Qualidade na gestão hospitalar: entenda como implementar e sustentar

Quando se trata de saúde, contar com uma administração bem-feita é crucial. É a qualidade na gestão hospitalar que garantirá que todos os recursos necessários estejam disponíveis para fornecer bons serviços à população e também inovações atrativas para o segmento.

Infelizmente, grande parte dos prestadores de serviços de saúde focam mais na parte operacional do que na estratégica. E é justamente por isso que a qualidade da gestão é um tema tão relevante e urgente no setor. Quer saber mais? Então, vem com a gente e aproveite a leitura!

Por que é importante ter uma gestão hospitalar de qualidade?

Primeiramente, é importante entendermos que a gestão hospitalar é a condição primordial para que um prestador de serviços de saúde desse porte consiga atender a todas as suas necessidades internas e excedê-las, fornecendo entregas de valor para o cliente final, ou seja, para o paciente. Por isso, a gestão hospitalar acaba envolvendo uma série de outros processos.

Entre eles estão:

  • gestão de recursos humanos;
  • gestão de finanças e de gastos;
  • marketing e vendas;
  • logística;
  • gestão da qualidade;
  • entre muitos outros.

Em geral, as pessoas estão acostumadas a pensar em um hospital como um mero prestador de serviços, quando ele é bem mais do que isso. Para que o serviço que chega ao paciente seja de qualidade, é fundamental prezar pela excelência em todos os processos internos.

Embora a qualidade do atendimento ao paciente seja mesmo muito importante, para que as equipes sejam bem treinadas e consigam alcançar essa satisfação, é preciso ter verba para investir em treinamento, por exemplo. Do mesmo modo, para que os suprimentos estejam sempre à disposição dos médicos e equipe de enfermagem, é crucial ter uma boa gestão logística.

Tudo está intimamente conectado. Assim como um organismo vivo, se algum “órgão” na gestão hospitalar não estiver funcionando, os demais começam a ruir. Portanto, podemos dizer que a qualidade nesse gerenciamento permite alcançar inúmeras vantagens, como:

  • economia de recursos;
  • redução de desperdícios;
  • valorização dos profissionais;
  • atração e retenção das melhores equipes médicas;
  • investimentos mais inteligentes;
  • inovação e modernização de processos;
  • ganho de agilidade e precisão;
  • entre outros.

Assim como uma empresa que capta recursos para melhorar os resultados para todos, o hospital também deve ter isso em mente. Com mais satisfação dos pacientes, mais o hospital cresce no segmento. Com isso, mais recursos financeiros giram na instituição, que tem condições de valorizar financeiramente seu pessoal, investir em equipamentos modernos e na ampliação da sua rede de atendimentos, por exemplo.

Além disso, é com esse recurso que muitos hospitais estão investindo em soluções inovadoras, principalmente aquelas relacionadas ao atendimento domiciliar e ao uso de tecnologia para consultas médicas, a telemedicina. Dessa forma, os serviços de saúde se tornam cada vez menos burocráticos e demorados.

Como promover a segurança, a qualidade e a melhoria na gestão hospitalar?

A esta altura, você deve estar interessado em descobrir como, afinal de contas, é possível melhorar a qualidade na gestão hospitalar, não é mesmo? Então, fique de olho em algumas dicas que preparamos!

Tenha um bom planejamento

Independentemente da área de atuação, todo empreendimento precisa de um bom planejamento estratégico. Esse plano serve como um mapa daquilo que o hospital deseja conquistar no longo prazo, bem como um passo a passo do que precisa ser feito para atingir seus principais objetivos.

Além disso, o planejamento estratégico é crucial para orientar colaboradores, gestores e até mesmo investidores sobre condutas, metas, objetivos e esforços que precisam ser realizados. Para fazê-lo, é muito importante entender quais são as expectativas do mercado para o segmento e estabelecer métricas que acompanhem a execução do plano.

Escolha o modelo de gestão ideal

Outro aspecto fundamental sobre a qualidade da gestão hospitalar é ter métodos e modelos ideais definidos para cada tipo de gestão, por exemplo:

  • gestão de pessoas;
  • gestão de finanças;
  • gestão de estoque;
  • gestão de pacientes;
  • assim por diante.

Isso ajudará a manter o controle sobre os processos e adotar estratégias mais pontuais alinhadas com os objetivos definidos lá no planejamento dos objetivos do hospital.

Considere a sustentabilidade

Outro passo que é fundamental é sempre considerar os aspectos sustentáveis do hospital. Sobre isso, é crucial considerar tudo aquilo que está diretamente relacionado ao meio ambiente e à gestão de resíduos, mas também pensar na sustentabilidade como uma maneira de sustentar, de continuar o negócio.

Para tanto, vale abrir um pouco o olhar para além das questões ambientais e considerar também os aspectos econômicos e sociais do hospital. Isso exige uma excelente gestão financeira, além da execução de alguns projetos que fomentem o desenvolvimento social local, regional ou nacional.

Quais são os desafios de uma boa gestão hospitalar?

O maior desafio na qualidade na gestão hospitalar é que grande parte dos gestores acredita que implementar esse processo é difícil. E, então, quando finalmente dão os primeiros passos, percebem que as melhorias começam a acontecer rapidamente e que não é tão complicado assim.

Até aí, tudo bem. O grande “porém” acontece quando essas novidades começam a fazer parte da rotina, deixando de ser algo novo e se transformando em práticas usuais. É aí que os gestores e as equipes perdem a motivação e esquecem que esse é um trabalho constante, interminável.

O grande desafio, portanto, é que não se trata de alcançar a qualidade na gestão hospitalar, mas, sim, de sustentar a qualidade na gestão hospitalar. E, se tratando de qualidade, a melhoria precisa ser um processo contínuo. Cada vez que a equipe se acomoda, a qualidade cai.

Por isso, é muito interessante que os grupos que encabeçam as estratégias do hospital estejam sempre atentos às inovações e possibilidades para o setor. Outro ponto extremamente relevante é que a tecnologia seja utilizada a favor da eficiência tanto dos processos operacionais quanto gerenciais.

Não se esqueça que aquilo que não é mensurado, não pode ser melhorado. Portanto, uma das melhores formas de adotar a melhoria contínua é desenvolvendo métricas que ajudam a acompanhar o desempenho do hospital em relação aos objetivos assumidos, certo?

E se você gostou de saber mais sobre a qualidade na gestão hospitalar, então, não deixe de conferir o nosso post sobre os 4 erros na gestão hospitalar que você deve evitar!

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