Turnover da equipe de limpeza: como diminuir?

A taxa de turnover da equipe de limpeza é um índice que deve ser levado em conta pelo gestor. Quase sempre, ele sinaliza que alguma coisa precisa ser adequada na gestão da equipe, por exemplo, algumas posturas da liderança.

Situações assim podem trazer descontentamento entre os colaboradores e levar a uma perda de talentos. Em outras circunstâncias, certas diretrizes da própria empresa não conseguem manter um clima organizacional positivo e, como resultado, alguns colaboradores são dispensados e outros resolvem deixar a empresa.

Continue a leitura e descubra como diminuir o turnover da equipe de limpeza!

O que é turnover na empresa?

O turnover é um índice que caracteriza a rotatividade de colaboradores na empresa, ou seja, uma forma de dimensionar a saída e a necessária recomposição dos quadros da organização. Diz respeito, portanto, à capacidade da empresa garantir a retenção de seus talentos.

A saída voluntária do colaborador pode se dar por um pedido de demissão, por solicitação de aposentadoria ou outro motivo. Mas também pode ser involuntária, quando o profissional é dispensado pela própria empresa, independentemente da razão que motivou a decisão.

De certa forma, a taxa com que ocorre as situações de turnover pode constituir uma importante indicação da saúde organizacional da empresa. Assim sendo, sua redução deve ser uma meta permanente a ser perseguida, principalmente pelos gestores de RH.

Como diminuir a ocorrência do turnover?

Uma rotatividade de colaboradores expressiva invariavelmente causa fortes impactos financeiros e operacionais na empresa. As demandas promovidas pelos procedimentos de rescisão contratual se associam à necessidade de recrutamento e contratação, além de treinamento e integração dos novos colaboradores.

Além disso, existem outros custos resultantes da perda de capacidade produtiva e eficiência da equipe, pelo menos por um tempo inicial. Dessa forma, é indispensável buscar estratégias para redução do turnover da equipe de limpeza.

A seguir, veja o que pode ser feito!

Conheça os tipos de turnover

Conheça a realidade da empresa quanto aos tipos de turnover e como eles se distribuem. Para isso, faça um levantamento das principais ocorrências na incidência de taxas elevadas observadas. Considere que o turnover se apresenta sob duas formas básicas — o tipo voluntário e o tipo involuntário — e identifique como ocorrem em sua equipe.

Entenda os motivos do turnover

Depois de identificados os tipos de turnover, procure descobrir as razões que estão conduzindo a essa condição de perda de talentos. Assim, leve em conta, por exemplo, os motivos pelos quais os colaboradores de determinado setor estão com elevada taxa de absenteísmo.

Por sua vez, pode ser que algum líder ou alguma diretriz institucional desagrade a equipe e o assunto nunca tenha sido discutido. Desse modo, considere que a partida de um colaborador é um distúrbio na saúde da organização, e você vai fazer o diagnóstico para poder definir o tratamento.

Melhore os processos de seleção da equipe

Ao procurar entender os motivos do turnover na empresa, pode ser que você descubra falhas nos processos de recrutamento e seleção da equipe. Dessa forma, considere aprimorar os procedimentos adotados, uma vez que geralmente começar errado costuma trazer surpresas desagradáveis em pouco tempo.

Invista em capacitação

A capacitação e o treinamento adotados com a frequência necessária e condizentes com a natureza das atividades da empresa têm diferentes efeitos positivos. Primeiro, aprimoram a segurança e a produtividade nas tarefas da equipe.

Ao mesmo tempo, são um bom fator de elevação da autoestima do colaborador, em razão do investimento na sua qualificação e no aprimoramento do seu trabalho. De modo geral, a equipe se sente valorizada quando a organização investe no seu pessoal.

Dê feedbacks

Saber ouvir o colaborador, levar em consideração suas colocações e dar a ele respostas às abordagens oferecidas têm o dom de aprimorar significativamente as relações. A sensação de pertencimento cria vínculos com a empresa e também fortalece a autoestima.

Dar feedback pertinente ao que foi ponderado valoriza muito o colaborador. Nesse caso, o resultado é tão mais intenso quanto mais positivas forem as considerações do gestor em resposta às demandas da equipe. Logo, vale a pena investir no desenvolvimento de uma cultura de feedback.

Ofereça benefícios e vantagens

Uma das forças que mantêm o colaborador em sua empresa é o pacote de vantagens que a diferencia no mercado. É claro que as possibilidades de cada organização devem ser levadas em conta, mas existem inúmeras alternativas que podem constituir um plano de benefícios e vantagens. Veja alguns exemplos:

  • horários flexíveis;
  • plano de saúde;
  • ações voltadas para a saúde dos colaboradores;
  • seguro de vida;
  • convênios comerciais (academias, lojas, restaurantes etc.);
  • prêmios por produção.

Como calcular o turnover de uma equipe de limpeza?

O turnover sempre deve ser considerado para um determinado período, por exemplo, no ano de 2021 ou durante os últimos 12 meses ou qualquer outro período que se queira. O cálculo do turnover para uma equipe de limpeza se faz a partir de uma fórmula bem simples. Essa fórmula leva em conta 3 fatores:

  1. a média de colaboradores na empresa no período considerado;
  2. o número de colaboradores demitidos nesse período;
  3. o número de colaboradores contratados no mesmo período.

Sua representação, portanto, pode ser feita da seguinte maneira:

[(demitidos + contratados) / 2] / colaboradores trabalhando X 100

Assim, considere, por exemplo, uma empresa com 120 colaboradores em média ao longo de 2021. Nesse período, 14 colaboradores foram demitidos, enquanto 6 novos foram contratados.

Nesse caso, o cálculo do turnover para 2021 seria:

{[(14 + 6) / 2] / 120} X 100 = {10 / 120} X 100 = 8,3%

De maneira geral, pode-se considerar que uma taxa de turnover abaixo de 10% é aceitável. Para alguns segmentos, no entanto, 5% já seria preocupante.

Como você pode ver, a taxa de turnover da equipe de limpeza deve ser acompanhada pelo gestor que, ao mesmo tempo, precisa avaliar medidas de ação a serem tomadas quando ela se mostrar acima de 10%. Seu cálculo é simples e convém adotá-lo com períodos regulares, a fim de construir uma série histórica capaz de mostrar a tendência da organização.

Este post foi útil para você? Então, continue conosco em nossas redes sociais e mantenha-se sempre bem informado para uma melhor gestão da sua equipe. Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese