Confira tudo sobre empresa de segurança e serviços!

Contar com uma empresa de segurança e serviços é extremamente importante para garantir a guarda de condomínios, shoppings, indústrias e outros segmentos empresariais, com profissionais capacitados. Ao mesmo tempo, ao contratar uma empresa especializada no segmento, é possível reduzir custos, o que é fundamental para a sustentabilidade do seu negócio.

Além disso, ao contratar os serviços, ainda é possível mitigar riscos e estar de acordo com a legislação vigente no Brasil, o que é fundamental para o sucesso dos trabalhos.

Precisa contratar uma empresa de segurança e serviços e não sabe por onde começar? Então, este artigo é para você! Acompanhe!

O que é segurança empresarial?

A segurança empresarial visa, em primeiro lugar, promover a guarda de bens patrimoniais e também garantir o bem-estar e segurança das pessoas que estão em ambientes resguardados por esse serviço. Essas empesas podem ser condomínios, shoppings edifícios comerciais, indústrias, comércios, entre outros tipos de empresas.

É válido lembrar que as ações de segurança e serviços precisam ser pensadas de forma integrada, a fim de assegurar uma influência positiva no ambiente, conferindo a sensação de segurança necessária para afastar ameaças, a exemplo de pessoas mal intencionadas que visam furto e roubo.

Qual é a importância da segurança empresarial?

A segurança empresarial especializada garante que a sua empresa terá o conhecimento necessário, e também acesso à mão de obra especializada, para afastar riscos.

Com isso, medidas como um sistema antifurtos integrado a um bom controle de portaria é apenas umas das formas viáveis de ter acesso a um serviço de qualidade, e com custo justo.

A segurança empresarial tem como objetivo proteger todos os interesses da contratada no que se refere aos recursos patrimoniais, além de seus recursos humanos.

Dessa forma, fica fácil entender como terceirizar segurança e serviços é fundamental para o bom funcionamento dos negócios empresariais e também residenciais, não é mesmo?

A depender do segmento de negócio, como as instituições bancárias, por exemplo, a terceirizada de segurança e serviços é capaz de assegurar que a organização cumprirá as funções para as quais foi instituída com tranquilidade.

O que é terceirização de segurança e serviços?

A terceirização de segurança e serviços é um processo que ocorre quando uma contratante aciona uma prestadora de serviço para contratar serviços de segurança especializados.

Nesse cenário, é possível garantir que profissionais qualificados conduzirão as atividades de acordo com a legislação, ao mesmo tempo em que a empresa contratante reduz custos.

As terceirizadas de serviços, de modo geral, atuam com serviços de limpeza, segurança e também portaria. Ao contratar o pacote de serviços, é possível que a contratada se dedique às atividades-fim do negócio, otimizando recursos financeiros e também de capital humano.

Para que serve a terceirizada de segurança e serviços?

A terceirizada de segurança e serviços, além de preservar o patrimônio e o capital de uma empresa, também atua para garantir a continuidade dos processos em alguns segmentos empresariais, o que é fundamental para que as instituições contratadas possam garantir a sua produtividade.

Os serviços de uma terceirizada de segurança são capazes, por exemplo, de mitigar ameaças como furto de veículos, roubos e até mesmo outros sinistros, como incêndios.

Essas situações são capazes de não só prejudicar, mas também por fim às atividades empresariais, além de prejudicar a imagem da empresa em questão, o que pode trazer prejuízos incalculáveis. Todos esses cenários podem ser evitados com o estabelecimento de um sistema de segurança bem dimensionado.

Em alguns segmentos empresariais, o serviço de segurança é fundamental para viabilizar a própria existência das empresas. As instituições bancárias e as casas de câmbio, por exemplo, que trabalham com um grande volume de dinheiro em espécie, são um bom exemplo, assim como as e empresas de equipamentos de tecnologia, fábricas de joias e joalherias.

Esses são apenas alguns exemplos de instituições que contratam os serviços de segurança, pois necessitam dos serviços de guarda e proteção para conferir mais segurança aos seus negócios.

Portanto, o planejamento de segurança do negócio deve ser pensado desde o início das atividades empresariais, tendo como objetivo se fazer cumprir as funções gerais de prevenção, garantindo o bem-estar dos públicos de relacionamento da empresa contratante.

Contudo, a depender do segmento empresarial, algumas atividades podem ser mais relevantes para um ou outro caso. Assim, é preciso avaliar os cenários antes da efetivação do projeto de segurança. Ou seja, é necessário fazer a observação de algumas das particularidades de cada situação, verificando os riscos e a necessidade de prevenção, considerando as possibilidades a seguir!      

  • violação de sistemas informatizados;
  • incêndios;
  • furtos internos e externos;
  • assaltos;
  • epidemias e contaminações coletivas;
  • atos de espionagem e concorrência desleal;
  • sabotagens e paralisações intencionais de processos;
  • greves violentas;
  • chantagens;
  • acidentes, explosões e desabamentos;
  • atos de terrorismo;
  • sequestros de dirigentes (ou de seus familiares);
  • uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho.

Quais são os tipos de segurança terceirizada?

Tendo em vista o amplo conceito de segurança, fez-se necessário que os serviços também acompanhassem as necessidades do mercado, a fim de atender de modo mais estratégico todas as necessidades das empresas contratantes.

Nesse cenário, ao realizar o planejamento estratégico de segurança, a empresa deve procurar por uma terceirizada apta a direcionar os recursos e buscar entender quais são as situações críticas da instituição contratante. A partir disso, é possível elaborar um planejamento de segurança eficiente e também preciso.

Para a efetividade das ações de segurança patrimonial, é preciso fazer o planejamento com foco no tipo de serviço de segurança que será prestado. Veja a seguir quais são!

Vigilância patrimonial

De forma resumida, a vigilância patrimonial é uma atividade que precisa da autorização da Polícia Federal (PF), que também é a entidade responsável por fiscalizar as ações de segurança privada.

Os profissionais que atuam com vigilância patrimonial precisam passar por cursos específicos de formação de vigilantes. Apenas após concluir todo o processo de certificação de vigilantes e estar empregado em uma empresa de vigilância devidamente autorizada pela PF, é que os profissionais de vigilância poderão exercer as funções relacionadas à guarda de patrimônio e às pessoas.

Nesse cenário, a vigilância patrimonial tem sua atuação com foco nas atividades de combate e prevenção de riscos para uma determinada empresa contratante. As atividades de proteção e guarda também podem acontecer no ambiente da empresa ou em seu entorno.

Ainda é preciso estar atento ao uso de serviços adicionais como o uso de armas de fogo, ferramentas tecnológicas e, em especial, aparelhos de comunicação, essenciais para agilizar a interação entre a equipe e garantir a segurança para os ativos da contratada.

Portanto, fazem parte desse tipo de serviço de segurança:

  • controle de Acesso
  • ronda
  • segurança armada e desarmada
  • supervisão 24 horas

Escolta armada

A escolta armada é um serviço essencial para as empresas que trabalham com transporte de valores, por exemplo. Essa atividade também deve ser desempenhada por profissionais que passaram pelo curso de vigilância, e é monitorada Polícia Federal. De forma prática, a escolta armada é responsável por proteger cargas de valor e ativos de modo geral.

A empresa terceirizada que presta esse tipo de serviço deve ter pelo menos um ano de experiência em vigilância patrimonial no mercado, e a regra é estendida aos profissionais que atuam na linha de frente.

Os vigilantes de escolta armada também devem passar por curso de especialização para receber autorização para o porte de armadas. Com a crescente onda de violência que assola todo o país, o serviço de escolta armada se tornou cada vez mais essencial para mitigar riscos e afastar ameaças, como furtos e roubos.

De modo geral, o serviço de segurança patrimonial privado supre uma demanda que a Segurança Pública não consegue, visto que o território brasileiro é bastante vasto e os recursos públicos são limitados. Por isso, as empresas de segurança privada buscam atender a demanda de empresas e pessoas físicas que precisam da escolta armada para exercer as suas atividades.

Monitoramento

Uma das principais atividades das empresas de segurança, o monitoramento é um complemento importante para as ações de segurança privada. Isso porque, com uma equipe eficiente, é possível antever as ações criminosas e também prever circunstâncias que podem gerar conflitos e, em último caso, combates que possam colocar em risco a população.

O monitoramento é facilitado por ferramentas tecnológicas, a exemplo de câmeras, e são responsáveis por reduzir a perturbação da ordem que, por vezes, podem alterar a rotina das empresas contratantes.

Assim, o monitoramento é um parceiro importante para uma boa comunicação, facilitando o diálogo entre os profissionais, além de contribuir para as soluções de questões que já estão instaladas.

Nesse sentido, o monitoramento pode ser utilizado para fazer uma verificação criteriosa, cujos dados podem ser usados em uma estratégia de segurança mais eficaz.

Quais são os benefícios da terceirização de segurança?

Com as rotinas das atividades-fins dos negócios cada vez mais intensas, poder contar com uma empresa especializada em segurança é uma garantia de acesso a serviços de qualidade e também de acordo com a legislação. Mas, os benefícios não param por aí! Veja a seguir!

Redução de custos com questões trabalhistas

Uma das vantagens mais evidentes da terceirização dos serviços de segurança é poder contar com a simplificação das relações trabalhistas. Isso porque, as responsabilidades legais sobre os funcionários ficam por conta da empresa contratada.

Ou seja, sua empresa não precisa arcar com questões trabalhistas, como pagamento de férias, 13° salário, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e uma série de outros encargos. Tudo está incluído no valor do contrato da mão de obra terceirizada.

Os custos com rescisão e contratação de pessoal, que pesam no orçamento, também ficam por conta da terceirizada. O que você precisa fazer é somente pagar o valor do contrato em dia para poder usufruir dos serviços com tranquilidade.

Mais tempo para se dedicar ao negócio

Quando você opta por terceirizar serviços que não fazem parte da atividade fim do seu negócio, sobra mais tempo para se dedicar às suas atividades principais, o que é fundamental para se manter competitivo no mercado. 

Dessa forma, é possível alcançar um melhor desempenho nas suas atividades empresariais, o que significa um aumento na produtividade e, consequentemente, mais lucros!

Serviços de profissionais especializados na empresa

Quando você investe na contratação de uma empresa terceirizada, está contratando também toda a expertise de uma empresa especializada em segurança, o que diminui as chances de erros nas atividades diárias, já que as atividades passam pela padronização de processos. Também mitiga o aumento dos custos operacionais, o que é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio.

Isso acontece porque o contrato de prestação de serviços possui um preço fixo e, com isso, você garante que, durante a vigência do contrato, os custos não serão elevados. Além disso, passa a contar com mão de obra especializada, o que gera mais confiança e credibilidade para o seu negócio.

Continuidade das operações

Ao contar com profissionais terceirizados, você garante a reposição imediata da mão de obra em caso de os colaboradores apresentarem atestados médicos, terem de se afastar por doença, ou mesmo no período de férias — o que nem sempre é possível garantir quando os funcionários são contratados diretos da instituição.

Logo, a terceirizada garante a continuidade do serviço, mesmo quando um funcionário não pode estar presente no dia de trabalho, e a contratante não paga nada mais por isso, muito pelo contrário, a terceirizada tem por obrigação repor essa mão de obra.

Como escolher uma boa empresa de terceirização de segurança e serviços?

Para ter sucesso na contratação de uma empresa terceirizada, ainda mais se tratando do segmento da segurança, cujas atividades são regulamentadas, é preciso estar atento a uma série de questões. Dessa forma, você evita aborrecimentos e ainda garante um serviço de qualidade. Veja a seguir como escolher uma empresa terceirizada!

Verifique a documentação da contratada

Como já falamos ao longo desta leitura, a segurança privada passa por fiscalização da Polícia Federal e também é regida por legislação específica, conforme a Lei 7102/83 e a Portaria 3233/2012.

Assim, ao pensar em contratar uma empresa de segurança terceirizada, é fundamental estar atento às normas e também verificar se a documentação da terceirizada está em dia, como o Alvará de Autorização, documento publicado no Diário Oficial da União. Esse registro possui validade de um ano e deve ser solicitado pela Polícia Federal.

O Certificado Nacional de Vigilante (CNV) é outro registro exigido pelo governo, fundamental para o correto funcionamento das atividades das empresas de serviços de segurança terceirizada.

Os profissionais vigilantes, de acordo com a legislação, também precisam passar por cursos regulamentados pela Polícia Federal. Esses cursos possuem validade de dois anos, e atestam que o profissional está capacitado para o serviço, tanto no físico como psicologicamente.

Verifique as certificações

Saber se a empresa terceirizada está com as certificações financeiras em dia é fundamental para garantir um serviço de qualidade. Grande parte dos registros pode ser consultados pela Internet, as mais comuns as Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, conforme a lei de nº 12440/2012 e Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos às Contribuições Previdenciárias e as de Terceiros.

Analise os custos detalhados e escala de serviços

Para que você possa ter uma noção se o valor dos serviços está sendo justo, é importante solicitar a planilha de custos da terceirizada, onde ela possa detalhar os valores de taxas, pagamentos de funcionários terceirizados e impostos.

Caso o detalhamento dos valores esteja aquém dos praticados no mercado, desconfie, já que a prestação de um serviço de qualidade requer investimentos obrigatórios. Além disso, a escala dos profissionais vigilantes deve estar em conformidade com a Convenção Coletiva e também com a Consolidação das Leis do Trabalho.

Equipamentos e armamentos

Uma empresa de segurança deve fornecer bons armamentos para a equipe, assim como, equipamentos de segurança em geral, o que inclui veículos de ronda motorizada e escolta armada.

É importante estar atento ao estado de conservação desses equipamentos e também verificar quais são as tecnologias que estão sendo utilizadas pela terceirizada que pretende contratar. Além disso, saber se a terceirizada sabe como garantir uma boa limpeza dessas ferramentas é fundamental.

Outro ponto importante é estar atento às normas legais que regem o porte de armas, deve ser seguida à risca pelas empresas de segurança. É importante que você saiba que os armamentos devem ser registrados no sistema da Policia Federal, o SINARM.

Outro ponto relevante para se atentar é que os seguranças ou vigilantes que necessitarem sair do seu posto de trabalho, precisam levar consigo a Guia de Tráfego, também exigida pela Polícia Federal.

Estude os detalhes do contrato

Os detalhes do contrato são tão importantes quanto a negociação. O documento é fundamental para garantir que todos os serviços contratados serão prestados, e que todos os pormenores referentes ao plano de serviços estão descritos, assim como os direitos e deveres de contratante de contratada.

Ler com atenção e submeter o documento à análise do departamento jurídico da sua empresa é fundamental, visto que tudo que estiver escrito no documento precisará ser respeitado a partir do momento da sua assinatura. Logo, é importante dedicar tempo para essa análise.

Tenha atenção especial às cláusulas que dizem respeito às garantias, condições de pagamento, juros por atraso e cancelamento de serviço. Além disso, caso alguma cláusula esteja diferente do negociado, solicite a revisão do contrato.

Com relação ao plano de segurança, é importante estar atento à legislação, visto que todas as atividades de segurança são fiscalizadas pela Polícia Federal, o que pode gerar corresponsabilidade para a empresa contratante.

O que você deve exigir ao contratar o serviço de segurança terceirizada?

Assim como acontece com a assinatura de qualquer contrato, algumas questões devem ser analisadas quando o assunto é segurança privada, seja para proteção empresarial ou para residências.

A primeira ação referente a esses cuidados é consultar o Sindicato das Empresas de Segurança Privada do seu estado para verificar se a terceirizada possui um bom histórico de serviços e qual a situação da empresa de segurança.

Além disso, é importante verificar junto à Polícia Federal (PF) se a empresa de segurança privada está enquadrada nos requisitos da Lei nº 7.102/83.

Isso porque, o aumento da demanda pelos serviços de segurança, somado à falta de conhecimento acerca das atividades, recorrentemente levam à contratação de empresas informais, ou seja, que não possuem autorização legal para realizar as atividades de segurança privada. Isso, consequentemente, pode ocasionar danos à sociedade.

Logo, ao contratar um serviço de segurança regularizado, você inibe crimes, ao mesmo tempo em que oferecer para a sua empresa e públicos de relacionamento um ambiente mais seguro.

Veja a seguir as principais documentações a serem verificadas antes de contratar uma terceirizada de serviços de segurança:

  • revisão da Autorização de Funcionamento;
  • certificado de Segurança, (expedido todos os anos pela Polícia Federal, comprova a autorização para funcionamento da empresa especializada);
  • cópia da carteira de trabalho dos funcionários para verificar se eles são registrados pela empresa;
  • comprovante do pagamento de salários mensalmente;
  • certidão negativa de débito com INSS e o FGTS;
  • documentos que comprovem a quitação dos encargos sociais;
  • carteira Nacional do Vigilante dos profissionais em exercício.

Vale lembrar que é sempre bom consultar o CNPJ da contratada, para verificar se a empresa está ativa e se o ramo de autuação é mesmo a segurança privada.

Outro ponto importante é não autorizar a construção de guaritas em calçadas públicas, pois isso pode gerar multas e outros transtornos. Da mesma forma, não é recomendado o estacionamento de veículos da terceirizada em calçadas públicas. Isso porque a segurança privada tem regras a seguir, como todas as demais organizações prestadoras de serviços.

Como vimos ao longo desta leitura, a terceirizada de segurança e serviços é uma boa opção para você reduzir os custos na sua empresa, ao mesmo tempo em que você garante serviços de qualidade e eficientes para atender as demandas do seu negócio.

Para isso, é preciso contar com uma prestadora de serviços com tradição no mercado, e também apta a operar de acordo com a legislação vigente.

Nesse sentido, seguir as dicas que separamos para você ao longo deste artigo é fundamental para que você tenha mais sucesso ao contratar uma terceirizada de segurança e serviços!

Se você gostou deste artigo sobre tudo sobre terceirizada de segurança e serviços, entre em contato para conhecer nossa soluções!

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