6 dicas para garantir a segurança condominial no período de férias

Muito esperado pelos moradores, o período de férias é um dos mais delicados do ponto de vista da segurança condominial. Por isso, aproveitamos a ideia para elaborar este post, elencando as melhores dicas para melhorar a segurança eletrônica e patrimonial do seu condomínio

Para que não restem dúvidas sobre o tema, reforçamos o conceito da segurança condominial e demonstramos como o investimento em tecnologia, conscientização e terceirização pode qualificar a sua gestão. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é a segurança condominial?

Como sugere o nome, a segurança condominial é tudo que engloba a rotina, os protocolos e a proteção dos condomínios. Muito além de ter uma equipe qualificada e bons dispositivos de monitoramento, controle e alarme, também é preciso engajar os moradores para, efetivamente, garantir a segurança do condomínio.

Durante as férias, isso se torna ainda mais difícil, pois a rotina perde um pouco de sua previsibilidade, com um maior número de visitantes e moradores entrando e saindo em horários pouco convencionais. No entanto, com planejamento, técnica e investimento, é possível contornar os desafios desse período.

Quais as 6 melhores dicas para aprimorar a segurança condominial?

Investimentos, orientações, planejamento, tecnologia e terceirização são as melhores formas de alavancar não apenas a segurança, mas também, a qualidade da comunicação nos condomínios. Abaixo, descrevemos cada um desses pontos em mais detalhes. Confira!

1. Invista em sistemas e soluções de controle de acesso

Durante as férias, o aspecto mais afetado pela mudança de rotina é o controle de acesso. Por conta do maior tempo livre, é comum que se observe um aumento no número de visitantes e, até mesmo, de entregas. No entanto, é preciso contar com tecnologias e boas práticas para evitar falhas de segurança.

Caso o condomínio ainda conte com soluções de acesso antigas e defasadas, é importante destacar isso na próxima assembleia, incentivando o investimento na modernização desses sistemas. Assim, é possível ter um controle mais efetivo sobre os veículos dos moradores, e novas tecnologias que podem ser utilizadas para acessar o prédio.

2. Aposte nas soluções de portaria remota

Existem vários períodos de férias, cada um com maior ou menor dificuldade do ponto de vista condominial. As férias gerais de fim de ano, que englobam o recesso escolar e a pausa no trabalho, são as mais delicadas. Para maximizar o monitoramento ao condomínio, a portaria remota pode ser a solução para esse dilema.

Durante as férias de final de ano, os porteiros presenciais estão muito mais sujeitos a vulnerabilidades, pois os condomínios, sobretudo os urbanos, estão mais vazios e as ruas desocupadas. Isso eleva o risco de uma invasão que, geralmente, resulta na tomada do porteiro como refém, enquanto os criminosos tomam o prédio.

Com a portaria remota, é possível evitar esse problema, enquanto se mantém um monitoramento atencioso e de qualidade. Além disso, qualquer atividade suspeita pode ser facilmente identificada e reportada a uma unidade de polícia, melhorando o tempo de resposta e a reação a qualquer tentativa de invasão ou assalto.

3. Oriente os moradores

É praticamente impossível garantir a segurança do condomínio sem a colaboração dos moradores. No fim das contas, de nada adianta ter equipe, protocolos e tecnologias, se os próprios condôminos não respeitam algumas condições básicas para garantir a segurança de todos no perímetro.

Por isso, além de elaborar um plano de segurança para as férias que se aproximam, é importante esclarecer essas medidas, decisões e normas frente ao condomínio, durante reuniões e por meio de comunicados, via WhatsApp ou notas impressas nas áreas comuns.

4. Redobre a atenção com as entregas

Além de um maior número de visitas, entradas e saídas, o período das férias também eleva o número de entregas diretas ao condomínio, tanto de delivery de comida quanto de mercadorias compradas online. Novamente, esse é um detalhe que precisa ser observado pela gestão.

Na maioria das vezes, as entregas são o que de fato são. O morador desce, interage com o entregador, pega sua encomenda e sobe. No entanto, a situação pode não ser tão simples quanto parece, e o morador ser pego de refém para facilitar o acesso de um grupo ao condomínio.

Por isso, é importante destacar nos pontos de acesso do condomínio que há monitoramento, além de orientar os moradores sobre boas práticas de precaução e segurança, minimizando a chance desse tipo de risco. Novamente, um exemplo que mostra que a segurança depende da colaboração coletiva.

5. Aposte na segurança em vídeo

A simples presença de câmeras e elementos de segurança ativa é suficiente para desestimular a ação criminosa. Afinal de contas, o objetivo final de um assalto, sequestro e invasão nunca é ser pego. Por isso, quanto maior a dificuldade, menor a probabilidade de uma transgressão.

Por isso, sempre frisamos a importância de investir em tecnologia, sobretudo, em áreas como segurança patrimonial e eletrônica. Muito além de boas soluções de controle de acesso, é importante priorizar boas tecnologias de monitoramento por vídeo, facilitando a identificação de moradores, visitantes e suspeitos.

6. Invista na terceirização

Por último, e mais importante, o investimento em terceirização. Recrutar pessoas na área de segurança é uma das maiores dificuldades para os condomínios. Afinal de contas, trata-se de uma posição repleta de expectativas, desafios e responsabilidades.

Além disso, é importante se certificar de que a pessoa apresenta o histórico moral, cívico e profissional compatível à posição, e não que seja um risco à segurança do condomínio. É por isso que a melhor decisão nesse tema é a terceirização.

Ao terceirizar, você se isenta da responsabilidade de recrutar profissionais éticos e de qualidade, pois isso é feito pela empresa terceirizada. Mas claro, para isso, é preciso terceirizar com uma referência no assunto, que também seja um exemplo em reputação, transparência e qualidade na segurança.

Como a Verzani & Sandrini pode solucionar esse problema?

Oferecendo a solução para todos os seus dilemas. Caso ainda não nos conheça, vale notar que somos a maior referência e autoridade em segurança patrimonial, condominial e eletrônica. Com mais de 50 anos de mercado, ocupamos uma posição de destaque no setor, atendendo à demanda de milhares de empresas e condomínios.

Conosco, você terceiriza tudo relacionado à segurança na sua gestão, contratando tecnologias e profissionais referenciais em seus mercados. Assim, você eleva a proteção do condomínio e reduz os seus custos recorrentes, visto que a terceirização é muito mais econômica do que a contratação direta.

Como pôde notar, o período das férias não precisa ser temido pela gestão. Para encarar esse intervalo com segurança, basta planejar e adotar boas decisões, como o investimento em tecnologia, transparência e terceirização.

Agora que você sabe como a Verzani & Sandrini pode qualificar a sua segurança condominial, aproveite para entrar em contato com a nossa equipe!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese