse sistema é a proteção das pessoas. Uma portaria virtual não pode ser rendida por criminosos, afinal, não existem operadores humanos na portaria. Além disso, uma tentativa de arrombamento ou invasão do sistema é detectada de forma muito fácil pelos sensores e pelas câmeras, possibilitando o acionamento da polícia.

Vale destacar que há um cadastramento de todas as pessoas que são autorizadas em um sistema de permissão. Assim, desconhecidos e intrusos são impedidos de entrar no condomínio.

Disponibilidade

A portaria virtual nunca vai ficar descoberta. Isso porque não existe o risco de um operador ter que ir ao banheiro e deixar a sua função por alguns minutos, pois o time de profissionais trabalha em regime de trocas de turno, sendo capacitado para as atividades de monitoramento.

Os funcionários são aptos a observar várias portarias de maneira integral e centralizada. Isso, sem contar que medidas de contingência são instaladas com o objetivo de prevenir situações como perda de conexão, panes elétricas ou falhas dos equipamentos.

Redução de erros e eliminação de fraudes

A ausência de operadores no local de entrada do condomínio acaba excluindo eventuais liberações incorretas. O funcionário, por estar monitorando o sistema a distância, não tem contato direto com os visitantes. Logo, não existe a possibilidade de ele liberar o acesso de pessoas conhecidas, familiares ou amigos que não tenham permissão para entrar no local.

Outro ponto importante é que todos os colaboradores da portaria virtual passam por treinamento específico para dominar a tecnologia e, ainda, realizam constantemente cursos de aperfeiçoamento e capacitação. Isso resulta em um serviço de alta qualidade, que impactará positivamente o bem-estar de todos os condôminos.

Quais são os custos da portaria virtual?

De acordo com a cidade e com a quantidade de casas ou apartamentos do condomínio, os valores podem sofrer variação. Normalmente, no orçamento, já é passado um valor que inclui os custos de instalação das câmeras, dos softwares e da implementação do sistema de portaria virtual.

As possibilidades de economia a médio e longo prazo devem ser consideradas na hora de avaliar o investimento, pois são vantagens que o tornam atraente. Isso porque estamos falando de redução de custos com treinamentos, mão de obra, pendências e problemas judiciais, contratações e muitos outros gastos.

Ao contratar e implementar uma portaria virtual, consegue-se uma economia muito grande, uma vez que o controle, monitoramento e segurança são feitos de forma remota, por meio de empresas que realizam a automação do condomínio com um time de especialistas.

Em média, estima-se que o custo de uma portaria de condomínio pode reduzir de 50% a 80%, dependendo do modelo contratado. Ou seja, essa é uma excelente solução tanto para o condomínio, que vai conseguir diminuir os custos, quanto para os condôminos, que vão poder ter uma queda no valor da taxa condominial.

É preciso decidir o assunto em assembleia?

Como você viu, a portaria é uma excelente opção para aumentar a segurança, diminuir os custos e falhas no setor. No entanto, como a troca de uma portaria física para uma virtual impacta diretamente a rotina dos moradores, eles devem fazer parte dessa decisão.

Então, leve o assunto a uma assembleia, apresente os benefícios aos condôminos e explique como ficará a nova rotina deles, dos visitantes e de entregas. Desse modo, o tema será votado e decidido conforme eles julgarem melhor.

Como é uma tecnologia que muitos podem desconhecer, é importante detalhar as vantagens, principalmente, no que se refere à segurança, que é um dos principais fatores que levam as famílias a morarem em condomínios. Se preciso, apresente vídeos com demonstração da portaria virtual e exiba gráficos com a projeção da redução dos custos. Acredite: isso ajudará os moradores a compreenderem melhor os benefícios.

O quórum para a aprovação da implementação da portaria virtual depende do que está disposto na Convenção do Condomínio. Sendo assim, se no documento consta que o condomínio conta com uma portaria 24h, o recomendado é que haja a aprovação de 2/3 dos condôminos, pois se trata de uma alteração do que diz a própria Convenção.

Por sua vez, se a Convenção não detalha que há uma portaria física funcionando 24h, o tema, normalmente, é aprovado por maioria simples dos presentes. No entanto, há advogados especializados em assuntos condominiais que entendem que por se tratar de uma obra útil, precisa ser aprovada pela maioria do todo, isto é, 50% de todos os condôminos, mais um.

Como instalar uma portaria virtual no condomínio?

Vamos supor que você resolva instalar uma portaria virtual no seu condomínio. O passo inicial vai ser a aquisição de vários equipamentos tecnológicos, como aparelhagem de identificação dos moradores e câmeras de segurança para controlar a entrada das pessoas.

Normalmente, esses equipamentos vêm com sistemas de biometria, QR Code ou tags, além de conexão com internet de potência bem alta, para que seja possível transmitir as imagens em tempo real e com a máxima qualidade. Também é preciso fazer manutenções periódicas e preventivas para que os serviços possam funcionar corretamente.

É necessário muito estudo, planejamento e a contratação de uma equipe de segurança de ponta, bem como contar com uma parceria de sucesso na instalação e monitoramento, para que tudo ocorra perfeitamente. Conte com a Verzani & Sandrini para instalar a portaria virtual no seu condomínio. Somos uma das maiores empresas do segmento no Brasil, com um atendimento diferenciado, fazendo com que os contratados se sintam realmente amparados.

Contratar uma empresa de segurança vai trazer muitas vantagens. Lembre-se de que, para captar, organizar e armazenar as imagens, fazer todo o controle da portaria e agir em tempo hábil em caso de irregularidade, é necessário ter um preparo técnico para utilizar os equipamentos corretos e garantir que a portaria virtual funcione perfeitamente. Isso proporciona o uso de um plano de segurança adequado.

Quer instalar uma portaria virtual e aproveitar todas as vantagens que citamos aqui? Então, não espere mais! Entre em contato com a Verzani & Sandrini agora mesmo!

im a entrada do condomínio é toda controlada, por meio de câmeras de segurança. Acontece que, a partir de uma central, é feita a autorização ou o impedimento da entrada de visitantes no local. A portaria virtual é cada vez mais comum no Brasil. Só em São Paulo, a presença dessa inovação é gigantesca, segundo pesquisa.

Foi nos últimos anos que as portarias virtuais ganharam popularidade, e isso não aconteceu à toa. Afinal de contas, elas unem dois grandes benefícios atraentes: mais segurança e redução de custos. Quer saber mais sobre essa tecnologia? Acompanhe e confira!

Afinal, o que é portaria virtual?

A portaria virtual é um sistema que trabalha de forma remota com profissionais de segurança. O objetivo de tanta tecnologia na segurança é fazer o controle de acesso a condomínios de maneira eficiente e extremamente segura.

Com o sistema de portaria virtual, é possível fazer a substituição da figura do vigia, vigilante e porteiro, pois a identificação da entrada é realizada com uso de vídeo e de biometria por profissionais que ficam na central de monitoramento. O acesso, portanto, é concedido somente para moradores cadastrados ou para os visitantes que têm autorização para entrar no local.

Além de abrir e fechar os portões do condomínio, os operadores monitoram o local 24h com os sistemas de alarme, de biometria, câmeras de alta definição e dispositivos de pânico para assegurar que as situações emergentes sejam devidamente comunicadas à central de monitoramento.

Como funciona uma portaria virtual?

Com a portaria virtual, não é necessário ter um porteiro físico no condomínio. Isso se torna possível, pois o sistema tem o papel de realizar a identificação de entrada por meio de vídeo e de biometria.

A finalidade da portaria virtual é permitir tanto a abertura quanto o fechamento dos portões para pessoas autorizadas e, claro, barrar a entrada de pessoas que não tenham autorização.

Isso pode ser aplicado na entrada e na garagem do condomínio. Vale lembrar que todo o processo ocorre de maneira automatizada. Dessa forma, os moradores organizam o controle de acesso desde os visitantes até os prestadores de serviço.

Quais são as principais vantagens da portaria virtual?

Depois de entender o que é e como funciona uma portaria virtual, é importante mencionar que todos os dados de vídeo e de áudio são armazenados para uma análise futura. Isso permite, inclusive, a confecção de índices e de relatórios sobre o volume de liberações feitas para visitantes ou ainda sobre a quantidade de veículos que entraram no condomínio, por exemplo.

Lembrando que é importante garantir a proteção dos dados, seguindo o que determina a Lei nº 13.709, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), de 14 de agosto de 2018, que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais.

O Grupo Verzani & Sandrini, por exemplo, desenvolve novos protocolos e investe principalmente em recursos de proteção sistêmica para impedir vazamentos de dados dos sistemas de segurança eletrônica. Para isso, uma nova camada de softwares de proteção contra invasões a banco de dados foi adotada.

Além da eficácia e da praticidade no momento da liberação dos acessos, podemos elencar outras vantagens para o uso desse sistema. Confira a seguir!

Custo

O fator financeiro é um grande atrativo, já que a folha de pagamento dos colaboradores tende a representar uma boa parcela nos custos de um condomínio.

A boa notícia é que, ao contratar os serviços da portaria virtual, a empresa fornecedora tem a responsabilidade pelos encargos trabalhistas dos operadores. Além disso, o controle é totalmente centralizado, ou seja, não há a necessidade de vários porteiros físicos, quando o local tem uma área extensa, por exemplo.

Segurança

Um fator que pesa muito na escolha do uso desse sistema é a proteção das pessoas. Uma portaria virtual não pode ser rendida por criminosos; afinal, não existem operadores humanos na portaria. Além disso, uma tentativa de arrombamento ou invasão do sistema é detectada de forma muito fácil pelos sensores e pelas câmeras, possibilitando o acionamento da polícia.

Vale destacar que há um cadastramento de todas as pessoas que são autorizadas em um sistema de permissão. Assim, desconhecidos e intrusos são impedidos de entrar no condomínio.

Disponibilidade

A portaria virtual nunca vai ficar descoberta. Isso porque não existe o risco de um operador ter que ir ao banheiro e deixar a sua função por alguns minutos, pois o time de profissionais trabalha em regime de trocas de turno, sendo capacitado para as atividades de monitoramento. Os funcionários são aptos a observar várias portarias de maneira integral e centralizada.

Isso sem contar que medidas de contingência são instaladas com o objetivo de prevenir situações como perda de conexão, panes elétricas ou falhas dos equipamentos.

Redução de erros e eliminação de fraudes

A ausência de operadores no local de entrada do condomínio acaba excluindo eventuais liberações incorretas. O funcionário, por estar monitorando o sistema a distância, não tem contato direto com os visitantes. Logo, não existe a possibilidade de ele liberar o acesso de pessoas conhecidas, familiares ou amigos que não tenham permissão para entrar no local.

[rock-convert-cta id=”2047″]

Quais são os custos da portaria virtual?

De acordo com a cidade e com a quantidade de casas ou apartamentos do condomínio, os valores podem sofrer variação. Normalmente, no orçamento, já é passado um valor que inclui os custos de instalação das câmeras, dos softwares e da implementação do sistema de portaria virtual.

As possibilidades de economia a médio e longo prazo devem ser consideradas na hora de avaliar o investimento, pois são vantagens que o tornam atraente, já que estamos falando de redução de custos com treinamentos, mão de obra, pendências e problemas judiciais, contratações e muitos outros gastos.

Ao contratar e implementar uma portaria virtual, consegue-se uma economia muito grande, uma vez que o controle, monitoramento e segurança são feitos de forma remota, por meio de empresas que realizam a automação do condomínio com um time de especialistas.

Em média, estima-se que o custo de uma portaria de condomínio pode reduzir de 50% a 80%, dependendo do modelo contratado. Ou seja, essa é uma excelente solução tanto para o condomínio, que vai conseguir diminuir os custos, quanto para os condôminos, que vão poder ter uma queda no valor da taxa condominial.

Como instalar uma portaria virtual no condomínio?

Vamos supor que você resolva instalar uma portaria virtual no seu condomínio. O passo inicial vai ser a aquisição de vários equipamentos tecnológicos, como aparelhagem de identificação dos moradores e câmeras de segurança para controlar a entrada das pessoas no condomínio.

Normalmente, esses equipamentos vêm com sistemas de biometria, QR Code ou tags, além de conexão com internet de potência bem alta, para que seja possível transmitir as imagens em tempo real e com a máxima qualidade. Também é preciso fazer manutenções periódicas e preventivas para que os serviços possam funcionar corretamente.

Bom, é necessário muito estudo, planejamento e a contratação de uma equipe de segurança de ponta, bem como contar com uma parceria de sucesso na instalação e monitoramento, para que tudo ocorra perfeitamente.

Conte com a Verzani & Sandrini para instalar a portaria virtual no seu condomínio. Somos uma das maiores empresas do segmento no Brasil, com um atendimento diferenciado, fazendo com que os contratados se sintam realmente amparados.

Contratar uma empresa de segurança vai trazer muitas vantagens. Lembre-se de que, para captar, organizar e armazenar as imagens, fazer todo o controle da portaria e agir em tempo hábil em caso de irregularidade, é necessário ter um preparo técnico para utilizar os equipamentos corretos e garantir que a portaria virtual funcione perfeitamente. Isso permite proporcionar um plano de segurança adequado.

Quer instalar uma portaria virtual e aproveitar todas as vantagens que citamos aqui? Então não espere mais! Entre em contato com a Verzani & Sandrini agora mesmo!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese