Reconhecimento biométrico: o que é e quais os benefícios? Entenda!

Tecnologia, controle e identificação. Esses são os elementos de uma das maiores tendências na segurança eletrônica: o reconhecimento biométrico. Amplamente utilizado em smartphones, tablets e laptops, esse tipo de autenticação está finalmente se popularizando em outros equipamentos e soluções.

Por isso, desenvolvemos este material completo sobre o tema. O objetivo é esclarecer as principais curiosidades, explicando o que é esse reconhecimento, como a tecnologia funciona e quando é bem aplicada. Veja também como escolher um bom sistema para implementar essa solução.

Como a biometria se popularizou?

Antes de mergulharmos no tema, é importante conhecer a tecnologia que antecede essa aplicação — a biometria. Nos últimos anos, as tecnologias biométricas explodiram em popularização, aparecendo nos mais variados dispositivos sob o pretexto de oferecer identificação e monitoramento.

Atualmente, atravessamos um período de muita proximidade com a tecnologia, de modo que a maioria dos nossos dispositivos já nos reconhece pela impressão digital ou pelo reconhecimento facial, que também é uma tecnologia biométrica.

Com tanto sucesso entre os tablets, laptops e smartphones, ficou claro que logo se tornaria popular entre os equipamentos de segurança eletrônica. Mas, na realidade, o uso da biometria começou em cofres, travas e fechaduras. Só quando a tecnologia foi miniaturizada é que ela passou para os dispositivos móveis.

No entanto, os dispositivos móveis fazem parte da vida da maioria das pessoas, enquanto cofres e travas são equipamentos para públicos específicos. Por isso, a tecnologia só se popularizou quando chegou ao bolso da maioria das pessoas, geralmente por meio de seus smartphones.

O que é o reconhecimento biométrico?

Agora, vamos falar sobre a tecnologia em si. O reconhecimento biométrico é um método de autenticação que lê um dado biométrico, como o mapeamento tridimensional de um rosto, a padronagem de uma íris ou a impressão digital de um dedo. Tudo isso é biometria, pois são informações estatísticas que identificam um organismo biológico.

Desse modo, o reconhecimento biométrico chega ao mercado em variadas formas, modelos e aplicações. Existem as smart locks que só abrem com impressão digital, outras que exigem uma leitura da retina, e outras que fazem um scan completo do rosto da pessoa que solicita o acesso.

Hoje, todas essas soluções já são amplamente confiáveis e incorruptíveis. Há poucos anos, o reconhecimento facial era a mais vulnerável dessas soluções, pois podia ser enganada por uma fotografia da pessoa habilitada ao acesso.

Contudo, boa parte das tecnologias que utilizam esse método já conta com câmeras e radares que também captam a profundidade da imagem. Com isso, conseguem diferenciar facilmente quando é um rosto e quando é uma fotografia.

Como funciona o reconhecimento biométrico?

Em sua essência, e dentro da segurança eletrônica, o reconhecimento biométrico é uma tecnologia de controle de acesso. Ele limita o acesso a perímetros e salas exclusivos, bem como a itens sigilosos ou de alto risco no interior de cofres e afins.

A autenticação biométrica substitui as chaves, os cartões e as tags pela identificação biológica da pessoa autorizada. Da mesma forma que uma fechadura convencional possui uma abertura adaptada para a entrada da chave, a tecnologia biométrica precisa de um mecanismo para ler a identificação dessa chave biométrica.

Nos dispositivos que leem imagens, como o reconhecimento por íris ou por face, o dispositivo costuma equipar uma ou mais câmeras para realizar essa leitura. Além disso, conta com um microprocessador para rodar a análise que, instantaneamente, admite ou nega o acesso.

Já o reconhecimento por impressão digital é um pouco diferente. Ainda é uma leitura ótica, mas o sensor é muito mais simples do que uma câmera convencional. Funciona, basicamente, como um scanner, que projeta a luz sobre o dedo e faz uma leitura completa da nossa impressão.

Então, por meio de um software embutido no próprio equipamento, roda uma análise comparando o banco de impressões autorizadas. Se não há match (compatibilidade) entre o dedo lido com os dedos permitidos, o acesso é negado. Quando há compatibilidade, o acesso é autorizado.

A autorização ou a recusa é o que determina se há o acesso ou não, seja a uma sala ou a um pequeno cofre. Mas muito além de autorizar ou revogar o acesso, uma boa tecnologia biométrica também é capaz de manter um registro completo com horário e identificação sobre as tentativas de acesso.

Quando optar pelo reconhecimento biométrico?

Da forma como percebemos, o reconhecimento biométrico é a pedida certa quando você precisa de altíssima segurança, integração, precisão e auditabilidade. Abaixo, explicamos quando e como o reconhecimento biométrico pode eliminar falhas de segurança na sua operação. Acompanhe!

Alta segurança

O reconhecimento biométrico é importante para ambientes de alta periculosidade ou circulação de valores. Laboratórios utilizam essa tecnologia para restringir o acesso às áreas de alto risco, assim como aos depósitos de substâncias controladas. Hospitais fazem o mesmo, para o controle de medicamentos, por exemplo.

Integração

Por outro lado, pode ser que você queira implementar o reconhecimento biométrico pela tecnologia e controle agregado a essas soluções, que mantém um log (histórico) rico em detalhes sobre o controle de acesso e movimentação de funcionários em uma operação.

Precisão

Poucas tecnologias são tão confiáveis e incorruptíveis quanto um bom sistema de reconhecimento biométrico. Por isso as smart locks são tão procuradas para proteger ambientes com artigos de alto valor ou risco, como é o caso de instituições bancárias, empresas de tecnologia, laboratórios de pesquisa, hospitais e afins.

Auditabilidade

Fechaduras convencionais, apesar de eficientes, não mantêm um registro sobre tentativas frustradas de acesso. Com o reconhecimento biométrico, isso muda de figura. O registro histórico com essas informações pode não apenas identificar um transgressor, mas também auxiliar no processo investigativo de câmeras, cancelas e alarmes.

Para encerrar com chave de ouro, vale falar sobre como você pode escolher um sistema biométrico eficiente, seguro e que atenda às suas demandas de segurança patrimonial. Em nossa visão, a melhor forma de fazer isso é contando com a ajuda especializada de uma empresa referência em tecnologia e segurança eletrônica.

Assim, você tem a certeza de conhecer tecnologias capazes de atender à expectativa da sua operação, recebendo a orientação prática de uma equipe especializada, como o time de segurança eletrônica da Verzani & Sandrini.

Você gostou deste post completo sobre reconhecimento biométrico? Então, aproveite para continuar se atualizando com mais temas importantes da segurança eletrônica. Para isso, basta acessar e curtir a nossa página no Facebook!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese