Portaria virtual: saiba como funciona e quais são as vantagens

A preocupação com a violência tem aumentado cada dia mais, por isso a população tem considerado a busca por estratégias que ofereçam maior segurança. Você já imaginou se no seu condomínio tivesse uma portaria virtual? Como assim? O que é uma portaria virtual?

Bom, não há a presença de porteiros, mas mesmo assim a entrada do condomínio é toda controlada, por meio de câmeras de segurança. Acontece que, a partir de uma central, é feita a autorização ou o impedimento da entrada de visitantes no local. A portaria virtual é cada vez mais comum no Brasil. Só em São Paulo, a presença dessa inovação é gigantesca, segundo pesquisa.

Foi nos últimos anos que as portarias virtuais ganharam popularidade, e isso não aconteceu à toa. Afinal de contas, elas unem dois grandes benefícios atraentes: mais segurança e redução de custos. Quer saber mais sobre essa tecnologia? Acompanhe e confira!

Afinal, o que é portaria virtual?

A portaria virtual é um sistema que trabalha de forma remota com profissionais de segurança. O objetivo de tanta tecnologia na segurança é fazer o controle de acesso a condomínios de maneira eficiente e extremamente segura.

Com o sistema de portaria virtual, é possível fazer a substituição da figura do vigia, vigilante e porteiro, pois a identificação da entrada é realizada com uso de vídeo e de biometria por profissionais que ficam na central de monitoramento. O acesso, portanto, é concedido somente para moradores cadastrados ou para os visitantes que têm autorização para entrar no local.

Além de abrir e fechar os portões do condomínio, os operadores monitoram o local 24h com os sistemas de alarme, de biometria, câmeras de alta definição e dispositivos de pânico para assegurar que as situações emergentes sejam devidamente comunicadas à central de monitoramento.

Como funciona uma portaria virtual?

Com a portaria virtual, não é necessário ter um porteiro físico no condomínio. Isso se torna possível, pois o sistema tem o papel de realizar a identificação de entrada por meio de vídeo e de biometria.

A finalidade da portaria virtual é permitir tanto a abertura quanto o fechamento dos portões para pessoas autorizadas e, claro, barrar a entrada de pessoas que não tenham autorização.

Isso pode ser aplicado na entrada e na garagem do condomínio. Vale lembrar que todo o processo ocorre de maneira automatizada. Dessa forma, os moradores organizam o controle de acesso desde os visitantes até os prestadores de serviço.

Quais são as principais vantagens da portaria virtual?

Depois de entender o que é e como funciona uma portaria virtual, é importante mencionar que todos os dados de vídeo e de áudio são armazenados para uma análise futura. Isso permite, inclusive, a confecção de índices e de relatórios sobre o volume de liberações feitas para visitantes ou ainda sobre a quantidade de veículos que entraram no condomínio, por exemplo.

Lembrando que é importante garantir a proteção dos dados, seguindo o que determina a Lei nº 13.709, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), de 14 de agosto de 2018, que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais.

O Grupo Verzani & Sandrini, por exemplo, desenvolve novos protocolos e investe principalmente em recursos de proteção sistêmica para impedir vazamentos de dados dos sistemas de segurança eletrônica. Para isso, uma nova camada de softwares de proteção contra invasões a banco de dados foi adotada.

Além da eficácia e da praticidade no momento da liberação dos acessos, podemos elencar outras vantagens para o uso desse sistema. Confira a seguir!

Custo

O fator financeiro é um grande atrativo, já que a folha de pagamento dos colaboradores tende a representar uma boa parcela nos custos de um condomínio.

A boa notícia é que, ao contratar os serviços da portaria virtual, a empresa fornecedora tem a responsabilidade pelos encargos trabalhistas dos operadores. Além disso, o controle é totalmente centralizado, ou seja, não há a necessidade de vários porteiros físicos, quando o local tem uma área extensa, por exemplo.

Segurança

Um fator que pesa muito na escolha do uso desse sistema é a proteção das pessoas. Uma portaria virtual não pode ser rendida por criminosos; afinal, não existem operadores humanos na portaria. Além disso, uma tentativa de arrombamento ou invasão do sistema é detectada de forma muito fácil pelos sensores e pelas câmeras, possibilitando o acionamento da polícia.

Vale destacar que há um cadastramento de todas as pessoas que são autorizadas em um sistema de permissão. Assim, desconhecidos e intrusos são impedidos de entrar no condomínio.

Disponibilidade

A portaria virtual nunca vai ficar descoberta. Isso porque não existe o risco de um operador ter que ir ao banheiro e deixar a sua função por alguns minutos, pois o time de profissionais trabalha em regime de trocas de turno, sendo capacitado para as atividades de monitoramento. Os funcionários são aptos a observar várias portarias de maneira integral e centralizada.

Isso sem contar que medidas de contingência são instaladas com o objetivo de prevenir situações como perda de conexão, panes elétricas ou falhas dos equipamentos.

Redução de erros e eliminação de fraudes

A ausência de operadores no local de entrada do condomínio acaba excluindo eventuais liberações incorretas. O funcionário, por estar monitorando o sistema a distância, não tem contato direto com os visitantes. Logo, não existe a possibilidade de ele liberar o acesso de pessoas conhecidas, familiares ou amigos que não tenham permissão para entrar no local.

Quais são os custos da portaria virtual?

De acordo com a cidade e com a quantidade de casas ou apartamentos do condomínio, os valores podem sofrer variação. Normalmente, no orçamento, já é passado um valor que inclui os custos de instalação das câmeras, dos softwares e da implementação do sistema de portaria virtual.

As possibilidades de economia a médio e longo prazo devem ser consideradas na hora de avaliar o investimento, pois são vantagens que o tornam atraente, já que estamos falando de redução de custos com treinamentos, mão de obra, pendências e problemas judiciais, contratações e muitos outros gastos.

Ao contratar e implementar uma portaria virtual, consegue-se uma economia muito grande, uma vez que o controle, monitoramento e segurança são feitos de forma remota, por meio de empresas que realizam a automação do condomínio com um time de especialistas.

Em média, estima-se que o custo de uma portaria de condomínio pode reduzir de 50% a 80%, dependendo do modelo contratado. Ou seja, essa é uma excelente solução tanto para o condomínio, que vai conseguir diminuir os custos, quanto para os condôminos, que vão poder ter uma queda no valor da taxa condominial.

Como instalar uma portaria virtual no condomínio?

Vamos supor que você resolva instalar uma portaria virtual no seu condomínio. O passo inicial vai ser a aquisição de vários equipamentos tecnológicos, como aparelhagem de identificação dos moradores e câmeras de segurança para controlar a entrada das pessoas no condomínio.

Normalmente, esses equipamentos vêm com sistemas de biometria, QR Code ou tags, além de conexão com internet de potência bem alta, para que seja possível transmitir as imagens em tempo real e com a máxima qualidade. Também é preciso fazer manutenções periódicas e preventivas para que os serviços possam funcionar corretamente.

Bom, é necessário muito estudo, planejamento e a contratação de uma equipe de segurança de ponta, bem como contar com uma parceria de sucesso na instalação e monitoramento, para que tudo ocorra perfeitamente.

Conte com a Verzani & Sandrini para instalar a portaria virtual no seu condomínio. Somos uma das maiores empresas do segmento no Brasil, com um atendimento diferenciado, fazendo com que os contratados se sintam realmente amparados.

Contratar uma empresa de segurança vai trazer muitas vantagens. Lembre-se de que, para captar, organizar e armazenar as imagens, fazer todo o controle da portaria e agir em tempo hábil em caso de irregularidade, é necessário ter um preparo técnico para utilizar os equipamentos corretos e garantir que a portaria virtual funcione perfeitamente. Isso permite proporcionar um plano de segurança adequado.

Quer instalar uma portaria virtual e aproveitar todas as vantagens que citamos aqui? Então não espere mais! Entre em contato com a Verzani & Sandrini agora mesmo!

Guia prático sobre como garantir uma boa limpeza em condomínios
Treinamento de funcionários terceirizados: entenda as responsabilidades de cada parte
Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese