O que é e quais são os tipos de sistema cftv? Entenda

Na nossa visão, a tecnologia CFTV é algo indispensável em qualquer projeto de segurança, pois é por meio dessa solução que é possível estabelecer um bom monitoramento por câmeras, que seja ágil, eficiente e confiável. Por isso, elaboramos este post especial sobre o tema, explicando tudo o que você precisa saber sobre o sistema CFTV. 

Aqui, você encontrará as principais curiosidades do assunto. Logo de início, explicamos o que é esse sistema. Em seguida, destacamos os principais tipos disponíveis no mercado. Por fim, solucionamos uma das principais dúvidas e confusões no assunto, diferenciando DVR e CFTV. Então, não perca tempo e confira!

O que é um sistema CFTV?

A melhor forma de entender essa tecnologia é começando por sua sigla. CFTV abrevia Circuito Fechado de Televisão — ou seja, um sistema de CFTV nada mais é do que um ecossistema de câmeras e monitoramento, mas a transmissão dessas imagens é restrita apenas para os profissionais de monitoramento e vigilância do perímetro monitorado, por isso o nome. 

Frequentemente, os sistemas CFTV também são chamados de sistemas de monitoramento por câmeras, pois é exatamente essa a proposta da tecnologia. No entanto, é interessante entender que os CFTVs são apenas uma das muitas tecnologias e soluções que existem nesse segmento. Por isso, é muito importante se manter atualizado às novidades que surgem nesse mercado. 

Quais os principais tipos de sistema CFTV?

Do ponto de vista técnico, existem três tipos de sistemas CFTV: o analógico, o digital e o híbrido. A diferença, em grande parte, é a infraestrutura. O sistema analógico depende do cabeamento para a transmissão das imagens em tempo real. Portanto, os cabos percorrem do ponto de captura das imagens (onde as câmeras estão posicionadas) até a sala de monitoramento. 

Já o sistema digital é uma modernização da tecnologia anterior, pois agrega a conectividade à internet ao projeto. Isso garante maior flexibilidade na elaboração do plano de monitoramento e posicionamento das câmeras, pois a transmissão das imagens é feita via rede, sem necessariamente usar cabos.

Por fim, existem os sistemas híbridos, que combinam aspectos do digital e do offline. Geralmente, os sistemas híbridos “acontecem” por que a empresa decidiu modernizar uma seção do seu projeto de segurança com um sistema digital, mas sem “aposentar” e abrir mão dos sistemas analógicos que já estão instalados.

Quais as diferenças entre um sistema CFTV e DVR?

Agora, vamos desfazer uma confusão comum no segmento. DVR é uma sigla que abrevia Digital Video Recorder — portanto, uma tecnologia de captura de vídeo digital. Em outras palavras, o DVR é um equipamento que faz parte de um sistema CFTV, pois é o dispositivo responsável por armazenar as imagens, garantindo confiabilidade e auditabilidade de longo prazo.

Como pôde ver, um sistema CFTV é fundamental para a estruturação de um bom projeto de segurança. Por isso, essa tecnologia representa um dos principais investimentos na segurança eletrônica, já que eleva a qualidade e a eficiência do projeto, sobretudo em termos de monitoramento e controle de acesso.

Gostou deste post explicando o que é um sistema CFTV? Então, aproveite para enriquecer ainda mais essa discussão, deixando o seu comentário abaixo!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese