Conheça as melhores tecnologias patrimoniais!

Seja pelo seu grande patrimônio, seja pela reputação, as empresas se tornam alvos muito visados pelos criminosos. Por isso, é importante buscar estratégias e recursos que contribuam para aumentar a segurança desses locais, como a tecnologia patrimonial.

A tecnologia é uma parte importante da segurança patrimonial, afinal, é o que cria barreiras entre os bandidos e o patrimônio da sua empresa. Assim, quanto mais avançados forem os métodos empregados, maiores serão as chances de sucesso ao evitar invasões.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, fique por dentro do conteúdo que preparamos para você!

O que é tecnologia patrimonial e para que ela serve?

Tecnologia patrimonial é o termo usado para se referir a todo aparato tecnológico usado para aumentar a proteção de edificações, empresas, indústrias, residências, condomínios e muito mais. De tempos em tempos, novos dispositivos e softwares são desenvolvidos com o objetivo de aumentar a eficiência artificial contra os ataques e colocar cada vez menos os seres humanos em perigo.

Ela pode ser encontrada tanto na forma de atualização de softwares já criados quanto no desenvolvimento de soluções nunca vistas até então. Em geral, estamos falando de soluções inteligentes, algumas automatizadas e, muitas delas, munidas de Inteligência Artificial.

No entanto, para que esses recursos sejam eficientes e se tornem um investimento condizente com o seu negócio, você precisa definir seus objetivos de segurança. Assim, é possível determinar qual tipo de tecnologia patrimonial melhor se adapta ao perfil e aos riscos da sua empresa.

Por que usar a tecnologia patrimonial?

A tecnologia patrimonial oferece uma vantagem importantíssima no combate aos riscos: a possibilidade de integrar seus dados a diversos softwares e recursos existentes. Com isso, um vigilante utilizando um dispositivo móvel, por exemplo, consegue fazer o monitoramento de todo o perímetro sem sair do lugar. Mas esse é só um exemplo de aplicação.

A tecnologia patrimonial apresenta diversas outras vantagens. Quer saber quais são?

Precisão

Quanto mais avançado e constantemente atualizado for o sistema de segurança da sua empresa, maior será o nível de proteção e as chances de sucesso ao detectar potenciais ações criminosas. Com alarmes integrados, sistemas de câmera de inteligência e softwares inteligentes, você pode identificar irregularidades, visitantes suspeitos e ações duvidosas, antecipando-se aos riscos.

Economia

Não é difícil prever que, para uma equipe treinada fazer um trabalho de monitoramento tão eficiente, seria preciso muito treinamento envolvido, não é? Além disso, você demandaria uma equipe bem maior do que o necessário com os recursos tecnológicos. Então, apesar dos investimentos iniciais, a tecnologia patrimonial representa uma economia significativa no médio e longo prazos.

Sustentabilidade

Se você considerar que a tecnologia patrimonial pode ser aplicada para além da questão de segurança, como o dimmer ou controladores de água e energia elétrica, é possível prever uma economia muito alta no consumo de recursos essenciais. Os sistemas de ventilação e iluminação automáticos, por exemplo, são uma ótima forma de ajudar a sua empresa a usar recursos de forma mais consciente e sustentável.

Customização e flexibilidade

Vários equipamentos eletrônicos já permitem que as empresas adaptem a sua utilização às necessidades do negócio. Com isso, você pode tanto reduzir custos quanto otimizar as ferramentas que estão à sua disposição, atendendo com precisão à sua demanda.

Quais tecnologias aumentam a inteligência no sistema de segurança corporativo?

Falando especificamente do sistema de segurança corporativo, a tecnologia só tem a acrescentar. Ela permite diversas facilidades no dia a dia de quem trabalha tanto no monitoramento quanto no controle de acesso a um prédio. Quer conhecer alguns dos principais recursos? Então, acompanhe!

Alarmes

Os alarmes são velhos conhecidos de quem trabalha com segurança, mas eles estão cada vez mais dinâmicos, tecnológicos, precisos e integrados a outros sistemas. Seja por disparo sonoro, seja mesmo silencioso (como no caso dos botões de pânico), eles acionam uma equipe de segurança imediatamente para reforçar a proteção de uma área.

Os sensores são o principal recurso de identificação de presenças indesejadas, normalmente instalados nas portas e janelas, além de ficarem apontados para áreas estratégicas. Dessa forma, quando detectam a presença de invasores, eles disparam alertas sonoros que inibem a ação e acionam os vigias.

Acesso biométrico

O acesso biométrico é uma tecnologia felizmente possibilitada pelo avanço da era digital. Com ele, é possível identificar com uma enorme precisão cada pessoa que acessa uma determinada área da empresa, criando uma senha única, individual e impossível de burlar.

Além do reconhecimento da impressão digital, forma mais comum de biometria, muitos estabelecimentos já estão usando o reconhecimento de íris, de retina e de voz, por exemplo. Portanto, ainda que uma fraude ocorra, é possível identificar quem foi o acesso autorizado que colocou em risco determinada área.

Reconhecimento facial

As câmeras de reconhecimento facial também são uma tecnologia bastante atrativa quando se trata de segurança patrimonial. Elas servem para monitorar constantemente as zonas internas e externas da empresa, reconhecendo cada colaborador e identificando quem ele é no banco de dados.

Desse modo, qualquer atividade suspeita, ainda que seja tomada por alguém com acessos autorizados, pode ser identificada. E tudo isso já com o reconhecimento de quem foi, além, é claro, das imagens gravadas de cada momento da pessoa na empresa.

Dispositivos eletrônicos

Os dispositivos eletrônicos são os celulares, tablets, computadores, relógios inteligentes e assim por diante. Eles podem ser usados para fornecer à equipe de vigilantes informações atualizadas sobre tudo o que está ocorrendo nas dependências da empresa.

Essa é uma solução fundamental para qualificar a comunicação entre os membros da equipe de segurança, além de facilitar muito o trabalho no dia a dia. A tendência é de que esses recursos sejam cada vez mais incorporados à segurança patrimonial.

Portarias remota e híbrida

Em relação ao acesso de entrada e saída das empresas, muitas delas estão investindo nos sistemas de portaria remota e híbrida. São duas tecnologias que permitem que protocolos de segurança sejam realizados para liberar o acesso às dependências da companhia, mesmo se o porteiro não estiver presente.

Para isso, são adotadas câmeras de monitoramento, portões de eclusa, intertravamento, entre outros recursos. Com a Inteligência Artificial e o cruzamento de dados, é possível reconhecer imediatamente se o usuário é autorizado a entrar ou não.

Como você viu, a tecnologia patrimonial tem avançado muito para fornecer mais segurança, autonomia e proteção ao patrimônio físico, digital e humano de uma empresa. Portanto, você já sabe o que esperar para os próximos anos e como se preparar contra invasões e ataques.

Gostou do que viu por aqui? Então, agora faça a sua parte compartilhando este artigo nas suas redes sociais e ajude a levar essas informações para os seus contatos.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese