Patient Centricity: como a hotelaria hospitalar ajuda a valorizá-la?

Você já ouviu falar em patient centricity? Saiba que consiste na melhor abordagem para garantir uma jornada do paciente realmente eficaz em seus objetivos, mas acolhedora o suficiente para que seja feita nas melhores condições.

A hotelaria hospitalar tem grande participação no sucesso dessa linha de atenção ao paciente e garante que as condições sejam as mais adequadas para todos. Leve em conta que um dos objetivos dos serviços é o bem-estar do paciente durante sua estadia.

Continue a leitura e descubra como a hotelaria hospitalar ajuda a valorizar a patient centricity.

O que é patient centricity?

Em princípio, patient centricity é a abordagem centrada no paciente quando de sua relação com o estabelecimento de saúde e os diferentes profissionais que atuam nessa relação. Envolve desde a marcação da consulta até a conclusão do tratamento ou dos cuidados a que tiver que ser submetido.

Assim, a ideia por trás do conceito de patient centricity é fazer da jornada do paciente um caminho que considere seus anseios e expectativas. Em outras palavras, a vivência da pessoa que necessita de cuidados e procura assistência é tão importante quanto as medidas médicas que precisam ser tomadas.

Na verdade, a ideia por trás da patient centricity vai além das expectativas do paciente. A abordagem precisa considerar as necessidades desse paciente e os desafios que deverá enfrentar durante o tratamento que necessite realizar.

Essa abordagem centrada no paciente deve, portanto, apostar sobretudo na humanização do atendimento. O objetivo final é garantir que haja uma experiência positiva e qualificada para o indivíduo, sobretudo se estiver na condição de paciente internado.

Quais os seus pilares?

A implementação do foco no paciente é evolutiva, isto é, gradativa para alcançar o que seria o cenário ideal, dentro da conceituação da própria abordagem nos termos vistos anteriormente. Para esse fim, alguns pilares dão sustentação à implementação da estratégia. Acompanhe.

Participação dos pacientes

Para que o paciente seja o centro das iniciativas tomadas no estabelecimento médico, é preciso que ele e seus familiares sejam partícipes do processo. Isso significa que, durante toda a sua jornada (atendimento, exames, intervenções, tratamento), o seu bem-estar deve ser o objetivo principal a ser garantido.

Resultados mais visíveis

A grande maioria de pacientes desconhece a terminologia médica e os termos técnicos aplicados ao seu caso. Assim, exames, diagnóstico, medicamentos e qualquer intervenção devem ser claramente traduzidos para um entendimento transparente, de modo que os resultados sejam bem visíveis para o paciente e seus familiares.

Segurança

Para que o paciente receba um tratamento de qualidade e tenha a sensação de confiança, é preciso prestar um atendimento cientificamente embasado. É preciso, ainda, que esse embasamento seja devidamente esclarecido e traduzido para fins do melhor entendimento e segurança de todos.

Como a hotelaria hospitalar valoriza a jornada do paciente?

A hotelaria hospitalar é constituída pelos serviços de apoio ao paciente e que visam garantir bem-estar durante a estadia e de seu acompanhante no estabelecimento de saúde. Dessa forma, é um importante contribuinte e um dos principais responsáveis para que a jornada do paciente seja efetivamente valorizada.

Nesse sentido, oferece facilidades e solução para diferentes demandas. Veja a seguir os principais benefícios e contribuições da hotelaria hospitalar ao longo da jornada do paciente no estabelecimento.

Promove a humanização do atendimento

A humanização no atendimento não se restringe a atender às expectativas de consumidores cada vez mais conscientes e exigentes, como ocorre na área da saúde. Na verdade, considera a verdadeira condição de vulnerabilidade característica de quase todo paciente em internação em um estabelecimento médico.

Realiza uma gestão com base em dados

A própria estruturação dos serviços de hotelaria é baseada em dados e, nesse sentido, sua gestão é estratégica e essencial como, por exemplo, viabilizando um adequado gerenciamento de leitos no estabelecimento. O mesmo se dá com a reposição de materiais em tempo hábil e o constante aprimoramento da infraestrutura de atendimento.

Mantém a segurança em primeiro lugar

Os cuidados adotados para uma boa estadia e condições de bem-estar do paciente garantem que haja segurança para todos, especialmente quanto aos riscos biológicos. Nesse sentido, os trabalhos de higienização e desinfecção promovidos pela hotelaria hospitalar são essenciais para todos: pacientes, profissionais, acompanhantes e visitantes.

Organiza o espaço

Os serviços de suporte ao paciente envolvem grande diversidade de situações que precisam estar adequadas para que o objetivo seja atingido da melhor maneira. Assim, considere, por exemplo, que cozinha, restaurante, lanchonete, estacionamento, áreas de lazer e lavanderia, entre outros, devem ser acessíveis e estar disponíveis.

Mantém alinhamento com as iniciativas médicas

As atividades conduzidas pela hotelaria hospitalar acompanham e complementam as iniciativas médicas adotadas no atendimento ao paciente. Assim, garantem o suporte necessário e facilitam a condução das abordagens e do tratamento médico para os profissionais de saúde atuantes.

Quais os cuidados para uma jornada baseada na patient centricity?

A essência da patient centricity já orienta para o caminho a seguir. Em termos práticos, no entanto, alguns aspectos devem ser considerados e servir como orientadores ao longo da jornada. Dessa forma, considere cuidados como:

  • condução do atendimento com atenção e empatia: considere o acolhimento como norma principal nos primeiros contatos;
  • valorização dos sentimentos do paciente: a suscetibilidade do paciente pela condição fragilizada e o estado emocional dos familiares devem ser observados;
  • atenção e escuta dedicada: saber ouvir e dar a devida atenção às ponderações do paciente é essencial;
  • consideração com as particularidades: é preciso considerar as principais características, necessidades e desejos de cada paciente;
  • abordagem individualizada: a adoção dos cuidados anteriores permite a individualização da abordagem, sem regras gerais.

Como você pode ver, patient centricity é a fórmula ideal para que a jornada do paciente seja a mais amena possível e alcance com mais facilidade os objetivos da internação e do tratamento. Os esforços da hotelaria hospitalar facilitam a abordagem para todos: pacientes, acompanhantes e profissionais.

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