Prevenção e combate a incêndio: o que não fazer nesse momento?!

Em nossa visão, a prevenção e combate a incêndios é um dos investimentos mais importantes para a segurança dos condomínios. Entre planejamentos, vistorias, sinalizações, treinamentos e sistemas emergenciais, existem muitas soluções voltadas a esse tema e seus riscos. 

Por isso, desenvolvemos um artigo completo sobre o tema. Aqui, você entenderá por que é importante investir em prevenção e combate, descobrirá o que é o AVCB, e por último e mais importante, como prevenir e combater os incêndios no seu condomínio. Então, não perca tempo e acompanhe!

Por que investir em prevenção e combate a incêndio?

É melhor prevenir do que remediar. Esse é um ditado muito importante da sabedoria popular, pois se aplica a inúmeras situações da vida. É melhor investir em manutenção preventiva, do que ignorar e custear as manutenções corretivas. É melhor fazer as coisas com tempo, do que deixar tudo para última hora. 

De igual maneira, é melhor investir em treinamento e equipamento para garantir a prevenção, do que apenas reagir, sem nenhum preparo ou plano de ação. Assim como as apólices de seguro, o investimento em prevenção é o tipo de investimento que se faz sem nunca querer usar. 

Afinal, ninguém em sã consciência gostaria de enfrentar um incêndio. No entanto, na hipótese de que isso aconteça, é bom que existam soluções preventivas e paliativas para a resolução do problema, e uma rota de escape, segura, ampla e bem sinalizada para escoar a população para fora do prédio. 

Por isso é tão importante investir na prevenção de incêndios. Apenas assim, antecipadamente, você consegue garantir uma infraestrutura segura o suficiente para evitar esses problemas, e mesmo quando isso não for possível, existem mecanismos a postos para reduzir as chances de que ocorram fatalidades. 

É por esse motivo que o investimento em prevenção deve ser visto como um investimento claro de segurança e qualidade de vida. Além de proteger as pessoas, essas soluções protegem a integridade patrimonial, reduzindo a probabilidade de incêndios, e a proporção desses eventos, caso aconteçam. 

O que é AVCB?

Sempre que falamos de segurança e prevenção a incêndios, é comum que muitas siglas surjam no tema. Um exemplo disso é PPCI, que abrevia plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios. No entanto, existe outra sigla importante no tema, que é AVCB, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. 

Como sugere o nome, o AVCB é um atestado técnico, que certifica que uma construção apresenta todas as soluções obrigatórias para evitar incêndios e estados de pânico. Essas exigências são, geralmente, descritas na legislação municipal a qual o edifício está subordinado. 

Além disso, essas exigências são proporcionais de acordo com as dimensões, propostas e complexidade técnica da construção, o que é dimensionado a partir da elaboração do PTS ou do PT — Projeto Técnico Simples, e Projeto Técnico, respectivamente.

O primeiro (PTS) descreve as medidas de segurança para construções com área de até 750 m² com menos de 12 metros de altura, e sem ambiente de reunião que acomoda mais de 100 pessoas. Nessa categoria, entram boa parte dos pequenos condomínios residenciais. 

Já o Projeto Técnico é o parâmetro utilizado para edificações que excedam as condições do PTS. Ou seja, mais de 750 m² de área, mais de 12 metros de altura, existência de ambiente que aglomere mais de 100 pessoas. Para se enquadrar no Projeto Técnico, em vez do PTS, basta atender apenas um desses critérios. 

O AVCB é o certificado que atesta que todas as exigências de segurança, orientadas pelo PT ou pelo PTS, foram devidamente atendidas. A emissão desse auto é obrigatória e fundamental para o funcionamento de qualquer edificação de uso coletivo e, portanto, indispensável a qualquer condomínio. 

Outro detalhe importante é o intervalo de vigência de um AVCB. Cada auto vale por três anos. Portanto, é fundamental estar atento aos períodos de renovação para garantir, continuamente, a regularidade do edifício no que diz respeito à legislação municipal e estadual que arbitra o tema.

Como prevenir incêndios? 

Agora que você sabe o que é o AVCB e a importância de investir nesse tema, chega o momento de conhecer as melhores iniciativas para a prevenção de incêndios. Abaixo, listamos quatro dicas práticas e fundamentais para a regularidade e preparo do seu condomínio para esse tipo de situação. 

Invista em sinalização

A sinalização de segurança, visual e objetiva, é essencial para a redução de fatalidades e incêndios. Com placas de boa visibilidade, sistemas de iluminação emergencial, e gráficos de orientação prática por escadas, portas e corredores, é possível agilizar o escoamento da população em uma situação de incêndio, fuga e resgate.

Invista em manutenção

Ainda que a maioria dos incêndios aconteça por negligência doméstica, é importante reconhecer o papel do síndico na prevenção desse problema. Para isso, é fundamental investir em manutenção preventiva, obedecendo, pontualmente, o calendário de revisões dos sistemas elétricos, de gás e por aí adiante.

Invista em treinamento e capacitação

Ainda que os bombeiros sejam ágeis no tempo de resposta, quem está no prédio está sob risco. Por isso, é importante investir em treinamento e conscientização, assegurando que todos saibam o que fazer para se proteger e, caso necessário, utilizar os recursos do prédio no combate ao incêndio. 

Investir em equipamentos e tecnologia

Sensores de fumaça, sprinklers de teto, sirenes, sistemas de iluminação emergencial, placas iluminadas, extintores convencionais, bolas extintoras e muito mais. Todo investimento em tecnologia de combate e prevenção, é um dinheiro bem gasto, pois, pode salvar vidas e proteger a integridade patrimonial do edifício.

Conscientize a população

É claro que nem todos os condôminos gostam de participar de assembleias, seminários e reuniões sobre o condomínio. No entanto, sempre existe uma parcela ativa, que gosta de se engajar nesses temas. Inclusive, você pode capitalizar o interesse desse grupo para a formação de uma brigada voluntária no próprio prédio, estimulando a colaboração, a segurança coletiva, e o bem-estar geral.

Por fim, vale destacar o que não fazer para evitar os incêndios. Entre os principais problemas, destacamos a sobrecarga dos sistemas elétricos, a negligência com as manutenções, a irregularidade nos processos de vistoria e a falta de conscientização dos moradores, e de treinamento para a equipe do condomínio.

Agora que você sabe os principais destaques para garantir a prevenção e combate a incêndios, aproveite para se manter atualizado no tema, assinando a nossa newsletter!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese