Vigilância humana e eletrônica: como combiná-las para otimizar a segurança?

Hoje, uma das principais preocupações do ser humano é a sua segurança. A integridade física está entre as necessidades mais importantes que uma pessoa pode ter. Por isso, é muito importante contar com equipes e serviços de qualidade nesse sentido.

Como agravante da situação, nós vivemos em um país em que a criminalidade é considerada alta. Sendo assim, garantir a segurança é importante tanto para as pessoas quanto para o seu patrimônio.

Desse modo, o serviço de segurança privada é um trabalho complementar ao da polícia e demais órgãos públicos. Seu papel é garantir que todos se sintam devidamente protegidos; e, para isso, uma série de inovações e melhorias são constantemente desenvolvidas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, chegou a hora de se aprofundar no tema de vigilância humana e eletrônica, entender a diferença entre elas, descobrir como colocar ambas para trabalharem juntas e otimizar a segurança para todos. Vamos lá?

O que é vigilância humana?

A vigilância humana é todo serviço de proteção que envolve a prestação direta de serviços por seres humanos. Sabe o vigilante do banco do qual você é cliente? Esse é o caso. Ele é o responsável por executar o trabalho que garante a integridade física de todos os usuários de um determinado lugar.

Para isso, esses profissionais recebem treinamentos e capacitações que os preparam física e mentalmente para atuar diretamente no combate a ameaças que possam surgir no seu dia a dia de trabalho. Isso inclui assaltos, sequestros, roubos e até pequenos furtos que ocorram no local.

Em geral, para ter uma equipe eficiente de vigilância, o condomínio precisa constituir um grupo que dê conta de garantir a integridade do número total dos seus moradores e que consiga proteger o patrimônio contido ali. O ideal é que tudo isso seja pensado em um regime de funcionamento de 24 horas, 7 dias por semana.

Os profissionais que atuam com esse tipo de trabalho exercem diferentes funções. Entre as principais estão:

  • vigia — é quem zela pelo patrimônio de um condomínio ou empresa, não sendo necessário apresentar qualquer certificação ou especialização para isso. Afinal, suas atividades são mais estáticas, como a observação;
  • porteiro — o porteiro é o profissional que fiscaliza a entrada e saída de pessoas e veículos de locais controlados, além de orientar a organização do local, receber correspondências e administrá-las;
  • vigilante (armado ou não) — é o profissional especializado, com formação técnica e certificação, que guarda condomínios, empresas e pessoas.

O vigilante é o profissional responsável por garantir a parte mais delicada da segurança de um local. Para executar suas funções, ele pode trabalhar armado. Para isso, precisa de várias certificações, além do porte de arma registrado na Carteira Nacional de Vigilante. A profissão de vigilante tem uma fiscalização redobrada pela Polícia Federal.

Agora que você entendeu o que é a vigilância humana e quais são os profissionais responsáveis por essa atividade, chegou a hora de descobrir mais sobre a vigilância eletrônica.

O que é vigilância eletrônica?

A vigilância eletrônica, diferentemente da humana, diz respeito a todos aqueles recursos e ferramentas que são desenvolvidos pela tecnologia, de forma automatizada ou não. Existem inúmeras inovações presentes no mercado nesse sentido.

O monitoramento remoto é um exemplo de solução que vem ganhando o mercado. Nos condomínios, ele é ainda mais atrativo, visto que não é preciso dispor de uma equipe que fique no local, o que além de aumentar a segurança para os profissionais da área, diminui o custo desse tipo de serviço.

Mas é claro que não é só de monitoramento remoto que a vigilância eletrônica é feita. Existe uma ampla gama de possibilidades dentro desse mercado, o que inclui:

Qual é a diferença entre vigilância humana e eletrônica?

Existem muitas diferenças entre a vigilância humana e eletrônica, especialmente no que diz respeito às vantagens e desvantagens de cada uma delas. Confira a seguir.

Vigilância eletrônica

Como você pode presumir, nem tudo são flores quando se trata de vigilância eletrônica. É verdade que ela proporciona uma série de benefícios, mas tudo isso em detrimento de algumas características que só podem ser garantidas pelo trabalho humano.

Vantagens da vigilância eletrônica

Os benefícios da vigilância eletrônica são:

  • versatilidade: como têm um longo alcance, os sistemas eletrônicos de vigilância podem suportar softwares de diferentes finalidades, em praticamente qualquer lugar;
  • integração: o acesso remoto integra as informações em diversas plataformas, tanto para acionar os órgãos responsáveis quanto para centralizar a gestão da segurança por meios digitais;
  • economia: a tecnologia torna os custos mais baixos. Assim, a longo prazo, essa é uma atitude que acaba gerando uma economia significativa, especialmente em função da menor necessidade de mão de obra;
  • otimização: com o auxílio da tecnologia, é possível trabalhar com equipes enxutas, focadas e especializadas. O restante do trabalho é feito por sistemas inteligentes;
  • integralidade: a proteção dos espaços do condomínio é feita em tempo integral. Isso significa que a cobertura dos planos de segurança é operada 24 horas por dia.

Desvantagens da vigilância eletrônica

A vigilância eletrônica não está imune a falhas de segurança e, assim como qualquer outro sistema, pode apresentar alguns riscos. Os principais são:

  • invasão: há a possibilidade, ainda que remota, de alguém invadir o sistema. Essa ação é potencialmente perigosa quando atinge dados imprescindíveis para o funcionamento do condomínio;
  • falhas físicas: a eficácia dos sistemas de segurança não exclui a possibilidade de falhas físicas, como a queda na fonte de energia, tornando o sistema mais frágil e expondo o condomínio ao risco.

É claro que os softwares também vêm se modernizando, ao passo que as empresas investem massivamente em novos recursos para aumentar a segurança dos condomínios. No entanto, é importante adotar políticas claras para que os colaboradores também ajudem a mitigar a exposição de dados e outros elementos ao risco.

Vigilância humana

É preciso considerar que a vigilância humana também apresenta benefícios e riscos. Esse é o sistema de segurança mais utilizado nos diversos tipos de ambiente: condomínios, escolas, bancos, empresas privadas e até mesmo estabelecimentos do poder público.

Em função disso, muitos empreendimentos se especializaram em desenvolver e aprimorar esse tipo de serviço, especialmente para se tornar uma opção atrativa diante da possibilidade de terceirização.

Vantagens da vigilância humana

A seguir, elencamos as vantagens da vigilância humana. Veja:

  • flexibilidade: quando se trata de um serviço prestado por seres humanos, é muito mais fácil flexibilizar a entrega, alterando a quantidade de pessoal disponível de acordo com a necessidade;
  • adequação: a empresa que está contratando o serviço de vigilância humana pode fazer exigências, monitorar, fiscalizar e alinhar o desempenho dos funcionários;
  • autonomia: enquanto os sistemas estão submetidos a algoritmos e afins, os seres humanos podem adaptar suas respostas de acordo com cada situação. De modo geral, isso torna a segurança mais completa e ágil, diminuindo alguns riscos.

Desvantagens da vigilância humana

É claro que também existem desvantagens, como:

  • custo elevado: a mão de obra humanizada tem um custo muito mais elevado, especialmente em função da legislação trabalhista;
  • alta carga de tributos: o custo elevado da vigilância humana não está no salário recebido efetivamente pelos funcionários, mas na pesada carga de tributos com a qual o empregador precisa arcar;
  • jornada limitada: a jornada de trabalho dos colaboradores é limitada. Assim, em caso de proteção integral, ela deverá ser cumprida por diferentes profissionais que atuam em turnos distintos.

Diante disso, se você perguntar qual é a melhor opção para seu condomínio, a resposta é: depende. O tipo de vigilância ideal vai depender da demanda que está sendo gerada, dos riscos ao qual o patrimônio e as pessoas estão expostos e, principalmente, da possibilidade de combinação dos dois métodos. Isso porque, geralmente é mais efetivo contar com a vigilância humana e eletrônica.

É necessário escolher entre uma e outra?

Não é possível, nem necessário, substituir a vigilância humana pela eletrônica. Na verdade, a melhor estratégia é justamente agregar esses recursos, para que eles trabalhem em conjunto e, assim, otimizem os resultados para todos, desde os usuários até os próprios profissionais.

Um erro que muitos condomínios cometem é acreditar que, por ter esses dois modelos e sistemas à disposição, seja necessário optar por um ou outro; e que isso garantirá a segurança do patrimônio e das pessoas que moram e circulam nas dependências. No entanto, a realidade é que a vigilância humana e a eletrônica são complementares.

Veja a seguinte situação: se você colocasse um computador para acionar um dispositivo toda vez que alguém tocasse a maçaneta de uma porta em horários suspeitos, não teria como identificar quais indivíduos são realmente uma ameaça e quais não, certo? Esse exemplo, embora simplificado, ajuda a entender por que um recurso automatizado precisa estar sob supervisão de um ser humano.

Um primeiro passo importante para aceitar essa forma de trabalhar é deixar de lado a ideia de que a tecnologia veio para substituir o trabalho humano. Isso não é verdade. Pelo contrário, a efetividade das ferramentas tecnológicas só se dá quando existem pessoas operando eficientemente os serviços.

Um sistema inteligente de monitoramento, por exemplo, não substitui a importância de ter um vigilante presente para efetuar qualquer intervenção que seja necessária. Da mesma forma, não tem por que um profissional ficar todo o seu turno fazendo rondas se as câmeras podem fazer esse trabalho por ele, percebe?

Por isso, hoje os postos de trabalho já estão sendo desenvolvidos levando em consideração essas demandas híbridas. Assim, os ambientes se tornam mais estratégicos e funcionais, enquanto a qualidade do serviço aumenta.

Outra forma inteligente de integrar os recursos tecnológicos e humanos é usando as plataformas online para fornecer treinamentos e capacitações aos profissionais. Essa é uma maneira de mantê-los atualizados e sempre prontos, com técnicas atualizadas sobre vigilância.

Por que é mais interessante usar a vigilância humana e a vigilância eletrônica em conjunto?

Você já deve ter percebido que todas as partes têm muito mais a ganhar quando combinam a vigilância humana e eletrônica, não é mesmo? Se considerarmos todas as desvantagens que foram apontadas ao longo do texto em relação a um ou outro método, também podemos perceber que, se trabalharem juntos, os dois tipos de vigilância podem sanar esses gargalos.

Se a mão de obra humana apresenta um custo alto e, de certa forma, é limitada pelo número de horas em que o trabalhador pode ficar à disposição da empresa, a vigilância eletrônica consegue cobrir os turnos durante 24 horas, 7 dias por semana. Logo, será preciso contar com um efetivo menor para cumprir a mesma eficiência na vigilância. Dessa forma, o investimento em tecnologia leva a uma redução de custos na operação da vigilância humana.

Da mesma forma, assim como os sistemas eletrônicos apresentam certas fragilidades, em especial a dependência de uma rede elétrica 100% eficiente, os colaboradores humanos continuam trabalhando, mesmo que haja queda na energia. Assim, o condomínio não fica totalmente exposto aos riscos das ações de pessoas mal intencionadas.

Diante disso e de uma série de outras razões, podemos perceber que escolher apenas um método em detrimento de outro não é uma estratégia interessante para a segurança do condomínio. Por outro lado, quando usadas em sinergia, a vigilância humana e eletrônica se transformam em sistemas mais eficazes.

Para isso, a empresa contratada vai precisar investir em softwares completos e com todos os recursos necessários para suprir as demandas de cada cliente. Além disso, será preciso treinar os vigilantes, tanto para o trabalho físico quanto para operar os diversos sistemas eletrônicos e utilizar essas ferramentas a seu favor.

Em alguns casos muito específicos, a empresa especializada de vigilância pode recomendar apenas um dos tipos de vigilância. No entanto, isso só é indicado depois de uma análise técnica do local, que servirá para identificar todas as suas fragilidades e riscos, além de propor soluções para cada uma dessas necessidades.

Quais são as vantagens de contar com a tecnologia para a vigilância do seu condomínio?

A tecnologia está aí para facilitar a vida das pessoas. Assim como ela acaba se adaptando a diversas áreas, também torna as rotinas profissionais mais eficazes, especialmente naqueles casos em que são utilizados sistemas e dispositivos para otimizar o trabalho humano.

A vigilância eletrônica é um ótimo complemento às funções que já são realizadas pelos colaboradores encarregados. Um dos pontos que tornam esse recurso ainda mais atrativo é que ele aumenta a segurança e a manutenção da integridade física para os próprios vigilantes. Em muitos casos, isso significa preservar a vida e a saúde desses profissionais.

Os dispositivos eletrônicos podem atuar detectando potenciais problemas, sem que os vigilantes precisem se expor ao risco. Desse modo, eles podem entrar em ação fisicamente só nos casos em que isso for extremamente necessário.

Além disso, quando se trata da segurança condominial, é preciso redobrar os cuidados, tanto com os moradores quanto com o patrimônio. É por isso que os sistemas de vigilância eletrônica 24 horas são bastante eficientes nesse sentido, permitindo que uma equipe reduzida faça rondas eventuais.

Outra vantagem dessa combinação é a possibilidade de obter registro de absolutamente tudo o que acontece. Assim, em casos de incidentes, todas as situações ficam gravadas em vídeo, comprovando o que aconteceu de fato.

É claro que os benefícios não estão consistem apenas em verificar o ocorrido. As ferramentas de vigilância eletrônica otimizam a prevenção, já que os sistemas de câmera e rastreamento são eficientes para inibir as práticas criminosas. Assim, aquelas pessoas mal intencionadas acabam vendo o sistema de segurança e pensando duas vezes antes de agir.

Como contar com profissionais qualificados pode ser um diferencial?

Contar com uma equipe de profissionais qualificados faz toda a diferença para a segurança dos clientes. No entanto, nós sabemos que um condomínio precisa focar as suas atividades-fim. Inclusive, nem sempre há disponibilidade de recursos ou pessoal para investir em uma equipe interna de segurança.

Nesses casos, a estratégia mais inteligente a ser adotada é recorrer a um prestador de serviço especializada no assunto. As empresas de vigilância têm a segurança humana e patrimonial como o foco do seu trabalho. Todos os treinamentos recebidos pelos seus profissionais e os recursos empregados no dia a dia de trabalho têm como única finalidade aumentar a segurança dos moradores.

Por isso, as entregas são muito mais qualificadas e os recursos podem ser personalizados. Ainda, os preços são mais acessíveis se comparado ao serviço de segurança prestado por uma equipe interna do condomínio. Além disso, a disponibilidade de profissionais especializados é muito maior dentro dessas empresas do que fora delas, o que facilita muito o seu trabalho.

É assim que você pode focar toda sua energia e atenção naquilo que você faz de melhor, deixando que outros profissionais qualificados cuidem da segurança dos moradores.

Como uma empresa especializada pode ajudar o seu condomínio?

Como você viu, empresas especializadas têm um papel muito importante no fornecimento de serviços de segurança. Por ter toda a infraestrutura necessária e o foco estratégico voltado para esse tipo de serviço, elas conseguem ser muito mais eficientes na vigilância humana e eletrônica.

Mas a grande notícia é que, ao contratar uma especialista em vigilância humana e eletrônica, você não precisará se preocupar com os aspectos relacionados a essa área. A sua responsabilidade será sanar as necessidades do seu condomínio, entrar em um acordo com a prestadora do serviço e monitorar se o que foi combinado está sendo entregue.

Parece fácil, não é? Vale reforçar que a contratação de um serviço especializado em vigilância é uma solução prática, econômica e segura. Contudo, é fundamental contar com uma empresa reconhecida no mercado, que tenha experiência com esse tipo de atividade e que esteja devidamente registrada, autorizada e regularizada com os órgãos competentes.

Nós também recomendamos fortemente que você faça uma pesquisa e uma análise de propostas com as opções disponíveis na sua região. Isso ajudará a escolher a empresa com o melhor custo-benefício e que atenderá com precisão às suas demandas.

Para garantir que seu condomínio esteja resguardado em caso do descumprimento do contrato, faça questão de analisar o contrato item por item. Esse pode ser um processo trabalhoso, mas também é uma forma de proporcionar segurança ao seu empreendimento, ficando ciente daquilo pelo que a empresa se responsabiliza ou não em caso de complicações ou eventuais fatalidades.

Terceirizar a vigilância humana e eletrônica é uma opção vantajosa, desde que a empresa contratada esteja alinhada com o que você precisa. O tratamento ao público e o método de abordagem às pessoas são exemplos de fatores que precisam ser conversados antes mesmo de fechar negócio.

Se você preferir, conte com a ajuda de um profissional de sua confiança, como um advogado, para avaliar cada parte do contrato. Se algo não estiver de acordo com o que você busca, peça para alterar ou procure um novo prestador de serviços para estabelecer a sua parceria.

Como você conferiu ao longo deste conteúdo, a segurança é uma necessidade dos seres humanos, que está se tornando cada vez mais importante. Por isso, é fundamental desenvolver ferramentas e tecnologias que ajudem a aumentar a eficiência dos serviços de vigilância.

Mas isso não significa deixar de lado ou ignorar a importância do ser humano para garantir a integridade de pessoas e patrimônios. Em geral, pessoas bem treinadas são capazes de realizar ações que até mesmo os dispositivos mais modernos não conseguiriam.

Além disso, não se esqueça: as máquinas conseguem evidenciar aquilo que está errado, mas, na verdade, a decisão só pode ser tomada pelas pessoas. Então, por mais automatizado que um sistema de segurança seja, ele precisa de pessoas que estejam pensando e agindo por trás dele.

É dessa forma que os profissionais buscam recursos computadorizados para agilizar aquilo que eles fariam mecanicamente, e não para substituir a sua função. Afinal de contas, até mesmo a vigilância eletrônica foi pensada, desenvolvida e criada por um ser humano.

Agora, se você gostou deste conteúdo sobre vigilância humana e eletrônica e quer ficar ainda mais próximo de implementar um sistema de segurança completo e eficaz para o seu condomínio, converse com a gente!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese