Descubra qual é a diferença entre administradora e conservadora!

Existe diferença entre administradora e conservadora, embora essas duas empresas sejam fundamentais para o bom funcionamento de um condomínio. É bastante comum, no entanto, que esses serviços sejam confundidos, uma vez que eles podem ser prestados pela mesma terceirizada.

É importante entender as diferenças entre a atuação dessas terceirizadas para que a contratação da empresa, ou das empresas, possa ser feita de uma forma mais consciente, de acordo com as necessidades do condomínio.

Para que não haja mais dúvida, preparamos este artigo explicando as diferenças entre administradora e conservadora, as características de cada um desses serviços, o suporte oferecido para o síndico, quando fazer a contratação, entre outras informações. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

O que é uma administradora?

O condomínio precisa de uma boa administração para manter a gestão contábil e financeira, as documentações, os pagamentos, as compras, entre outros aspectos, em dia. Por isso, é essencial contar com os serviços de uma boa administradora.

A função dessa empresa é justamente fazer a administração dos condomínios e oferecer suporte para o síndico nesse sentido. Basicamente, é o trabalho realizado pelo setor administrativo de qualquer empresa, mas, nesse caso, com foco em manter a organização de dados, informações e obrigações do condomínio.

E uma conservadora?

A função de uma empresa conservadora é justamente fazer a conservação do condomínio. Ela não se responsabiliza por documentos, aspectos jurídicos ou contábeis, mas tem o importante papel de manter principalmente a estrutura física do edifício.

Toda a limpeza e higienização do prédio são de responsabilidade da empresa conservadora. Vale lembrar, no entanto, que esse trabalho é diferente do trabalho do de uma equipe de faxina, pois a empresa realiza toda a análise da necessidade do condomínio para implementar as melhores técnicas a fim de atender às demandas do condomíno.

Quais são as diferenças entre administradora e conservadora?

Como mencionamos, existe uma grande diferença entre administradora e conservadora. No primeiro caso, estamos falando de trabalhos que acontecem no escritório, digamos assim. Essa é a equipe que vai prestar assistência para o síndico em questões financeiras, contábeis, jurídicas, entre outras.

A administradora é a empresa que fica responsável por:

  • elaborar previsões orçamentárias;
  • fazer a emissão de boletos e o pagamento de contas;
  • acompanhar a contabilidade e saúde financeira do condomínio;
  • realizar contratações;
  • emitir comunicados, circulares, e outros.

Também é função da empresa administradora orientar o síndico a respeito das suas obrigações de acordo com que está previsto na legislação; além de outros detalhes, como seguros, recarga de extintores, registros de documentos e negociações de inadimplência.

A conservadora, por sua vez, tem a responsabilidade de manter toda a estrutura do condomínio em boas condições de uso. Porém, como explicamos, o trabalho dessa equipe não se resume a fazer limpeza e faxinas. Sua atuação é bem mais ampla.

Cabe à empresa conservadora fazer uma análise do espaço e identificar suas características, necessidades e riscos conforme o modo como ele é habitado e utilizado. Depois, especialistas definem um plano para fazer a conservação das instalações conforme essas demandas.

Os especialistas da empresa conservadora vão estabelecer o melhor cronograma e roteiro de limpeza. Eles também estabelecem quais tipos de produtos, equipamentos e técnicas de limpeza e conservação melhor atendem aquele imóvel. Isso é feito com base nos materiais utilizados na construção, os acabamentos, tipos de ambiente, entre outros aspectos.

O intuito é garantir que o espaço esteja limpo e higienizado de uma forma segura e, ao mesmo tempo, manter a boa estética e a aparência da construção, sem provocar qualquer transtorno para os moradores e usuários do lugar, nem tão pouco prejudicar a rotina ali.

Algumas empresas conservadoras também podem prestar os serviços de portaria social e zeladoria. Com isso, ampliam o suporte oferecido para o condomínio, evitando a necessidade de contratar outras terceirizadas apenas para essas tarefas.

Quando contratar uma ou outra?

Para fazer a contratação de uma empresa ou outra, antes, é preciso identificar de que tipo de suporte o condomínio está precisando. Afinal, administradora e conservadora trabalham de formas bem diferentes, então, basta conferir qual serviço é necessário nesse momento.

Conforme explicamos, todas as questões de aspectos administrativos e de gerência ficam a encargo da administradora; já a parte de limpeza, conservação e até mesmo zeladoria e portaria são de encargo da conservadora. Sendo assim, não existe segredo na hora de tomar a decisão, bastando apenas entender a diferença de atuação delas para definir qual atende cada demanda.

O mais importante, na verdade, é analisar a estrutura, o profissionalismo e a experiência de cada uma dessas empresas. Administradora e conservadora cumprem papéis muito importantes no condomínio, com funções de grande responsabilidade. Sendo assim, são serviços que devem ser realizados por equipes de profissionais bem capacitadas.

Existem desvantagens na contratação de administradoras e conservadoras?

Tanto a administração do condomínio quanto a conservação das suas instalações são aspectos essenciais. Dessa forma, não existem desvantagens na contratação de uma administradora ou de uma conservadora.

O que pode acontecer é você não encontrar um bom custo-benefício contratando diversas empresas para a realização das várias tarefas dentro do condomínio. O ideal é buscar terceirizadas que tenham um amplo portfólio, para ter acesso a várias soluções.

Como dito, uma empresa conservadora também pode disponibilizar outros serviços, por isso, é interessante que você procure aquela que ofereça também soluções em segurança, em gestão de pessoas, processos, materiais, portaria, entre outros.

Dessa forma, torna-se possível personalizar o seu pacote de serviços de acordo com aquilo que o condomínio precisa. Outra vantagem é o custo mais atrativo, que torna a gestão muito mais simples, já que você estará trabalhando apenas com uma um fornecedor, e não vários.

No caso da administradora, acontece o mesmo. Procure por uma empresa que ofereça várias soluções com pacotes que possam ser personalizados, a fim de contratar exatamente aquilo que você vai precisar.

Antes de tomar a decisão, faça uma boa pesquisa sobre as fornecedoras disponíveis no mercado. Analise cada uma delas conferindo também a satisfação dos clientes para ter certeza de contratar uma equipe com excelência em atendimento.

Isso é válido para administradora e conservadora, garantindo que você tenha um suporte de terceirizadas de confiança, que cumpram a legislação e que ofereçam ótimos serviços. Uma contratação estratégica vai facilitar o seu trabalho e trazer mais satisfação, bem-estar e qualidade de vida para os condôminos.

A Verzani disponibiliza diversas soluções para ajudá-lo no melhor gerenciamento do seu condomínio. Entre em contato conosco para conhecer nosso trabalho!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese