Tecnologia e segurança: por que essa união é tão importante?

A transformação digital modificou toda a sociedade, não é mesmo? Independentemente do segmento, as mudanças são significativas e afetam todas as áreas de atuação. Não é diferente, portanto, quando falamos em tecnologia e segurança. Mas por que a união entre esses dois conceitos é tão importante? Ainda mais relevante, como ela pode ser colocada em prática?

Para começar, a tecnologia está avançando cada vez mais, e isso significa a oferta de soluções mais completas quando se pensa em segurança, seja para ter um monitoramento mais eficiente e mais barato, seja para obter mais recursos e funcionalidades disponíveis na tomada de decisão no setor. Como isso é feito, na prática? Quais são os impactos da tecnologia na área da segurança?

O que acha de tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto e como essa união é fundamental? Pensando nisso, convidamos Amarildo Moraes, que atua como diretor de Negócios da Verzani Segurança, para ajudar a esclarecer algumas dessas respostas. Pronto para começar a digitalizar o seu negócio? Continue a leitura para saber mais sobre o tema.

Qual a relação entre segurança e tecnologia?

Atualmente, não existe nenhum setor da sociedade que não tenha uma relação direta com a tecnologia, não é mesmo? Para o setor da segurança, essa afirmação é ainda mais precisa, seja para um melhor monitoramento de câmeras, seja para investir na automação predial. São muitas as soluções que contribuem para o trabalho de quem atua na área. Para Amarildo, são três os pilares que sustentam essa relação.

“A segurança pode ser entendida como um serviço sustentado por três pilares: a utilização de recursos humanos qualificados e competentes para a atividade, o uso de tecnologia apropriada para suprir e auxiliar no processo decisório da segurança, e os processos definidos e estruturados para que as atividades sejam executadas de maneira padronizada”, afirma.

Em um mercado em constante evolução, entender mais sobre esses pilares é um ponto fundamental para garantir que a aplicação da tecnologia seja realmente eficiente. Caso contrário, as chances de conseguir os resultados esperados podem se reduzir significativamente. Afinal, o que funciona para uma companhia não é, necessariamente, uma solução para outro negócio.

Como essa união acontece, na prática?

O uso da tecnologia na segurança tem uma série de aplicações práticas. O mais interessante, destaca Amarildo, é justamente o leque de opções que podem ser colocados em prática a partir da presença da tecnologia nas operações de segurança de uma companhia.

Em resumo, pode impactar positivamente variados setores dentro de uma só organização. Alguns exemplos mais comuns são:

  • sistemas de sensoriamento de detecção e intrusão;
  • registro de imagens, com algoritmos embarcados ou não;
  • registro de rondas e eventos;
  • controle e gestão de acesso de pessoas e veículos;
  • detecção e alarme de incêndio.

Quais são os benefícios?

O efeito da integração entre esses dois conceitos é bastante positivo, segundo o especialista. São os mais diferentes times e atividades que podem ser impactados positivamente pelo uso da tecnologia na área da segurança. Um trabalho que começa, até mesmo, na redução de custos na manutenção, e se estende para outras atividades mais delicadas e relevantes.

“A redução dos custos está ligada a um aumento da capacidade de atuação do time de segurança com uso da tecnologia, reduzindo efetivos, headcount (quantas pessoas atuam nas atividades), substituindo-as pela automação de processos, por exemplo.” A tecnologia torna o ambiente mais seguro, pois pode cobrir e atuar em grandes áreas de forma local ou remota.

É possível, inclusive, substituir atividades humanas em áreas de risco ou perigosas. A economia gerada pela tecnologia é, sem dúvidas, um dos principais benefícios, mas não se limita a isso, de acordo com Amarildo.

“A redução de custos, a geração de registros de forma digital, os indicadores de desempenho e a padronização de atividades e de resultados são temas que geram muito interesse, mas a tecnologia resulta em muito mais para quem a aplica com eficiência”, explica. Isso tudo, pelo entendimento de que a tecnologia agrega valor ao serviço, reduz a dependência de mão de obra e pode ser controlada de forma simples pelo usuário.

Por que contar com uma empresa especialista nessa integração?

Não é porque tecnologia e segurança andam juntos que, necessariamente, o processo de integração seja simples. Afinal, como saber exatamente qual é a solução mais adequada para o seu negócio? Como estruturar um planejamento estratégico que ajude a potencializar o uso dessas soluções?

Para o especialista, esse é um dos motivos que reforçam a importância de contar com uma empresa especialista no assunto. Para começar, nem todas as instituições têm um time especializado em segurança e/ou em tecnologia. Juntar esses dois conceitos pode não ser tão simples, e a contribuição externa pode facilitar esse processo de maneira eficiente.

“A empresa tem a expertise em entendimento dos riscos associados a cada tipo de cliente, e vai realizar a integração com vistas à solução das demandas de forma eficiente e segura”, afirma.

Amarildo também destaca que é preciso encontrar empresas parceiras de confiança, que realmente agreguem soluções úteis para o dia a dia operacional de cada um dos seus clientes, garantindo a maior eficiência estratégica para esse processo.

“A Verzani Sandrini, por exemplo, conta com uma sólida experiência no desenvolvimento de soluções que agregam valor aos seus clientes. A integração entre pessoas, tecnologia e processos traz resultados tangíveis e eficazes para o negócio”, finaliza.

Em um mercado tão concorrido, investir em diferentes tecnologias e soluções é a estratégia necessária para que qualquer profissional que atua na área da segurança consiga se destacar. Independentemente do objetivo estipulado inicialmente, a tecnologia é a ferramenta mais indicada para conseguir ter os resultados que se espera na área da segurança.

Agora que você já tirou as suas dúvidas sobre a relação entre tecnologia e segurança, o que acha de dar o próximo passo e começar a modernizar o trabalho da sua equipe? Entre em contato conosco e saiba como o nosso trabalho pode contribuir para que o seu negócio avance cada vez mais, com as soluções mais modernas e eficientes do mercado.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese