EPI hospitalar: 4 principais a serem oferecidos para a sua equipe

Proteção é coisa séria, principalmente, quando se trata de ambientes com uma grande circulação de pessoas e materiais potencialmente infectados, como é o caso dos hospitais. Por isso, é fundamental fornecer às equipes de trabalho todo o arsenal de EPIs hospitalares necessário para a sua segurança.

Pensando isso, queremos ajudar você a identificar os EPIs mais indispensáveis nesse ambiente e como você pode fazer uma gestão eficiente do seu uso. Quer saber mais? Então, é melhor ficar atento e ler o post até o final para não perder nenhum detalhe!

O que são EPIs hospitalares e para que eles servem?

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são todos aqueles utensílios usados pelos profissionais para reforçar a sua segurança ao executar as tarefas diárias. Eles são fundamentais para manter todas as equipes que trabalham na área da saúde protegidas. Isso inclui:

  • médicos;
  • enfermeiros;
  • anestesistas;
  • profissionais de limpeza, de segurança e de manutenção.

Quais são os principais EPIs que o hospital deve fornecer?

É obrigação do empregador fornecer todos os equipamentos de proteção individual de forma gratuita para o trabalhador. Por isso, fique atento aos principais deles para não faltar nenhum item. Veja só!

1. Luvas

As luvas são fundamentais para evitar a contaminação do trabalhador da área da saúde. Na equipe médica, por exemplo, elas impedem o contato direto com sangue, fluídos e outros materiais contaminados.

Já nas atividades de higienização e limpeza, ela protege o trabalhador do contato com itens contaminados, como agulhas, maçanetas e assim por diante.

2. Óculos de proteção

Os óculos de proteção são usados para evitar que o trabalhador que atua em um hospital seja contaminado por algum paciente portador de vírus transmissível por vias respiratórias, por exemplo. Foi o caso do período pandêmico, em que até mesmo a simples exposição ao vírus era suficiente para a contração da doença.

3. Calçados de segurança

Os calçados de segurança também são itens essenciais para a segurança dos profissionais que trabalham em um hospital. Em geral, eles impedem que materiais contaminantes acabem entrando em contato acidentalmente com as pessoas, além de serem antiderrapantes, evitando escorregões mesmo em áreas molhadas.

4. Máscara

Assim como os óculos, as máscaras devem ser usadas para proteger o profissional de aspirar qualquer microrganismo contaminado que possa estar no ar. No caso das equipes de limpeza e higienização, por exemplo, elas também protegem contra o efeito de produtos de limpeza mais fortes e que podem causar lesões e irritações nas vias aéreas.

Quais são as responsabilidades do empregado quanto ao uso de EPIs?

É obrigação do empregado utilizar corretamente os EPIs em todas as circunstâncias em que ele se expõe ao risco, por menor que ele seja. Dentre as suas atribuições, também está o cuidado e a preservação dos equipamentos. Ele também deve notificar o empregador sempre que um item precisar ser substituído.

Como fazer uma gestão eficiente nesse sentido?

A gestão eficiente dos EPIs hospitalares vai reduzir significativamente os riscos químicos, físicos e biológicos desses ambientes. Assim, é crucial que o empregador faça a sua parte, fornecendo e cobrando o uso correto dos equipamentos.

Da mesma forma, é sua responsabilidade não deixar faltar nenhum dos acessórios e se certificar de que todos estejam cumprindo adequadamente com as suas funções. Adquirir equipamentos de boa qualidade também é importante para a segurança do trabalhador.

Portanto, é preciso:

  • orientar sobre o uso correto;
  • escolher bons fornecedores;
  • estimular e conscientizar sobre a importância da utilização.

Como você viu, os EPIs têm um papel fundamental ao proteger quem cuida da saúde das outras pessoas, direta ou indiretamente. Como o hospital é um ambiente com diversos riscos biológicos e químicos, principalmente, o seu uso se torna ainda mais relevante.

Gostou de saber mais sobre o EPI hospitalar? Então, comente aqui embaixo outro equipamento de proteção que você considera crucial nesse ambiente!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese