Saiba por que contratar um serviço de suporte industrial!

Serviços de suporte industrial são essenciais para manter o ciclo de uma empresa funcionando na mais perfeita ordem. Isso porque uma companhia pode perder muito em produtividade sem os equipamentos em plenas condições e sem o pessoal indicado para diversos suportes, como elétrico, de carga e descarga, entre outros.

Contar com uma equipe terceirizada diminui os erros e ajuda na manutenção, na gestão de ativos e no ciclo de vida dos produtos, além de trabalhar a integração dos mesmos para melhoria dos processos. A seguir, você entenderá mais sobre cada tipo de suporte e como acertar na contratação!

O que é um serviço de suporte industrial?

O serviço de suporte industrial é um importante recurso para complementar as principais atividades de uma organização, tanto no âmbito dos processos produtivos, quanto na gestão, organização e execução de outras frentes de trabalho. “Vale dizer que não necessariamente essas frentes devem estar ligadas às principais operações da empresa”, explica Moab Azevedo da Silva, gerente de negócios da Veman, parte do Grupo Verzani & Sandrini.

Assim, é necessário salientar que uma empresa tem diversas demandas que ultrapassam seu core business, mas estão intimamente ligadas ao processo produtivo, como a manutenção de instalações elétricas, de sistemas de ar condicionado, geradores ou mesmo tratamento de água, limpeza industrial dentre outras. É imprescindível que tudo isso esteja em dia para não atrapalhar o processo produtivo.

Este serviço também se trata de um meio rápido e eficiente de atendimento a demandas inesperadas. Por exemplo disso é a contratação de serviços de mão de obra e gestão, sejam elas de cunho técnico ou administrativo, assim como auditorias, empreitadas, serviços de conservação ou mesmo algum tipo de complemento técnico e/ou administrativo para altas sazonais.

Quais as áreas atendidas pelo suporte industrial?

Há diversos setores que ganham muito com as atividades de suporte industrial. Na sequência, listamos e especificamos os principais!

Almoxarifado

Cabe a um almoxarife a responsabilidade pelo controle administrativo e operacional dos estoques para reposição da fábrica. “Esse serviço ainda realiza orçamentos, compras e recebimento dos materiais requisitados”, explica Moab.

Bombeiro Civil

Dentro das indústrias, é esse profissional que cumpre atividades paralelas ao setor de EHS&S (sigla para Environment, Health, Safety and Sustainability, ou seja, meio ambiente, saúde, segurança e sustentabilidade). Na prática, ele está focado na brigada de incêndio e atividades de prevenção. Isto é, “a agenda é preenchida por inspeções, controles de equipamentos críticos e treinamentos”, relata o gerente.

Carga e descarga de produtos

Aqui, são feitas operações para setores de descarregamento de acordo com os procedimentos especificados para cada operação. Isso garante a segurança de processos nos âmbitos de estocagem de matérias-primas.

Elétrica

O eletricista é responsável por executar a manutenção preventiva e corretiva em motores, máquinas, equipamentos e instalações de baixa e alta tensão para mantê-las em perfeitas condições de uso. Também faz parte de suas funções identificar possíveis defeitos.

Assim, “é feita a troca das peças deterioradas ou são praticados os serviços de reparos necessários para garantir o funcionamento adequado e, claro, prolongar a vida útil do motor, da máquina ou da instalação”, salienta Moab. Além dessas funções, podemos citar outras, como:

  • montar ou reformar sistemas elétricos, painéis e outros, focando o funcionamento satisfatório dos equipamentos;
  • realizar a instalação de motores, máquinas e demais componentes elétricos;
  • esclarecer os usuários sobre as condições de funcionamento e operação dos equipamentos elétricos, otimizando o trabalho;
  • controlar o uso e/ou consumo dos materiais elétricos, com identificação do trabalho realizado e material consumido;
  • classificar e buscar os materiais utilizados na manutenção elétrica;
  • realizar serviços dentro das cabines primárias e subestações, incluindo as manobras.

Embalagem

Neste item, cabe aos técnicos da operação logística executarem os procedimentos ideais de movimentação e carregamento dentro do setor industrial.

Hidráulica e mecânica

São os profissionais que trabalham no setor de manutenção, executando serviços gerais de natureza simples e sem a necessidade de tanta qualificação — principalmente aqueles “que exijam mais o esforço físico”, conta o gerente de negócios. Dentre as funções, estão inclusos:

  • o transporte de peças e materiais pelas dependências do local;
  • o auxílio aos oficiais de manutenção, seja segurando peças, lavando-as ou mesmo lixando em máquinas ou de forma manual;
  • o ato de parafusar e desparafusar componentes, além de desmontar e montar conjuntos mecânicos;
  • a manutenção da limpeza e da organização do ambiente de trabalho.

Por que contratar um serviço de suporte industrial?

A contratação é necessária porque toda e qualquer fase de planejamento pode dizer mais sobre os resultados obtidos na execução do que a produção em si. Ou seja, há que se levar em conta o empenho em obter — antes — o máximo de informações possíveis sobre os recursos a serem utilizados (materiais e imateriais), custos e prazos.

Além disso, é fundamental alinhar as expectativas e informações acerca do assunto tratado para que sejam alcançados resultados satisfatórios, evitando surpresas que possam influenciar diretamente na entrega de projetos ou outras atividades. “A falta de planejamento é, na maioria dos casos, um fator determinante para o fracasso de uma atividade, principalmente quando não se faz a observação adequada de itens críticos que conseguem afetar a qualidade e a segurança de uma estrutura industrial”, afirma Moab.

Quando contratar um serviço de suporte industrial?

O contrato para qualquer serviço de suporte deve entender as necessidades da indústria em si. Muitas vezes, são atividades imprescindíveis no dia a dia da organização para manter a produtividade.

“O ideal é levar em conta as principais necessidades do contratante e, na fase de negociação, tenha atenção quanto aos acertos contratuais sobre despesas, responsabilidades e aspectos legais”, aponta Moab. Falando especificamente dentro da indústria, “a manutenção e a logística são as áreas que mais demandam esse tipo de serviço”, aponta o gerente de negócios da Veman.

Como acertar na escolha?

O principal nesse momento é levar em consideração a trajetória da prestadora de serviços no mercado, além dos recursos e infraestrutura oferecida por ela. A dica de Moab pode ser valiosa para acertar na parceria da empresa terceirizada: “antes, ainda durante a escolha, o indicado é fazer visitas em campo para verificar as informações prestadas nas reuniões de venda”. Outro ponto importante também é o acompanhamento do contrato, com reuniões e indicadores que apresentem o desempenho da equipe e gestão vendida.

Quais os diferenciais da Veman, do Grupo Verzani & Sandrini?

A experiência de mercado da Veman é bastante sólida e o trabalho da empresa oferece suporte na engenharia de manutenção e gestão de ativos, com foco na otimização e crescimento organizacional.

Outro diferencial diz respeito aos colaboradores bem treinados: “temos uma ampla equipe com competência para atender os clientes em suas mais variadas necessidades, utilizando métodos próprios de trabalho e aprendizagem, softwares de gestão e mão de obra especializada para as mais diversas áreas”, explica o gerente.

A contratação de um suporte industrial bem qualificado pode ser a grande diferença para otimizar a produtividade de sua companhia. São diversos setores que pedem qualificações e know-how específicos, fazendo com que a terceirização seja a maneira ideal de alcançar resultados satisfatórios.

A Veman, do Grupo Verzani & Sandrini, tem expertise para as mais diversas soluções quanto ao suporte industrial. Entre em contato para saber mais!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese