Saiba o que é o sistema integrado de segurança e qual a sua importância

Todo gestor de segurança procura conferir a máxima proteção para o empreendimento sob a sua responsabilidade, não é mesmo? Isso porque, independente do setor, garantir a integridade das pessoas e de seu patrimônio é fundamental para uma maior qualidade de vida. Nesse cenário, contar com um sistema integrado de segurança é fundamental.

Com ele, é possível monitorar uma grande área, usando para isso recursos tecnológicos que trazem diversas vantagens, como a redução de custos, ao mesmo tempo, em que promove uma maior efetividade dos trabalhos.

Para ajudar você a saber mais sobre sistema integrado de segurança e qual a sua importância, preparamos este artigo. Acompanhe!

Afinal, o que é um sistema integrado de segurança?

Um sistema integrado de segurança é o responsável por unir as mais variadas tecnologias e subsistemas capazes de detectar situações adversas através de uma única solução. Por exemplo, uma empresa pode ter os seguintes sistemas de segurança controle de acesso e vídeo vigilância.

O objetivo dessa solução é proporcionar uma maior eficiência na guarda de bens móveis e imóveis, além de proporcionar maior segurança para os moradores que convivem em um empreendimento.

Quais os principais tipos de sistemas integrados de segurança?

Para garantir a efetividade da segurança de um empreendimento, é possível contar com várias ferramentas integradas. Confira a seguir!

Circuito Fechado de Televisão

O Circuito Fechado de Televisão (CFTV) tem seu funcionamento a partir da integração de câmeras de vigilância instaladas em uma central de monitoramento. Com isso, as imagens captadas passam a ser transmitidas em tempo real para profissionais em uma estação de monitoramento.

Controle de acesso

O controle de acesso, como o próprio nome já sugere, controla o fluxo de pessoas e impede a entrada de indivíduos não autorizados em um empreendimento. Esse recurso é composto por:

  • biometria de reconhecimento das veias da palma da mão;
  • leitura de biometria de impressão digital;
  • leitor de placa de veículos;
  • senhas;
  • leitor de cartões com códigos;
  • biometria de reconhecimento facial;
  • leitor de tags, entre outros.

Alarmes contra invasores

O alarme de segurança é um dispositivo sonoro utilizado para ativar mecanismos de segurança, uma das soluções mais utilizadas para fazer a prevenção de roubos e invasões. Dessa forma, ao ouvir o som disparado, as chances de inibir a ação de criminosos é bem maior do que sem a presença desses dispositivos.

Vigilância patrimonial

A vigilância patrimonial é exercida por profissionais qualificados que praticam as suas atividades com ações como ronda motorizada, vigia 24 horas e outras formas de cuidado e segurança.

Quais as vantagens de contar com um sistema integrado de segurança?

Ao investir nessa solução, é possível usufruir de diversos benefícios. Veja a seguir!

Maior eficiência

Quando você conta com a facilidade de um sistema integrado de segurança, tem acesso às mais diversas funcionalidades, a exemplo da comunicação com software de detecção de incêndio ou automação predial.

Além disso, é possível ter mais segurança para garantir que as demandas sejam atendidas de maneira complementar, o que eleva o nível de segurança dos ambientes com eficiência e também agilidade.

Redução de acidentes e incêndios

Os sistemas integrados de vigilância são ferramentas perfeitas para mitigar incêndios e outros acidentes. Isso acontece porque essas soluções possuem sensores de chamas, sensores de temperatura, sensores de fumaça, vídeo analítico e central de detecção e alarme.

Todas elas podem ser usadas conforme as suas necessidades e de maneira integrada, assegurando uma reação rápida, o que torna mais fácil, por exemplo, combater o problema.

Segurança contra furtos e roubos

Locais que não investem em monitoramento e segurança são mais propícios a serem alvo de assaltantes. Mas, quando o empreendimento investe nessas ações, pessoas mal intencionadas são afastadas, pois, sabem que encontrarão obstáculos para chegar até o que desejam. Assim, a adesão a um sistema de vigilância integrado ajuda a criar a cultura de proteção no ambiente monitorado, afastando muitas ameaças.

Personalização

Quando você investe em um sistema de segurança integrado, fica mais fácil criar e colocar em prática um plano de ação. Tudo parte de uma análise dos riscos do local, em que você deve buscar localizar as vulnerabilidades da segurança do espaço.

Também é necessário analisar e investigar o histórico de acidentes, roubos e furtos, procurando entender por completo qual a real situação da segurança do local.

Assim, com o resultado dessas análises, é possível criar um plano de ação, alinhado com as necessidades e prioridades do empreendimento. Dessa forma, é possível implementar aquelas ações com as soluções mais adequadas, de acordo com cada caso. Isso torna possível a realização de integrações personalizadas, ao mesmo tempo, em que há uma significativa economia de recursos.

Aumento da produtividade

O sistema integrado de segurança também pode ser usado para monitorar espaços de trabalho, como lojas e escritórios. Com isso, fica mais fácil analisar o desempenho dos funcionários, e se eles estão mesmo se dedicando às atividades contratadas. Para isso, é preciso informá-los que eles estão sendo monitorados.

Economia de Negócios

Os recursos tecnológicos de monitoramento por vídeo, por exemplo, diminuem a necessidade de contratação de mão-de-obra, que pesa no orçamento de qualquer empresa, já que os encargos trabalhistas no Brasil são bem altos.

Assim, se considerarmos o longo prazo, contratar um sistema integrado de segurança torna possível que o empreendimento economize recursos financeiros, ao mesmo tempo, em que ele é protegido.

Além disso, ao contar com as soluções de um sistema integrado de segurança, as empresas, condomínios e seus responsáveis têm recursos disponíveis para fazer uma investigação criteriosa a respeito do que aconteceu. Ou ainda, prever possíveis novas ações que possam colocar em risco a preservação do patrimônio e a segurança das pessoas.

Nesse cenário, fica claro que é necessário que os gestores de segurança precisam antever demandas e agir em busca das melhores soluções, já que a falha na integração do sistema de segurança pode acarretar vários riscos.

Viu como investir em um sistema integrado de segurança é uma forma de conferir mais proteção para empreendimentos e pessoas? Ao contar com as soluções ideais para a necessidade do empreendimento, é possível oferecer um serviço efetivo e com menor custo.

Se você gostou deste artigo sobre sistema integrado de segurança, curta a nossa página no Facebook para acompanhar mais conteúdos como este!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese