Confira os principais passos para investir na sustentabilidade em hospitais

A sustentabilidade é fator indispensável para os hospitais do futuro. Mais do que nunca, as gestões reconhecem a importância desse conceito para a consistência de suas operações, principalmente quando consideramos uma série de novas tecnologias e boas práticas, tal como a eficiência e autonomia energética. Por isso, hoje, falaremos sobre a sustentabilidade em hospitais. 

Caso não saiba, a sustentabilidade hospitalar é um conceito que defende o aumento da eficiência e otimização de recursos na gestão dos hospitais. Isso significa implementar ferramentas, soluções, tecnologias e práticas que consigam reduzir o desperdício, minimizar os erros, amenizar os custos e elevar a produtividade. Então, não perca tempo e acompanhe!

Quais os passos para implementar a sustentabilidade em hospitais?

Modernização, responsabilidade e tecnologia. Da forma como percebemos, essas são as melhores táticas para garantir a sustentabilidade na rotina hospitalar. Abaixo, demonstramos como a elaboração de um projeto de arquitetura sustentável e a adoção de novas tecnologias pode elevar a qualidade na gestão hospitalar — confira!

Elabore um projeto de arquitetura sustentável

Infelizmente, muitos hospitais ainda estão limitados por projetos de arquitetura defasados, sem nenhum pingo de responsabilidade ambiental e energética. Com uma nova abordagem, é possível maximizar a utilização dos espaços e dos recursos naturais, otimizando o acesso de luz e ar, e reduzindo o consumo energético de iluminação e refrigeração artificial. 

Invista em itens recicláveis

A responsabilidade ambiental é um dos critérios mais importantes sempre que falamos em sustentabilidade. Por isso, muito além de evitar o abuso ou desperdício de recursos, também é interessante investir em soluções que ampliem o potencial de reciclagem. Dessa forma, o hospital garante que parte de seus resíduos possa ser tratada e reutilizada no mercado.

Priorize o descarte responsável

Esse é um ponto que complementa o anterior. Todo hospital precisa lidar, diariamente, com uma imensa quantidade de resíduos diversificados que, em sua maioria, são materiais perigosos, contaminados e/ou perfurocortantes. Por isso, a responsabilidade, a organização e o descarte seletivo são práticas fundamentais para elevar a sustentabilidade da rotina hospitalar.

Adote a tecnologia para automatizar processos

A automação é uma das maiores tendências para os próximos anos — valendo para praticamente todos os setores. Com a gestão hospitalar, isso não seria diferente. Afinal, existem várias demandas na rotina dos hospitais que podem ser automatizadas, desde o controle de acesso até o atendimento e satisfação do paciente 5.0 e suas expectativas.

Quais os benefícios da sustentabilidade em hospitais?

Credibilidade, economia e bem-estar. A credibilidade ocorre como o reflexo de uma percepção positiva. Conforme a gestão adota uma abordagem mais ESG (leia-se: responsável social e ambientalmente), as pessoas têm uma imagem mais positiva do empreendimento. Já a economia é a redução de custos no longo prazo, sobretudo pela redução das tarifas de energia, água, gás e outros recursos.

E por fim, o aumento do bem-estar dos pacientes. Em hospitais sustentáveis, é comum ver o uso de tecnologia aplicada como uma forma de garantir a comodidade, a segurança e a consistência do atendimento às pessoas, ainda mais se considerarmos soluções como a autonomia energética, com a instalação de placas, geradores e outras tecnologias do tipo.

Como pôde ver, a sustentabilidade em hospitais é uma tendência que faz muito sentido. Afinal, esse é o tipo de empreendimento que conta com uma demanda estável de longo prazo. Por isso, gerenciar um hospital pensando no futuro é uma das melhores formas de garantir não apenas o seu crescimento, mas sobretudo o aprimoramento das rotinas hospitalares.

Agora que você tem uma visão completa sobre a sustentabilidade em hospitais, aproveite para seguir atualizando as suas noções sobre o tema. Para isso, basta assinar a nossa newsletter!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese