Segurança noturna: o que considerar para escolher?

Proteção, vigilância e monitoramento. Essa é a melhor forma de definir a importância de um bom sistema de segurança noturna. Por isso, elaboramos este post completo sobre o tema, destacando as principais qualidades desse sistema para a tranquilidade das empresas e condomínios. 

Para atender essa curiosidade, selecionamos as principais dúvidas no assunto. Aqui, você entenderá o que é um sistema de segurança noturna, qual a importância desse projeto para manter seu patrimonio seguro, e como a Verzani & Sandrini pode ajudar com esse objetivo. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é um sistema de segurança noturna?

Em essência, um sistema de segurança noturna nada mais é do que um projeto de segurança eletrônica que consiga garantir a vigilância e o monitoramento no período da noite. Em um primeiro momento, pode soar óbvio, ou até mesmo desnecessário, mas garantimos que não é o caso. 

Afinal, existem equipamentos específicos para esse tipo de vigilância. Nem todas as câmeras são capazes de fazer uma boa captura em ambientes de pouca luz, o que acaba prejudicando a qualidade do monitoramento no intervalo noturno, que é justamente o período mais vulnerável quando pensamos em segurança

É por isso que esse é um investimento tão importante na segurança patrimonial, independente do perímetro monitorado. O sistema de segurança noturna é fundamental, atendendo a empresas, condomínios residenciais, parques industriais e centros de distribuição. 

O objetivo dessas tecnologias é garantir a visibilidade do monitoramento, facilitando a identificação de suspeitos e a tomada de decisão. Sem esses sistemas, o ambiente conta com uma grave falha de segurança, pois não há vigilância hábil durante o período mais propenso a furtos e invasões. 

Tecnicamente, o sistema noturno é praticamente um sistema integrado de segurança, com circuito fechado de câmeras e central de monitoramento. O grande diferencial são as tecnologias utilizadas para garantir a qualidade desse monitoramento, com câmeras de lentes apropriadas para a visão noturna. 

No entanto, frequentemente, esses projetos são complementados por outras soluções de segurança privada, com a contratação de vigilantes, e a realização de rondas motorizadas. Assim, você tem o melhor dos dois mundos da vigilância humana e eletrônica, garantindo o monitoramento completo e constante do perímetro.

O que considerar na escolha de sistema de segurança noturna?

Perímetro, tecnologia, infraestrutura e muito mais. Em nossa visão, existem vários fatores que devem ser analisados na estruturação desse sistema. Por isso, sempre recomendamos a companhia de uma empresa especializada, justamente para eliminar todas as ameaças à segurança do ambiente a ser protegido. 

Abaixo, listamos cada um desses fatores com mais detalhes. Dê uma olhada! 

Especificações do perímetro

Caso você tenha alguma familiaridade com a instalação de CFTVs, sabe como é importante compatibilizar as características do ambiente com as funcionalidades dos equipamentos. Aqui, é importante avaliar a área de cobertura monitorada, observando as dimensões do perímetro. 

Esse é um detalhe importante de se ter em mente, pois, geralmente, as câmeras noturnas contam com um alcance focal máximo entre 15 e 20 metros. No entanto, para ambientes amplos e externos, como pátios, estacionamentos ou galpões, é interessante escolher modelos que capturem a partir dos 30 metros.

Tecnologia dos equipamentos

Aqui, enfatizamos principalmente a qualidade de captura e funcionalidades diferenciais, como o zoom digital e o controle remoto. A resolução da captura é muito importante para a identificação de rostos, placas e objetos suspeitos. Por isso, priorize modelos com resoluções a partir de Full HD, que é 1080p, ou 1920 por 1080. 

O controle remoto é uma funcionalidade que permite o acesso e o manuseio da câmera remotamente, a partir da central de monitoramento, ou até mesmo, de um aplicativo conectado à rede de câmeras. Isso é importante para inspeções rápidas, inclusive, na orientação de equipes de vigilância em rondas motorizadas

Infraestrutura e conectividade

Existem dois cenários na instalação desses sistemas. Por um lado, pode ser que você esteja apenas adicionando câmeras capazes de fazer essa captura a um sistema de monitoramento já existente. Nesse caso, é importante avaliar a compatibilidade desses dispositivos com a sua infraestrutura de cabos e conexões já instalada. 

A outra hipótese é uma instalação do zero. Nesse cenário, você tem maior flexibilidade, pois pode elaborar um projeto completo pela primeira vez, sem a necessidade de se adaptar a uma infraestrutura já existente. No entanto, o investimento tende a ser mais elevado. 

Reputação da ajuda especializada

Por último e mais importante, o quão bem avaliada é a empresa que realizará esse projeto. Como todos sabemos, esses sistemas são investimentos sérios e indispensáveis para a segurança privada de qualquer empresa ou condomínio. 

Muito além de contar com uma consultoria prestativa e a elaboração de um projeto que atenda às suas necessidades, é importante ter a certeza de que você conta com uma empresa confiável e comprometida com a sua segurança, e não uma empresa suspeita que criará vulnerabilidades.  

Por isso, é tão importante pesquisar sobre a história e a reputação social e de mercado da empresa que assumirá essa responsabilidade. A sua segurança patrimonial não pode ser decidida apenas por um critério, como o menor preço, e ignorar o fator mais importante, que é a confiabilidade.

Como a Verzani & Sandrini pode ajudar com esse objetivo?

Caso não saiba, nós somos a maior referência nacional em segurança patrimonial, eletrônica e privada. As nossas soluções incluem absolutamente tudo o que você precisa para manter o perímetro de empresas e condomínios protegidos, combinando tecnologia, capital humano qualificado, excelência e responsabilidade.

Desde 1967, nós trilhamos um caminho de proteção, sofisticação e resultados. Contratar os nossos serviços, tecnologias e colaboradores é investir, diretamente, em proteção e confiabilidade. Não por acaso, somos a maior referência no país em tudo que diga respeito à segurança privada. 

Nos dias atuais, a melhor forma de avaliar a reputação de uma empresa é justamente pela percepção de seus clientes. Não por acaso, temos tanto orgulho de nossas redes sociais, prova viva das dezenas de milhares de pessoas, empresas e gestões que confiam sua segurança em nossas soluções.

Agora que você entende a importância da segurança noturna e como a Verzani & Sandrini pode ajudar, aproveite para se aproximar da nossa marca. Para isso, basta acessar e seguir as nossas páginas nas redes sociais — Facebook, Instagram, LinkedIn, e YouTube.  

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese