Como garantir a segurança no ambiente hospitalar? Confira

Eficiência operacional, qualidade do atendimento e satisfação dos pacientes. Da forma como percebemos, esses são os três pontos que explicam a importância da segurança no ambiente hospitalar. Por isso, elaboramos este post breve e completo sobre o assunto. Aqui, você conhecerá as melhores boas práticas sobre o tema. 

O nosso objetivo é demonstrar como a segurança operacional garante a previsibilidade das rotinas hospitalares, bem como a tranquilidade dos ocupantes desse espaço, tais como os profissionais, os pacientes e os seus visitantes. Para isso, listamos as melhores práticas para isso, e demonstramos como a terceirização pode ajudar nesse objetivo. Acompanhe!

Quais as principais práticas para a segurança no ambiente hospitalar?

Seguir as normas de segurança, classificar as áreas de risco e investir em segurança patrimonial e eletrônica. 

Da forma como percebemos, essas são as iniciativas mais importantes para garantir a segurança, previsibilidade e eficiência operacional de ambientes hospitalares, tais como o de clínicas, hospitais e consultórios. Abaixo, explicamos tudo em detalhes!

Seguir as normas de segurança

A compliance (conformidade a regras, normas, leis e condições estabelecidas) já é uma prática universalmente importante. Nos hospitais, isso é ainda mais evidente, pois o nível de responsabilidade é muito elevado.

Por isso, o primeiro passo fundamental para estabelecer um ambiente seguro é seguir todas as normas estabelecidas pelo setor, com responsabilidade social, legal e corporativa.

Classificar as áreas de risco

Hospitais são ambientes repletos de substâncias perigosas, resíduos tóxicos e até mesmo microrganismos nocivos à saúde geral da população.

Por isso, é essencial realizar um om trabalho de classificação das áreas de risco, garantindo que a circulação pelos espaços seja feita de maneira bem-sinalizada, reduzindo o potencial de problemas, que podem ir desde acidentes simples até grandes catástrofes.

Investir em segurança patrimonial e eletrônica

Além da responsabilidade social e da boa gestão de resíduos, também é preciso investir em segurança patrimonial e eletrônica. Desse modo, garantindo que o espaço conte com as soluções adequadas de monitoramento, vigilância e controle de acesso, e assim, gerando o conforto, a segurança e a tranquilidade necessárias para que os profissionais façam um bom trabalho, e para que os pacientes tenham uma boa recuperação.

Como a terceirização pode ajudar nesse sentido?

A terceirização, da forma como percebemos, é uma solução que centraliza e resolve uma série de dilemas na gestão hospitalar. Com uma empresa referencial na prestação de serviços a esse setor, tal como a Verzani & Sandrini, que tem décadas de atuação e excelência nesse mercado, você acessa um leque gigantesco de soluções e serviços em saúde.

Conosco, você pode terceirizar as suas demandas de segurança patrimonial (recrutamento de pessoal qualificado), eletrônica (elaboração de projetos de segurança), assim como as necessidades organizacionais. Por exemplo, a higienização, gestão de hotelaria hospitalar, jardinagem, paisagismo e muito mais. Tudo com o elevado patamar de eficiência e confiabilidade de uma empresa que lidera esse mercado.

Agora que você sabe a importância da segurança no ambiente hospitalar, aproveite para aprimorar esse aspecto na sua operação com a maior referência deste mercado. Para isso, basta acessar nossa página e entrar em contato!

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