POP de limpeza hospitalar: quais as principais responsabilidades?

A elaboração do Procedimento Operacional Padrão (POP) tem como objetivo atender às responsabilidades que lhe são devidas, com segurança e padronização. A implantação dessa documentação facilita a verificação de procedimentos, evita desvios de técnicas estabelecidas por órgãos competentes e facilita o aprendizado de novos funcionários.

No desenvolvimento do POP, é imprescindível que sejam considerados os princípios e regras que norteiam as atividades operacionais e, consequentemente, a elaboração dos respectivos POP’s. Além disso, devem ser escritos  ou aprovados por profissionais técnicos competentes e experientes nas atividades operacionais.

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra quais as principais responsabilidades desses POP’s.

O que é um POP?

POP é a sigla para Procedimento Operacional Padrão, ou seja, a maneira correta, adequada e padronizada de se conduzir um determinado processo/atividade. Um POP pode ser um procedimento específico de uma empresa ou pode ser um elenco de boas práticas normatizado e de caráter compulsório por força de lei.

Esse documento é sempre descritivo, na verdade, a própria estrutura de escrever que veremos neste artigo já constitui um POP.

É importante destacar que esse documento detalha o passo a passo de uma atividade. Então, se você trocar os colaboradores, a atividade continuará sendo executada do mesmo modo. Se entrar um colaborador novo, ele deverá aprender a rotina utilizando o POP e os treinamentos técnicos que lhe forem dados.

Contudo, este documento elimina qualquer hipótese de manifestações como “eu faço do meu jeito”. Assim, onde há um POP, só existe um jeito de fazer: aquele descrito no documento, não se admitindo qualquer outro que fuja da padronização existente.

Aplicação dos POP’S

Os POP’s são desenvolvidos para qualquer atividade a ser executada, especialmente para operações cuja execução se repete, indicando que aquela atividade deve ser feita sempre daquela maneira. Assim, por exemplo, em uma oficina de pneus, pode-se elaborar um procedimento para retirar o pneu do carro e outro, para instalar o pneu no automóvel.

Desse modo, todos os colaboradores que operam com essa atividade farão os procedimentos operacionais de um mesmo jeito. Se for uma rede de oficinas, em todas as unidades farão o mesmo procedimento. Por essa razão, esses documentos são muito utilizados nas empresas e franquias.

Características dos POPs

Quando você tem um POP nas mãos, você pode ver como a atividade é executada. Mas, além disso, um POP informa também:

  • Os tipos de EPI’s necessário;
  • os equipamentos de proteção coletiva (EPC) adequados;
  • os materiais e recursos indispensável para execução;
  • os produtos químicos que deve ser empregado;
  • os equipamentos/máquinas padronizadas;
  • os processos e fluxos de procedimentos relacionados às atividades operacionais, tais como, procedimentos específicos de risco, contingência, cronogramas, formulários, entre outros.

Na verdade, tudo o que for necessário à correta realização da atividade padronizada deve estar inserido no documento.

Quais são os POPs de higienização em instituições de saúde?

O termo formal empregado para as ações de higienização em serviços de saúde é limpeza e desinfecção de superfícies em serviços de saúde, que consiste em uma atividade com boas práticas regulamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)/Ministério da Saúde. Isso significa que, para instituições que oferecem este tipo de serviço, essas diretrizes devem ser seguidas compulsoriamente.

Assim, ao elaborar os POP’s, aquelas boas práticas serão transformadas em procedimentos internos da instituição/indústrias e formatadas no padrão da organização. Certamente haverá inúmeros procedimentos operacionais nessa área, pois, são muitos os processos a serem envolvidos.

Principais responsabilidades dos serviços de higienização em instituições de saúde

Os serviços de limpeza e desinfecção em instituições de saúde têm a importante responsabilidade de manter um ambiente limpo, seguro e saudável para os usuários, visitantes e funcionários. Algumas das principais responsabilidades desses serviços incluem:

  1. Limpeza e desinfecção de todas as áreas das instituições;
  2. Gerenciamento adequado de resíduos, incluindo coleta, transporte e descarte adequados de resíduos, como materiais infectantes e químicos perigosos;
  3. Uso e higienização adequada dos equipamentos de limpeza e suprimentos, garantindo que todos os equipamentos estejam limpos e funcionando corretamente e que haja suprimentos/recursos suficientes disponíveis;
  4. Treinamento e supervisão adequados da equipe de limpeza, incluindo técnicas de limpeza e desinfecção, manuseio de produtos químicos e equipamentos de proteção pessoal e coletiva;
  5. Implementação de políticas e procedimentos de segurança para garantir que a equipe de limpeza esteja protegida contra riscos de exposição a microrganismos patogênicos e produtos químicos perigosos;
  6. Monitoramento constante da qualidade da limpeza, incluindo auditorias internas regulares para garantir que os padrões de limpeza e desinfecção estejam sendo cumpridos.

Em resumo, os serviços de limpeza em instituições de saúde são responsáveis por garantir a limpeza, desinfecção, conservação e a segurança dos ambientes, contribuindo assim para a prevenção de infecções/contaminações.

Principais POPs de limpeza e desinfecção em instituições de saúde

Cada instituição possui uma metodologia aplicada de acordo com a padronização de suas atividades de higienização. Desta forma, listamos os principais POP’s utilizados:

  • Higienização das mãos: correto procedimento para garantia de higienização das mãos;
  • Higienização das luvas: correto procedimento para garantia de higienização das luvas;
  • Limpeza concorrente/diária ou parcial: cada tarefa deve ter o seu procedimento específico, considerando a classificação das áreas, bem como, frequências mínimas necessárias e técnicas de limpezas recomendadas;
  • Limpeza terminal/profunda ou total: o mesmo observado para a limpeza concorrente;
  • Uso, higienização e guarda de EPI: Uso, higienização, paramentação, desparamentação e guarda dos EPIs adequados às atividades em andamento;
  • Coleta de RSS: nos recipientes locais e transporte até a sala de resíduos ou diretamente ao abrigo de resíduos.

Como montar um POP de limpeza e desinfecção em instituições de saúde?

A elaboração de um POP requer conhecimento técnico da atividade operacional a ser executada, isto é, como ela é desenvolvida na prática. Do mesmo modo, a adoção dos princípios básicos para limpeza e desinfecção de superfícies em serviços de saúde, conforme definido pela ANVISA/Ministério da Saúde, no seu respectivo manual de limpeza e desinfecção de superfícies.

8 recomendações para elaboração de POP de limpeza e desinfecção em instituições de saúde

No processo de elaboração do POP de limpeza, se faz necessário ter competência técnica, tomando por base os cuidados que devem ser adotados antes, durante e depois da atividade. A estrutura do documento deverá ser definida por área competente, conforme modelo padrão institucionalizado. Além disto, deve passar por revisões periódicas.

Assim, observe 8 recomendações para a elaboração de POP’s das atividades de higienização mostradas a seguir. Elas facilitarão seu entendimento de como fazer. Acompanhe!

  1. Identifique as áreas que precisam ser higienizadas: faça um mapeamento de todas as áreas do hospital que precisam ser higienizadas, como salas de cirurgia, quartos de pacientes, banheiros, corredores, dentre outros ambientes, considere a classificação das áreas e valide a programação com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH da instituição;
  2. Defina as frequências de limpezas conforme classificação das áreas/ambientes: estabeleça a frequência com que cada área deve ser limpa, levando em consideração o risco de infecção e o fluxo de pessoas na área conforme definido pela ANVISA;
  3. Liste os materiais e produtos de limpeza necessários: faça uma lista de todos os materiais e produtos de limpeza para realizar a higienização de cada área, incluindo os equipamentos de proteção individual (EPIs) para o time de limpeza;
  4. Estabeleça as etapas do processo de limpeza: para cada área (crítica, semicrítica, não crítica, comuns e externas), estabeleça as etapas necessárias para realizar os procedimentos de forma adequada. Isso pode incluir a remoção de resíduos, uso de produtos de limpeza, desinfecção e odorização, recursos materiais dos procedimentos e as técnicas de limpeza e desinfecção aplicáveis;
  5. Estabeleça a programação dos treinamentos técnicos dos funcionários: certifique-se que o cronograma de treinamento possui todos os temas obrigatórios, conforme as legislações e normativas, e que são aplicáveis as necessidades operacionais; garanta a aplicação utilizando metodologias de fácil compreensão e didática, sempre registrando os treinamentos em listas de presença, e se possível, aplique avaliações de retenção e conhecimento para garantir a absorção dos conhecimentos;
  6. Avalie o processo: monitore e avalie regularmente o processo de limpeza para garantir que ele esteja sendo executado de forma adequada e eficaz. Faça ajustes quando necessário;
  7. Siga um padrão de elaboração técnica dos procedimentos: considere, no entanto, que todos os POPs elaborados estejam no mesmo formato e com um conjunto de dados aplicáveis às atividades padronizadas. As informações que precisam estar presentes são:
  • nome do procedimento: nome dado à atividade quando se quer fazer referência a ela;
  • objetivo da atividade: qual a finalidade do procedimento que está sendo padronizado;
  • local de aplicação: onde se aplica este procedimento, ou seja, em qual processo;
  • equipamentos necessários: equipamentos no sentido amplo (máquinas, utensílios);
  • normas de segurança aplicáveis: as normas que regulam os cuidados com o procedimento;
  • etapas do procedimento: o corpo essencial do POP descrevendo como fazer cada etapa;
  • versão do POP: número com o ano da versão;
  • responsáveis pela condução da atividade: quem vai utilizar o POP na prática;
  • responsáveis pela aprovação do POP.
  1. Revisões dos POP’s elaborados: As técnicas evoluem, a tecnologia se introduz em diferentes processos, assim como novos produtos são lançados no mercado com eficiência e amplitude de ação maior. Tudo isso pode levar a alterações significativas nos processos de higienização. Nesses casos, é importante promover uma revisão no respectivo POP, produzindo uma nova versão cujo número deverá ser sempre indicado no mesmo local do documento. Com isso, a orientação padrão para realização de processos de limpeza e desinfecção sempre estarão atualizadas.

Qual a importância do POP em instituições de saúde?

Em última instância, a importância do POP é garantir que os procedimentos operacionais sejam realizados de modo seguro e livres de riscos à saúde. Listamos algumas características importante do POP:

  • implementa as técnicas necessárias de modo padronizado;
  • garante que os colaboradores não se percam e nem deixem de ser realizados os detalhes;
  • relaciona materiais, produtos e equipamentos necessários à correta utilização prevista;
  • formaliza os procedimentos adotados na instituição ou unidade de saúde;
  • identifica e garante que sejam utilizados os respectivos EPIs pertinentes à tarefa;
  • atende às prescrições normativas e legislações.

Ainda quanto à importância da elaboração de POPs e suas subsequentes atualizações, não se pode perder de vista as situações de contingência, como eventos naturais (chuvas torrenciais, desmoronamentos), grandes acidentes, surtos ou epidemias. Essas ocorrências elevam a demanda de atendimento com a intensificação do fluxo das atividades operacionais.

Como você pôde ver, a elaboração e o emprego do POP em instituições de saúde é uma iniciativa indispensável na gestão de serviços de saúde. Eles garantem procedimentos alinhados, sinalizam para os detalhes e a forma de realização das tarefas.

As responsabilidades dessas atividades não permitem sua execução sem a adoção de cuidados e critérios que resultem na segurança esperada. É uma segurança que envolve os próprios colaboradores, os profissionais de saúde e, sobretudo, os usuários em atendimento e/ou tratamento.

Conheça os serviços de higienização em instituições de saúde realizados pela Verzani & Sandrini e encontre a sua parceira para essa grande responsabilidade. Entre em contato conosco.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese