Descubra quais os principais itens do sistema de gases medicinais

Gestão, controle e segurança hospitalar. Hoje, falaremos sobre um dos temas mais importantes na manutenção de hospitais, clínicas e instalações médicas: o sistema de gases medicinais. Da forma como percebemos, é um dos principais pontos de atenção quanto falamos sobre o controle de infecções hospitalares.

Por isso, elaboramos este material completo sobre o tema. Aqui, você entenderá o que é esse sistema, quais seus principais itens e componentes, como realizar essa gestão e, por fim, qual a importância do gerenciamento correto e responsável dessa instalação. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é um sistema de gases medicinais?

Como todos sabemos, a gestão hospitalar é uma das áreas mais complexas e densas do mundo gerencial. Afinal de contas, a responsabilidade e os riscos são muito elevados, exigindo uma conduta de atenção e cuidados que superam, e muito, a prática tradicional. 

O sistema de gases medicinais, como sugere o nome, é uma infraestrutura tecnológica que permite a distribuição dos gases utilizados durante os procedimentos médicos, tanto em intervenções cirúrgicas como em processos de recuperação. 

O nome, inclusive, deixa claro a atribuição do sistema, que é dedicada apenas à gestão do fluxo dos gases medicinais e, portanto, não faz parte da estrutura predial convencional, como o gás utilizado para o aquecimento de chuveiros e demais equipamentos. 

Entre os principais gases utilizados ou resultantes na prestação de serviços em saúde, destacamos elementos como oxigênio e ar medicinal, óxido nitroso, monóxido e dióxido de carbono, ar comprimido medicinal, hélio, nitrogênio e vácuo. Como pode se notar, muitas dessas substâncias são inflamáveis e tóxicas. 

Por isso, a administração responsável, precisa e supervisionada é crucial para a utilização desses gases. Mas além da responsabilidade médica, também há a responsabilidade empresarial, em que o estabelecimento médico é responsável pela apropriada instalação e manutenção desse sistema e seus componentes. 

No fim das contas, é papel da gestão elaborar planos para o controle de resíduos, promover a higienização dos ambientes, realizar a manutenção predial e garantir a instalação de sistemas e estruturas que prezam pela segurança e qualidade de vida, tanto dos pacientes como dos profissionais que operam nesse ambiente. 

Quais os principais itens em um sistema de gases medicinais?

Por ser um sistema de distribuição de gases, a estrutura é composta por um grande número de componentes, que variam em sofisticação, tecnologia e complexidade. Abaixo, listamos os principais itens e seus funcionamentos. Dê uma olhada! 

Cilindros 

A começar pelos principais componentes. Os cilindros são os reservatórios móveis dos gases necessários às rotinas médicas. O armazenamento precisa ser feito de maneira organizada e regular. Existem hospitais que centralizam os cilindros em uma única locação, e distribuem os gases sob demanda para cada quarto.

No entanto, não são todos os centros que possuem uma infraestrutura mais organizada e planejada, combinando painéis e sala dedicada aos cilindros. Em muitas instalações médicas, o cilindro é deslocado até o quarto em que é necessário, e diretamente conectado ao sistema de distribuição e fluxo ao paciente. 

Tubulações

Em um sistema bem desenhado, com a centralização remota dos cilindros, é necessário uma tubulação apropriada para o transporte desses gases, combinando pressurização, velocidade e durabilidade. A tubulação sempre deve ser acessível à rápida manutenção. 

Alarmes

Ambientes hospitalares contam com dispositivos elétricos, gases e fluidos inflamáveis por todos os lados. Portanto, é fundamental que um bom sistema também seja composto por alarmes e sensores de vazamento, identificando e notificando a equipe de manutenção de qualquer vazamento o mais rápido possível. 

Painéis

Por último, mas também importante, os painéis de distribuição. Geralmente, essas peças são instaladas entre os leitos de um cômodo hospitalar. O painel conta com vários bocais, que são conectados diretamente à distribuição de vários gases medicinais. 

Com um layout intuitivo, a equipe médica ganha agilidade, eficiência e tempo de reação, rapidamente identificando e rosqueando as mangueiras nos bocais adequados ao gás mais apropriado para o procedimento a ser realizado. 

Para encerrar, também nos painéis ou próximo deles, existem válvulas, mangueiras, medidores e afins. Essas interfaces permitem interagir com o sistema de distribuição de gases, controlando o fluxo de saída com precisão, e evitando a intoxicação acidental dos pacientes. 

Como realizar a gestão do sistema de gases medicinais?

Basicamente, como todo bom exercício de gestão, combinando planejamento, sustentabilidade, boas práticas e manutenção. O planejamento se manifesta no processo de decisão, aquisição e implementação desses sistemas. Antes mesmo de instalar, é importante fazer uma sólida pesquisa de mercado. 

O objetivo é identificar os melhores fornecedores, marcas bem reputadas no segmento. Afinal, a reputação de um hospital é proporcional à eficiência de seus procedimentos e à qualidade de vida de seus pacientes. Por isso, é importante investir em sistemas de comprovada segurança, eficiência e confiabilidade. 

Em segundo, as boas práticas, considerando longo prazo, manutenção e sustentabilidade. Como já destacamos, a gestão hospitalar é uma área difícil e repleta de desafios e tecnicalidades — e uma das melhores formas de garantir a qualidade gerencial é obedecendo o calendário de revisões e manutenções programadas. 

Quando a sua gestão adota essa mentalidade preventiva, se faz tudo que é possível para garantir o funcionamento pleno, harmônico e sustentável de todas as unidades. Como consequência, o hospital minimiza prejuízos, desperdícios, negligências e equívocos.

Como pôde notar, o gerenciamento eficiente, atento e preventivo é uma parte fundamental para a qualidade da sua gestão e para a visibilidade e reputação do centro médico. Por isso, sempre destacamos a importância da contratação de empresas com amplo histórico de excelência e prestatividade nesse segmento. 

Com soluções de manutenção predial, higienização hospitalar, hotelaria, gestão de leitos, camareira, jardinagem e paisagismo, controle de acesso e segurança patrimonial, a Verzani & Sandrini se consolida como a maior e melhor marca na terceirização de serviços fundamentais à rotina hospitalar. 

Com mais de cinco décadas de mercado, ocupamos uma posição de referência ímpar no setor, oferecendo o que há de melhor em tecnologia, capital humano, especialização e resultados.

Agora que você tem uma noção completa sobre o sistema de gases medicinais, aproveite para seguir se atualizando em mais curiosidades e novidades sobre a gestão hospitalar. Para isso, é simples: basta assinar a nossa newsletter!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese