Segurança hospitalar: como ela funciona na prática?

Existem alguns serviços que são essenciais na área da saúde e que não devem ser negligenciados pelos gestores. A segurança hospitalar é um deles, uma vez que não é novidade que o fluxo de pessoas nessas instituições é intenso e que a proteção de pacientes, servidores e do patrimônio deve sempre ser preservada.

A gestão hospitalar, para além do planejamento, do controle e da avaliação de processos, também é responsável pela eficiência desse serviço, mas pode e deve contar com um apoio especializado. Afinal, muito mais do que controlar o acesso, a segurança hospitalar é essencial para diversas atividades.

Afinal, o que efetivamente é a segurança hospitalar, qual é a sua importância e como ela pode interferir no serviço prestado pelo hospital? Preparamos este artigo para que você entenda um pouco mais sobre o assunto. Continue a leitura!

O que é a segurança hospitalar?

Segurança é um assunto sério, ainda mais quando envolve muitas pessoas. Por isso, a atenção para a proteção e para a análise de riscos é um ponto crucial, constantemente debatido pela administração em hospitais. 

Imagine se a entrada ou saída dessas instituições não tivesse registro ou controle. As ferramentas, materiais e equipamentos estariam expostos a diversos riscos, inclusive de contaminação. Mas o mais importante: a proteção à vida também poderia ser comprometida.

A segurança hospitalar busca a vigilância constante dos ambientes e ajuda na construção de barreiras diante dos diferentes riscos. Assim, para o seu devido funcionamento, é necessária atenção a diversos procedimentos que otimizam o controle e minimizam as ameaças.

Por fim, a segurança hospitalar contribui para um ambiente mais tranquilo e organizado, faz com que as pessoas se sintam acolhidas de forma adequada e mais protegidas. Para tanto, o fortalecimento da segurança hospitalar exige boa comunicação, noções de previsibilidade e avaliação de riscos.

Vigilância e Segurança são a mesma coisa?

É muito comum existir uma confusão entre os conceitos de vigilância e segurança hospitalar, já que estão diretamente relacionados. Mas se informar sobre essa questão ajuda a compreender o porquê de serem tão importantes.

A vigilância é feita por meio de diversas ações — planejamento e execução — voltadas para a preservação do patrimônio e para a integridade das pessoas. Resumindo, trata-se de uma atividade que tem um foco mais prático e executor.

Ainda, a segurança já é um conceito mais amplo e engloba uma visão estratégica sobre as melhores medidas de proteção e direcionamentos técnicos. Basicamente, são processos conectados e de igual importância.

É por isso mesmo que a segurança hospitalar demanda de técnicas e ferramentas corretas, devendo ser feita por empresas especializadas. Não é à toa que há uma necessidade da existência de uma pesquisa crítica e atenciosa das empresas prestadoras de tais serviços.

Por que a segurança hospitalar é importante?

Deixar os pacientes e os colaboradores expostos a diversos riscos de segurança não é uma opção viável. Um hospital tem um grande fluxo de processos e é fundamental garantir que sejam seguidos corretamente, sem que apresentem ameaças à vida das pessoas.

O mesmo raciocínio envolve o patrimônio hospitalar que, normalmente, exige um grande investimento — tanto de compra quanto de manutenção. Se a gestão do hospital se preocupa em ter os melhores colaboradores e os equipamentos mais modernos, por que não pensaria na proteção desses aspectos?

A segurança hospitalar é um ponto-chave para a manutenção e funcionamento dos serviços e também reflete diretamente na oferta de um atendimento de qualidade. Além disso, os pacientes têm uma percepção muito atenciosa sobre esse aspecto e é comum que busquem por instituições preparadas para recebê-los e protegê-los. O mesmo ocorre com os funcionários e tantas outras pessoas envolvidas nos processos hospitalares.

Quais aspectos envolvem a segurança hospitalar?

Mais complexa do que muitos imaginam, a segurança hospitalar engloba diversas questões e ações, que influenciam diretamente na manutenção de um ambiente acolhedor aos pacientes. Por meio dela, é possível identificar ações indevidas, atuar na coerção de comportamentos inadequados, identificar riscos ou acessos proibidos etc.

Dentre as principais atividades que a segurança hospitalar envolve, podemos citar:

  • execução de Rondas;
  • averiguação de estabilidade de diferentes locais;
  • controle e otimização de entrada e saída;
  • operacionalização e monitoração de equipamentos de segurança;
  • planejamento e execução de evacuação;
  • preservação da qualidade e recepção do ambiente;
  • atuação para a redução de acidentes;
  • prevenção de furtos, assaltos e roubos.

Normalmente, além de contar com profissionais preparados, a segurança hospitalar deve apresentar uma junção entre a atuação física e a tecnológica, fazendo com que dispositivos atuem a favor do hospital. Em geral, eles auxiliam no registro, na documentação e na construção de um histórico de dados que, inclusive, permitem uma análise posterior mais refinada.

Nesse sentido, câmeras e equipamentos com Inteligência Artificial, por exemplo, já permitem o reconhecimento facial e auxiliam no monitoramento e controle do fluxo de pessoas. A tecnologia ainda ajuda na mobilidade da empresa e reforça a cultura data-driven (baseada em dados), já que as informações podem ser facilmente acessadas por celulares e computadores.

Como escolher pelo melhor serviço de segurança hospitalar?

Você sabia que os serviços de segurança e vigilância podem ser feitos de forma armada ou desarmada? É por essa e outras questões que as empresas que prestam esse tipo de serviço devem receber autorização do Departamento de Polícia Federal, para atuar de forma preventiva e garantir a segurança de pessoas e instituições.

Para você ter uma ideia da importância e seriedade desse serviço, ele foi regulamentado em 1983, pela Lei 70102, que estipulou os principais procedimentos e regras para abertura de empresas voltadas para segurança e proteção.

O fato é que, quando a segurança hospitalar está envolvida, é muito importante fazer uma análise dos serviços oferecidos pelo fornecedor parceiro, verificar a qualidade dos equipamentos utilizados, a preparação dos colaboradores e todo o histórico de atuação com outros clientes. 

Por fim, contar com um serviço de segurança hospitalar fará com que os processos de proteção do seu hospital sejam simplificados e mais efetivos.

E então, conseguiu entender o que é a segurança hospitalar, seus principais aspectos e importância? Esperamos que sim! Caso tenha alguma dúvida ou opinião sobre o tema, deixe o seu comentário.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese