Já ouviu falar em sanitização de ambientes? Veja por que é importante

Os trabalhos de higienização, de maneira geral, ganharam significância e ficaram mais conscientes com a experiência da pandemia de COVID-19. Em especial, a sanitização de ambientes mostrou sua necessidade e importância de modo permanente, principalmente em áreas de uso comum.

Trata-se de uma atividade que deve ser realizada com a frequência devida e, de preferência, de forma programada. O ideal é incorporar, além de um protocolo de limpeza, um cronograma de sanitização no planejamento da gestão de condomínios, por exemplo.

Quer saber mais? Continue a leitura e veja por que a sanitização de ambientes é importante.

O que é a sanitização de ambientes?

Quando uma equipe responsável pela higienização de um ambiente realiza uma faxina local, são retiradas as sujidades comumente encontradas, como poeiras, pequenos resíduos e outros similares, por meio de vassouras, panos e outros instrumentos. No entanto, microrganismos porventura existentes nas superfícies e no piso permanecem ou poucos são inativados.

A sanitização de ambientes, por sua vez, é um processo de higienização que consiste na redução das populações de microrganismos do ambiente ou das superfícies para níveis considerados seguros pelos órgãos de saúde. Vai além de uma simples limpeza, embora não chegue a ser uma esterilização como aquela requerida em uma sala de cirurgia de um hospital.

Assim, o foco está na minimização da presença de fungos, vírus e bactérias, entre outros, de modo que não representem risco de contaminação para as pessoas que frequentam aquele ambiente. Seu alcance e efetiva higienização, portanto, é maior que o obtido com os serviços de limpeza que empregam detergentes e sabões próprios.

Nesse sentido, os produtos utilizados nos trabalhos de sanitização são específicos e capazes de agir significativamente sobre aqueles microrganismos referidos. Por sua vez, os parâmetros que devem ser seguidos e alcançados ao sanitizar um ambiente são estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Qual a importância da sanitização de ambientes?

O principal aspecto que caracteriza a importância da sanitização é sua capacidade de criar e de manter um ambiente que seja biologicamente sem risco. Isso significa evitar processos de contaminação de pessoas, seja por contato com superfícies (mesas, bancadas, piso), seja por inalação, de modo que não ocorram adoecimentos.

Pode-se afirmar que, de maneira geral, a sanitização evita principalmente a proliferação de agentes causadores de distúrbios respiratórios de natureza alérgica ou infecciosa, como bronquite, asma, rinites e resfriados. Além disso, um ambiente sanitizado proporciona uma agradável sensação de bem-estar e segurança.

Da mesma forma que protege o organismo de contaminações, a sanitização contribui para uma melhor conservação de alimentos, assim como na durabilidade de diferentes objetos. Na ausência de fungos (mofo, bolor) ou de bactérias, evita-se a deterioração dos materiais, garantindo-se a vida útil de produtos e equipamentos.

Quando se trata do ambiente de uma empresa ou de um condomínio, onde haverá a presença ou a circulação de pessoas, a sanitização constitui medida indispensável. A experiência recente da pandemia de COVID-19 tornou clara a importância de manter ambientes sanitizados, isto é, sem riscos de contaminação.

A implementação da sanitização de ambiente em qualquer local traz consigo uma série de benefícios imediatos. Acompanhe.

Benefícios imediatos da sanitização de ambientes

Ao implementar os trabalhos de sanitização dentro de uma periodicidade necessária e aplicável ao local, você consegue uma série de benefícios que podem ser assim apontados, entre outros:

  • previne contaminação e desenvolvimento de processos alérgicos e doenças respiratórias;
  • auxilia na conservação de alimentos e de objetos;
  • cria um ambiente com ar mais puro;
  • complementa a segurança e o bem-estar nos locais de movimentação de pessoas, assim como no ambiente laboral;
  • ajuda a evitar infecções em ambientes hospitalares e de saúde em geral;
  • melhora a segurança ambiental em saúde nas empresas e nos condomínios.

Locais onde é especialmente indicada a sanitização

A sanitização de ambientes é recomendável a um grande e diversificado número de locais com diferentes atividades. No entanto, sua indicação é especialmente dirigida a:

  • portarias e recepções;
  • salões de festa de condomínios;
  • áreas de consumação de alimentos;
  • áreas com grande circulação de pessoas;
  • áreas de circulação de crianças;
  • espaços de aglomeração de pessoas;
  • corrimãos, portas e maçanetas;
  • escadarias;
  • elevadores;
  • salas de espera;
  • locais com presença ou passagem de animais de estimação;
  • garagens de prédios;
  • local de disposição temporária de resíduos para coleta;
  • ambientes de saúde (consultórios, clínicas e hospitais).

Como é realizada a sanitização de ambientes?

Os trabalhos envolvidos com o processo de sanitização de ambientes devem ser realizados por pessoal treinado para esse fim e com supervisão de profissional habilitado.

Dessa forma, por razões de eficiência e segurança, é sempre recomendável sua terceirização, de modo que sejam conduzidos por empresa especializada e experiente na atividade.

Etapas da sanitização de ambientes

Essencialmente, podem ser consideradas as 3 etapas seguintes para uma sanitização segura e eficiente:

  1. diagnóstico da situação: trata-se de uma avaliação do ambiente, seu histórico de uso, fatores de risco e definição das operações que serão realizadas e dos produtos que serão utilizados;
  2. aplicação dos sanitizantes: os produtos definidos no diagnóstico são aplicados com equipamentos próprios para cada necessidade; todo o local deve ter sido evacuado, podendo ser reutilizado poucas horas depois de concluídos os serviço;
  3. certificação e implantação da rotina de manutenção: concluída a operação, um certificado é emitido e, ao mesmo tempo, definida a rotina de manutenção que deverá ser implementada.

Regularidade sanitária da empresa de sanitização e dos produtos

O produto sanitizante empregado promove a formação de uma película protetora sobre a superfície tratada, estendendo seu poder residual. Nesse trabalho, não podem ser utilizados produtos com ação corrosiva nem aqueles com características inflamáveis.

A equipe profissional de sanitização deve seguir os procedimentos definidos nas normas de segurança sanitária emitidas pela Anvisa. É sempre relevante lembrar que somente empresas licenciadas pela Vigilância Sanitária estão autorizadas a realizar esse tipo de atividade.

Como você pode ver, a sanitização de ambientes é de aplicação indispensável para diversos recintos de um condomínio e deve constar de uma programação com cronograma próprio para uma boa orientação dos condôminos com antecedência. Só deve ser realizada por empresa especializada e experiente nesse tipo de operação, além de contar com licenciamento sanitário para a atividade.

Gostou do post? Já implementou os trabalhos de sanitização de ambiente em seu condomínio? Registre aqui o seu comentário!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese