O que pode ser feito para garantir a prevenção de incêndios?

A prevenção de incêndios é um dos temas mais importantes quando se trata de gestão e manutenção predial. Sendo assim, aproveitamos o momento para elaborar um artigo completo sobre o tema, destacando as principais soluções, tecnologias e práticas para aprimorar a segurança do seu local.

Para isso, listamos os aspectos mais importantes sobre o assunto. Neste post, você aprenderá o que pode ser feito para melhorar o seu plano de prevenção e combate, como as pessoas podem ajudar em uma ocorrência e, por fim, perceberá as vantagens da ação preventiva. Continue a leitura e saiba mais!

O que pode ser feito para aprimorar a prevenção de incêndios?

Tecnologia, equipamentos, sinalização e preparo: esses são os aspectos mais importantes para a segurança predial contra incêndios — o que vale para unidades residenciais, comerciais e mistas. Juntos, esses fatores aumentam a proteção local, reduzindo o tempo de resposta na identificação e combate aos focos de incêndio.

A seguir, saiba mais sobre cada um deles!

Tecnologia

A começar pela melhor solução preventiva: o uso de tecnologia aplicada. Atualmente, o mercado está repleto de boas soluções, como sistemas de detecção e extinção de fogo e modelos afins. O objetivo dessas tecnologias é identificar focos de incêndio, notificar uma central de controle e disparar uma ação corretiva.

Uma aplicação cada vez mais popular é a dos condomínios inteligentes. Primeiro, o sensor identifica fumaça ou outra métrica de risco no ambiente. Então, notifica a central do prédio sobre a ocorrência e, simultaneamente, dispara um jato de água no local, controlando o foco com agilidade, controle e precisão.

Equipamentos

Apesar de ser muito importante, apenas a tecnologia não basta. Também é preciso contar com aparatos tradicionais, mas igualmente eficazes. De acordo com o plano de segurança e o mapa de risco do prédio, a gestão deve alocar extintores, bolas extintoras e demais soluções de prevenção e combate ao longo da unidade.

Sinalização

Todo prédio conta com um plano de gerenciamento de riscos, elaborado por um profissional técnico, que avalia e determina os graus de periculosidade por toda a unidade. Além de posicionar os equipamentos, o plano deve conter instruções sobre a localização de placas de sinalização, seguindo o mapa de risco e indicando pontos de saída e perigo.

Preparo

Por último e igualmente importante, a capacitação. Em empresas, é comum que o profissional técnico em segurança do trabalho seja responsável pela realização de seminários, treinamentos e comissões. Isso contribui para instituir uma mentalidade preventiva e responsável na conduta dos funcionários.

Como as pessoas podem atuar em uma ocorrência?

Antes, é importante frisar que a Verzani & Sandrini não incentiva a ação deliberada das pessoas no combate aos incêndios. Afinal de contas, é para isso que existem profissionais especializados nesse tipo de ocorrência. No entanto, como todos sabemos, incêndios são eventos caóticos, graves e complicados.

Isso significa que nem sempre será possível aguardar pela chegada dos profissionais. Por isso, é importante que a sociedade civil tenha algum nível de competência ao lidar com esse tipo de situação, encarando-a como ela de fato é: um momento de emergência.

A seguir, listamos algumas técnicas de combate a incêndios. Confira!

Extinção por abafamento

Como sugere o nome, essa é uma técnica que tem o objetivo de cortar o suprimento de oxigênio ao foco de incêndio. É assim que muitos extintores são capazes de apagar incêndios, abafando a região ao sobrepor um volume constante de água, gás carbônico, espuma mecânica ou compostos halogenados.

De certo modo, essa técnica também é aplicada quando se recomenda para que pessoas em chamas rolem no chão. Ao bloquear o contato da superfície incendiada com o ar (rolando no chão), é possível minimizar a intensidade do incêndio. É claro, no entanto, que é necessário ser prudente na escolha do método.

Por exemplo, incêndios elétricos não podem ser combatidos com água. Por isso, é preciso que as pessoas estejam bem orientadas sobre a utilização prática dos equipamentos de combate e as diferentes classes de incêndio, evitando amplificar a gravidade da situação.

Quebra da reação em cadeia

Também com um nome sugestivo, o objetivo da quebra da reação em cadeia é interromper o ciclo energético que está catalisando o incêndio. Extintores de pó químico são os principais representantes dessa categoria, pois disparam uma substância que interrompe o processo de combustão imediatamente.

Remoção material

Essa é uma técnica que visa isolar o foco de incêndio. Imagine que você se depara com uma lixeira pegando fogo. Em um escritório, por exemplo, o que não falta é material e superfície comburente para alimentar e amplificar o fogo, como papéis, gessos e afins.

Por isso, nesse cenário, sendo possível remover a lixeira para um local aberto com segurança, essa será a melhor solução. Assim, você evita a expansão do incêndio, restringindo o foco apenas a uma pequena ocorrência.

Quais as vantagens da ação preventiva?

Você já escutou aquela máxima da sabedoria popular que diz que é melhor prevenir que remediar? Bem, essa é a verdade! Em nossa visão, todo investimento em planejamento, capacitação e prevenção de incêndios tem um retorno ilimitado. Afinal, você está investindo diretamente na proteção das pessoas, suas vidas e famílias. Inclusive, negligenciar isso é o famoso “barato que sai caro”.

Basta considerar os vários custos com processos, indenizações, multas, regulamentações e reformas que precisam ser feitas após um incêndio que poderia ter sido prevenido, mas não foi, seja por falhas de segurança, seja por negligência com a manutenção.

É por isso que sempre frisamos a importância da manutenção predial. Esse é um procedimento indispensável na gestão de um prédio, pois apenas ele é capaz de identificar irregularidades e promover soluções com antecedência e responsabilidade, evitando problemas de todos os tipos.

Hoje, a manutenção vai muito além de investigar vulnerabilidades contra incêndios — ainda que essa seja a análise mais importante. Além disso, o procedimento avalia elevadores, bombas d’água, redes elétricas, estruturas de saneamento e tudo o que importa para o conforto, segurança e regularidade do prédio sob a sua gestão.

Agora que você entende a importância de investir na prevenção de incêndios, problemas e acidentes, aproveite para fazer isso com quem mais entende do assunto. Para isso, basta acessar nossa página e entrar em contato!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese