Conheça os principais tipos de monitoramento!

A segurança eletrônica é uma das áreas mais amplas e importantes da segurança patrimonial. É por meio da tecnologia e do planejamento que se torna possível garantir a proteção de grandes áreas, combinando estratégia, protocolos, câmeras e sensores para supervisionar o perímetro. Por isso, falaremos sobre os diferentes tipos de monitoramento. 

Aqui, você entenderá o que é o monitoramento na segurança privada, quais são os principais tipos de monitoramento e como implementar esse conceito na sua operação, combinando responsabilidade, planejamento e eficiência. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é monitoramento na segurança privada?

Como sugere o nome, o monitoramento é a prática de supervisionar o perímetro protegido pelo projeto de segurança privada. Para cumprir essa expectativa, a segurança eletrônica estimula o uso de uma série de tecnologias, tais como câmeras, sensores e vários outros dispositivos, garantindo um alcance amplo e transparente de toda a região monitorada. 

Quais os principais tipos de monitoramento?

Existem três tipos de monitoramento. O primeiro e mais comum é o monitoramento por câmeras. Em seguida, há o monitoramento por sensores. E por fim, o monitoramento dos dispositivos eletrônicos. Abaixo, explicamos cada um em detalhes. Continue acompanhando.

Monitoramento por câmeras

É o posicionamento de câmeras em pontos estratégicos, garantindo ampla visibilidade para os profissionais de vigilância e controle de acesso. Esse é o principal tipo de monitoramento, popular por sua eficiência e amplamente utilizado em todos os setores do mercado. 

Monitoramento por sensores

Já o monitoramento por sensores é uma forma de complementar e otimizar o monitoramento por câmeras.

Utilizando tecnologias como NFC (comunicação de campo próximo), RFID (identificação por radiofrequência) ou IoT (Internet das Coisas), essa abordagem usa torres, sensores, tags e afins para controlar o acesso, a movimentação ou, simplesmente, a invasão de perímetros controlados, atendendo desde joalherias até armazéns industriais. 

Monitoramento dos dispositivos eletrônicos

Por fim, o monitoramento dos dispositivos eletrônicos. Afinal, um dos aspectos mais importantes na segurança eletrônica é justamente a operacionalidade dos dispositivos responsáveis pela segurança do projeto. E para que tudo esteja funcionando bem em todos os momentos, é preciso investir em manutenção preventiva, acompanhamento e controle. 

Como implementar um bom monitoramento?

Investindo em talentos, planejamento e tecnologia aplicada. Em nossa visão, essa é a única forma de estruturar um projeto de segurança de qualidade, capaz de realizar um monitoramento de eficiência e confiabilidade. E para isso, a melhor dica é contar com uma empresa especializada e referência no ramo, pois esta será capaz de oferecer toda a orientação que você precisa para o seu projeto.

Como você pôde ver, os três tipos de monitoramento são fundamentais para a qualidade e consistência de qualquer projeto de segurança. Outro aspecto importante é entender que nenhuma técnica é melhor que outra, pois cada uma delas atende a uma necessidade específica. No fim das contas, o que define um bom serviço é a capacidade de eliminar todas as vulnerabilidades do seu perímetro.

Agora que você conhece os principais tipos de monitoramento, continue atualizando suas noções sobre o mercado de segurança eletrônica. Para isso, é fácil, pois basta se cadastrar para receber as novidades do blog!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese