A brigada de incêndio é um grupo de trabalhadores que atuam dentro das empresas e eventos, com o propósito de atuar no caso de emergência. Apesar do nome, a atuação desses profissionais vai além dos incêndios, podendo auxiliar também na necessidade de primeiros socorros e evacuação de ambientes.
Esses profissionais devem ser capacitados e certificados para atuar dessa forma. Mas você sabe como deve ser realizado o treinamento da sua brigada de incêndio? Entende como manter a equipe atualizada e sempre preparada para atuar no caso de emergências dentro da empresa? Se não, está na hora de descobrir!
Continue a leitura e entenda mais sobre treinamento de brigada de incêndio!
Quais são as principais atividades realizadas por uma brigada de incêndio?
Para entender melhor como atua a brigada de incêndio, é importante que você saiba quais são as principais atividades realizadas por essa equipe dentro da empresa. São elas:
- avaliação dos riscos, principalmente, relacionados a incêndios;
- criação e avaliação da rota de fuga traçada;
- inspeção de equipamentos de prevenção (como extintores);
- emissão de relatórios;
- orientação dos trabalhadores;
- combate ao princípio de incêndio;
- orientação e coordenação da evacuação da área;
- primeiros socorros.
Qual a importância de contar com uma brigada de incêndio na empresa?
Toda empresa ou estabelecimento tem riscos relacionados a incêndios. Mesmo com o diagnóstico e a neutralização da maioria deles, é impossível garantir que não ocorrerá esse tipo de acidente dentro da organização. Dessa forma, contar com uma brigada de incêndio é extremamente importante, tanto para os colaboradores quanto clientes e pessoas que vivem ao redor do local.
Isso porque os profissionais que atuam na brigada de incêndio podem combater com eficiência princípios de incêndio, evitando que esses focos se propaguem e causem ainda mais danos à organização e pessoas ao redor. Além disso, esses trabalhadores são extremamente capacitados para atuar no caso de emergência e auxiliar no salvamento dos outros colaboradores da organização.
Vale ressaltar que, ao contar com uma brigada de incêndio, você também ajuda a sua equipe e clientes a se sentirem mais seguros. Eles sabem que contam com profissionais capacitados para atuar em situações de emergência e, dessa forma, sentem-se protegidos dentro da organização.
Quais empresas são obrigadas a contar com uma brigada de incêndio?
Apesar da importância da brigada de incêndio para todas as organizações, apenas algumas são obrigadas a contar com essa equipe. Na maioria dos locais, as empresas com mais de 20 funcionários precisam ter esses profissionais capacitados no estabelecimento.
Porém, dependendo da localização geográfica da organização, esse número pode ser maior ou menor. Vale a pena conferir a legislação para garantir que o seu negócio está adequado às exigências.
Como é composta uma equipe de brigadistas?
A equipe de brigadistas é composta por alguns profissionais especializados. São eles:
- líder: coordenador da brigada e de todos os profissionais que a compõem;
- chefe da brigada de incêndio: responsável por mais de um pavimento, coordenando a edificação como um todo;
- coordenador geral: responsável por todas as edificações de uma planta;
- brigadista: profissional que atua na brigada de incêndio.
Por que o treinamento de brigada de incêndio é tão importante?
O treinamento de brigada de incêndio é essencial para a atuação desses profissionais na sua empresa ou estabelecimento. Isso porque garante que os trabalhadores estão plenamente capacitados para realizar as suas atividades, sendo capazes de atuar de forma correta em caso de emergências.
Porém, a importância do treinamento vai além da capacitação. Para atuar na brigada de incêndio, o profissional precisa de formação na área, sendo que, na maioria dos casos, o treinamento deve ser de, no mínimo, 12 horas. Isso significa que, para atuar como brigadista, o profissional precisa desenvolver competências técnicas e comportamentais que o habilitem para esse tipo de trabalho.
Como funciona esse treinamento?
Existem diversos tipos de treinamento de brigada de incêndio mas, na maioria das vezes, ele é dividido em duas partes: uma teórica e uma prática. Nesse curso, os profissionais vão entender mais sobre os incêndios, adquirindo conhecimentos sobre como identificar focos e a melhor forma de eliminá-los, assim como primeiros socorros a serem realizados e como evacuar de forma adequada um ambiente.
A partir dos conhecimentos teóricos adquiridos, os profissionais passam para a parte prática. Nela, vão treinar, em simulações, as suas habilidades para lidar com situações de emergência.
O treinamento pode ser geral, mas também é possível contar com capacitações desenvolvidas especificamente para a sua empresa. Isso significa que, além de abordar os conteúdos básicos, elas levam em conta as particularidades e riscos da organização, de forma a habilitar a brigada de incêndio a atuar nas situações às quais seu negócio está sujeito.
Também vale lembrar que é necessário que os brigadistas passem por cursos de atualização ao longo do tempo. Isso significa que o treinamento deve ser refeito periodicamente, de forma a garantir que eles mantenham os seus conhecimentos atualizados.
Quem deve ministrar o treinamento de brigada de incêndio?
O treinamento de brigada de incêndio não pode ser ministrado por qualquer profissional. Segundo a legislação, o professor deve ser capacitado em segurança do trabalho, certificado por uma instituição reconhecida pelo MEC. Porém, também é necessário levar outros elementos em consideração na hora de contratar um profissional ou empresa para ministrar o treinamento para a sua equipe.
Isso porque vale a pena contratar empresas especializadas, com boa reputação no mercado e experiência nesse tipo de curso. Com isso, você é capaz de garantir a qualidade da capacitação oferecida aos seus colaboradores, tanto no que se refere aos conteúdos passados quanto à didática do professor que vai ministrar o treinamento.
Como você pode perceber, a brigada de incêndio é extremamente importante para as empresas sendo, inclusive, obrigatória para algumas. O treinamento é a capacitação que garante aos profissionais que atuam dessa forma ter todas as competências e habilidades necessárias para fazê-lo. Portanto, escolha bem a empresa que vai ministrar esse curso, assegurando a qualidade e a excelência do conteúdo oferecido.
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