Conheça quais os benefícios do Sistema Integrado de Segurança

A segurança é hoje uma das maiores preocupações das pessoas, seja em relação à sua integridade física ou patrimonial. Por isso, é importante garantir que os colaboradores e os bens da sua empresa estejam protegidos. Para isso, você pode contar com um Sistema Integrado de Segurança.

Esse é um método de proteção pensado justamente para evitar que o empreendimento sofra com roubos, furtos, desvios e até mesmo problemas relacionados à propriedade intelectual do negócio. Então, se você quer saber mais sobre o assunto e entender como garantir a segurança da sua empresa, fique conosco até o final deste post.

Aproveite a leitura!

O que é um Sistema Integrado de Segurança?

Um Sistema Integrado de Segurança é um conjunto de diversos subsistemas que têm por objetivo garantir a integridade de bens, físicos ou não, de um empreendimento. A exemplo disso estão os circuitos fechados de televisão, de detecção de incêndio, os controles de acesso e até mesmo os sistemas de proteção digital.

Ele utiliza esses sistemas em várias camadas e os integrando em uma mesma solução para garantir que a empresa esteja protegida. Dessa forma, você pode ficar tranquilo quanto à proteção do patrimônio físico, das propriedades intelectuais e até mesmo do acervo digital do negócio.

Para que esse tipo de sistema serve?

Além da parte de segurança em si, o Sistema Integrado ainda serve para organizar os processos internos da organização, tornando tudo mais ágil e objetivo. Com isso, fica mais fácil identificar quaisquer inconformidades, fazendo ajustes rapidamente e evitando transtornos maiores.

Entre os diversos motivos pelos quais as empresas buscam soluções como o Sistema Integrado de Segurança estão:

  • o aumento da produtividade no que diz respeito à segurança física e patrimonial do negócio;
  • a expressiva redução de custos com incidentes e descuidos;
  • a melhora da eficiência dos procedimentos e métodos de segurança adotados;
  • a tomada de decisão estratégica na hora de adotar alguma medida rápida;
  • o ganho de eficiência no monitoramento de todas as ações executadas nas dependências;
  • o fortalecimento da comunicação interna em situações imprescindíveis.

Como um sistema integrado funciona?

Na prática, um Sistema Integrado de Segurança funciona de uma maneira muito simples e frente a basicamente qualquer ocorrência. Ele pode ser acionado por meio de um incidente detectado na ronda do vigilante, por exemplo.

Nesse caso, ele vai ajudar a identificar quem eram as pessoas que estavam presentes no local no momento do ocorrido por meio dos acessos registrados por algum tipo de monitoramento, como uma catraca. Em algumas situações, pode haver o acompanhamento pelas câmeras de monitoramento.

Além disso, os profissionais de segurança serão treinados para atuar em conjunto com esses recursos. Assim, eles poderão acionar canais exclusivos de comunicação e até ativar alguns mecanismos de segurança, como o bloqueio de passagens estratégicas, como acessos a cofres e a áreas privativas, por exemplo.

Depois das ocorrências, gestores e responsáveis pela equipe de segurança poderão emitir relatórios completos, gerais ou específicos. Podem ser obtidos os números de determinada violação dentro de um período ou detalhes a respeito de cada acontecimento.

Desse modo, os responsáveis podem identificar quais são os principais riscos aos quais o negócio está exposto, desenvolver estratégias específicas para combatê-los e até mesmo para preveni-los. Essa é uma ação reconhecida como gerenciamento de riscos.

Esse tipo de trabalho também pode ser desenvolvido em ambientes virtuais, quando há a violação de algum acesso ou mesmo o roubo de algum arquivo importante. Assim, a empresa pode ter uma equipe de segurança de TI, que atue exclusivamente com essas ocorrências.

Por que optar por um sistema integrado de segurança?

Um Sistema Integrado de Segurança também proporciona uma série de benefícios que merecem ser destacados. Confira a seguir!

Centralização

Um Sistema Integrado de Segurança ajuda a centralizar todas as operações de segurança de uma empresa. Por isso, as equipes responsáveis pelo gerenciamento e até mesmo os proprietários podem obter relatórios mais completos, além de identificar a situação atualizada de cada área coberta. Isso ajuda a economizar tempo e a organizar a gestão dos processos.

Eficiência

O ganho de eficiência também é algo importante, visto que um sistema integrado gera justamente essa velocidade no gerenciamento das tarefas. Portanto, fica mais fácil atribuir funções específicas para cada colaborador de acordo com as demandas e, é claro, às estratégias específicas adotadas.

Maior produtividade

Com um melhor aproveitamento em todos os aspectos relacionados ao Sistema Integrado de Segurança, acontece um ganho de produtividade no ambiente de trabalho. Isso porque o monitoramento dos funcionários e do patrimônio é uma tarefa indispensável e que, sim ou sim, precisa ser feita. Portanto, quanto mais eficiente, melhor.

Resolução de conflitos

As questões relacionadas à segurança estão frequentemente gerando conflitos para a empresa. Acusar um colaborador de roubo, por exemplo, é uma atitude muito séria. Por isso, um Sistema Integrado de Segurança vai ajudar a manter um controle sobre todos os acontecimentos nas dependências do empreendimento, até mesmo por controle de vídeo, de acessos, alarmes de intrusão e assim sucessivamente.

Como a Verzani & Sandrini pode ajudar?

Integrar sistemas de segurança não é exatamente uma tarefa fácil, mas é absolutamente possível, ainda mais quando você conta com a ajuda de quem entende do assunto. Algumas empresas qualificadas podem fazer isso da melhor forma, escolhendo os melhores hardwares, softwares e protocolos praticados no mundo todo.

A Verzani & Sandrini tem uma visão moderna e inovadora de gestão de risco. Por isso, prioriza a inteligência para oferecer soluções integradas de segurança de patrimônio e de pessoas. Unindo a alta competência humana e a tecnologia, utilizamos o sistema de segurança integrado para detectar riscos, evitar prejuízos e manter o controle sobre qualquer ocorrência.

Como você viu ao longo de todo este material, segurança é um assunto sério. Não importa se é sobre a proteção física dos colaboradores ou mesmo pelo monitoramento do patrimônio de um negócio, todo empreendimento visa o crescimento e não cuidar dos seus bens é colocar isso em risco.

Portanto, agora você já sabe o que são, como funcionam e de que maneira o seu negócio pode se beneficiar de um Sistema Integrado de Segurança. Se você ficou com alguma dúvida sobre este assunto, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese