Veja quais as medidas passivas e ativas na segurança contra incêndios

A segurança contra incêndios é um dos importantes componentes do sistema de segurança de uma propriedade pública ou privada. Se aplica mais especificamente ao prédio utilizado para fins residenciais, comerciais ou outros, assim como aos seus diferentes acessos.

Sua implementação é essencial para resguardar vidas e o próprio patrimônio, na medida em que define estruturas, equipamentos e procedimentos, entre outros, para esse fim. Deve ser precedido por planejamento adequado que alcance a realidade local.

Continue a leitura e veja quais são as medidas passivas e ativas na segurança contra incêndios.

O que é segurança contra incêndios?

A chamada segurança contra incêndios é, na verdade, um sistema amplo. Composto por um elenco de medidas, equipamentos, dispositivos, mecanismos e procedimentos, voltam-se todos para a prevenção no dia a dia, assim como para a detecção e o combate às chamas, se ocorrer uma emergência.

Esse sistema faz parte do complexo de iniciativas de segurança física que devem ser adotadas em um estabelecimento. Na verdade, em razão de sua importância, sua implementação é obrigatória nos prédios comerciais, residenciais e públicos, devendo o projeto ser elaborado por profissionais qualificados.

A segurança contra incêndios deve ser vista ainda pelo seu componente de educação, orientação e capacitação para que as ações, se necessárias, alcancem resultados positivos. Assim, tanto bombeiros e brigadistas devem se manter capacitados, como os usuários do prédio precisam receber treinamentos periódicos.

Quais os seus principais objetivos?

A conceituação do sistema de segurança contra incêndios já permite vislumbrar os seus principais objetivos a serem perseguidos. No entanto, veja cada um a seguir com mais detalhes.

Proteção da vida dos ocupantes locais

O objetivo maior da segurança contra incêndios reside na proteção da vida, sobretudo dos ocupantes do prédio onde o sistema é implementado. As principais medidas adotadas se voltam primeiramente para esse fim, sem desconsiderar a proteção patrimonial que puder ser realizada, mas, nunca submetendo a vida das pessoas.

Assim, os meios de escape e as rotas de evacuação são exemplos de iniciativas para salvaguardar a segurança física dos usuários do prédio. Da mesma forma, a capacitação em primeiro-socorros, a presteza nas respostas aos acionamentos e a prioridade de evacuação, entre outros, constituem esforços para a proteção à vida.

Evitar a propagação de incêndios

Outro importante objetivo está no cuidado em evitar que haja propagação de um incêndio porventura ocorrente no local. Para esse fim, é preciso considerar, por exemplo, a instalação em pontos estratégicos de portas corta-fogo que evitam o alastramento do fogo barrando sua progressão.

Da mesma forma, a instalação de sprinklers no teto dos principais cômodos visam conter ou minimizar um início de incêndio em uma sala, por exemplo. Trata-se do conjunto de pequenos chuveiros hidráulicos acionados por sensores de temperatura, geralmente da ordem de 68 °C.

Adoção de meios de controle

Os meios de controle que poderão ser utilizados na ocorrência de um início de incêndio devem estar instalados e disponíveis. A segurança contra incêndios visa, assim, garantir que esses meios estejam sempre prontos e em perfeito funcionamento, o que requer vistorias periódicas.

Nesse sentido, devem ser considerados desde a construção de reservatório de água para esse fim e os respectivos sistemas de bombeamento, até os pontos de conexão de mangueiras, extintores e sprinklers, entre outros. Além disso, não se pode esquecer da formação e treinamento de uma brigada de incêndios.

Extinção de incêndios iniciados

Finalmente, entre os objetivos do sistema de segurança contra incêndios está o combate propriamente quando o sinistro já houver iniciado. Para esse fim, todo o aparato providenciado e disponibilizado pelos objetivos anteriormente expostos se consolidam com o sistema de acionamento dos bombeiros.

Quais as medidas passivas e ativas na segurança contra incêndios?

Quando se trata de um prédio, os conceitos de medidas passivas e ativas contra incêndios deve ser considerado na elaboração do projeto do sistema de segurança contra incêndios. Medidas passivas e ativas se complementam, mas com objetivos distintos.

Assim, cada tipo de iniciativa componente do sistema e prevista no projeto deve ser entendida como mostrada a seguir. Além disso, cada grupo de medidas será exemplificado para melhor visualização. Acompanhe.

Medidas passivas

As medidas passivas são aquelas que se incorporam à edificação, isto é, passam a fazer parte do prédio. Essas medidas definem os espaços pelos quais as pessoas deverão deixar a edificação na ocorrência de um incêndio.

Como são constituídas por materiais resistentes ao fogo, são conhecidas pelo termo inglês firestop (“que isola o fogo”). Esses materiais diferenciados são empregados com vistas ao aumento no tempo de resistência tanto contra a ação direta do fogo como de suas consequências.

Assim, o objetivo principal de uma proteção passiva na segurança contra incêndios é proteger a construção e evitar que as chamas se propaguem. Dessa forma, permitem que a evacuação das pessoas seja feita de forma rápida, segura e eficiente. São, por exemplo, as rotas de fuga antes mencionadas.

Os sistemas de proteção passiva passaram a ser utilizados obrigatoriamente no Brasil inicialmente nos estabelecimentos industriais. Posteriormente, as soluções adotadas alcançaram edifícios comerciais, residenciais e públicos, entre outros.

Medidas ativas

As medidas de proteção ativa são aquelas utilizadas mais diretamente no combate às chamas já iniciadas como, por exemplo, o emprego de hidrantes, mangueiras, extintores de incêndio, sprinklers, alarmes e outras. Complementam esses itens, a iluminação de emergência e a sinalização.

Também deve ser considerado como parte das medidas ativas o controle de movimento de fumaça e gases. Trata-se de um sistema de extração mecânica ou manual da fumaça originada pelo fogo, assim como de outros gases porventura existentes e possam representar elevado risco para as pessoas presentes na área.

É importante considerar que, qualquer que seja o tamanho da edificação, o respectivo projeto de segurança contra incêndios precisa da aprovação do Corpo de Bombeiros. Além disso, é imprescindível que sua elaboração seja conduzida e assinada por profissional habilitado.

Como você pode ver, a segurança contra incêndios é imprescindível para a proteção do patrimônio e das pessoas que nele se encontram. Suas iniciativas são compostas por medidas passivas e medidas ativas que se complementam.

Se você gostou deste post ou já teve experiência com segurança contra incêndios, registre aqui o seu comentário, pois, certamente será de utilidade para outros interessados em segurança.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese