Quais são os impactos da higienização na hotelaria hospitalar e os cuidados com o paciente?

A hotelaria hospitalar é um dos principais serviços de impacto em uma experiência de qualidade do paciente. Quando uma pessoa precisa lidar com uma situação de doença, fica difícil se sentir confortável nesse período. Por isso, a hotelaria tem o papel de humanizar essa momento tão delicado.

Porém, é importante que o serviço de hotelaria hospitalar se preocupe com os processos de higienização nos cuidados com o paciente. Por isso, queremos aprofundar a importância dessa higienização de qualidade na hotelaria hospitalar, tanto para garantir a boa limpeza do lugar, quanto para reforçar a segurança das pessoas. Vamos logo ao assunto? Aproveite!

Por que uma boa higienização é importante na hotelaria hospitalar?

A higienização hospitalar, por si só, já é um serviço que está intimamente ligado à hotelaria hospitalar. Isso porque é impossível prestar um bom atendimento de hotelaria caso essa outra etapa não seja suficientemente satisfatória.

Portanto, é imprescindível que a equipe de higienização receba treinamentos específicos sobre os cuidados que são necessários para essa área em particular, com tantos riscos de contaminação e de doenças ocupacionais.

Além das higienizações comuns, que são realizadas em qualquer outro lugar, em ambientes hospitalares, ainda existe a preocupação constante com a higienização eficaz. Ela deve servir como agente de controle da infecção hospitalar e contribuir para a biossegurança dos pacientes. Sendo assim, pode-se dizer que esse é um trabalho preventivo.

Em muitas situações, o serviço de higienização é visto como uma atividade fácil, mas fica claro que esse não é o caso da higienização e desinfecção hospitalar. Tanto é que a higiene de hospitais é regulamentada pela Anvisa, e requer um grau extremo de especialização.

Tudo isso porque é primordial que o paciente chegue ao hospital para se recuperar, esse é o objetivo. Portanto, esse deve ser o ambiente em que ele menos está exposto a riscos de contaminação.

Quais são os impactos da higienização na hotelaria hospitalar?

Os hospitais e laboratórios têm equipamentos que precisam ser higienizados frequentemente, com técnicas específicas e uma mão de obra especializada. Portanto, não se trata de qualquer serviço. E a falta de conscientização nesse sentido é um dos principais fatores de risco para o descontrole de doenças e situações infecciosas, que podem até levar à morte.

Sendo assim, a higienização na hotelaria hospitalar é de suma importância para garantir que o paciente conte com o máximo de segurança na sua jornada de recuperação. Do contrário, esse ambiente acaba sendo hostil e se tornando uma potencial fonte de fatores agravantes para quem já está debilitado.

Quais são os os cuidados que devem ser tomados com o paciente?

Quer entender melhor os cuidados que devem ser tomados nesse sentido? Então, fique de olho!

Escolher o tipo ideal de higienização

Existem diferentes procedimentos de higienização hospitalar, que recebem nomenclaturas distintas. A limpeza, por exemplo, é apenas a primeira etapa, para a retirada da sujeira e dos detritos. É o caso da retirada de sangue e de fluídos corporais. Trata-se de uma etapa mais simples. No entanto, é preciso ter total atenção com a contaminação microbiológica.

A desinfecção é uma etapa feita para eliminar quase a totalidade dos microrganismos que permanecerem no ambiente. Portanto, são priorizados os trilhos de cama, controles remotos, maçanetas e assim por diante. Em uma higienização comum, podem passar despercebidos, mas não na desinfecção de hospitais.

A esterilização é o processo mais profundo e importante para mitigar de vez a vida microbiana que possa infectar os pacientes. Nela, são eliminados fungos, vírus e bactérias. Para isso, são usados produtos específicos e equipamentos e vapor saturados sob pressão.

Portanto, é preciso respeitar todas as etapas de higienização e entender em quais momentos em que cada uma delas se aplica.

Estabelecer medidas de controle da infecção hospitalar

Alguns protocolos precisam ser desenvolvidos internamente para garantir procedimentos satisfatórios. É claro que é importante seguir recomendações de boas práticas de higienização no serviço de hotelaria hospitalar, mas não é preciso ficar apenas nelas.

Portanto, para que as equipes saibam o que é esperado delas, é preciso desenvolver medidas de controle da infecção hospitalar, que deixam claros os métodos de higienização e a frequência com que devem ser executados. Além disso, é muito relevante que no ambiente sejam distribuídas orientações de boas práticas de higiene e proteção para os profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes.

Higienizar equipamentos importantes

Os equipamentos são outro ponto crucial na higienização de um hospital. Como são constantemente utilizados e, em muitos casos, de forma urgente, é primordial que eles sejam desinfetados regularmente. Isso tudo, seguindo os protocolos elaborados com antecedência.

É importante entender que, apesar da orientação às equipes de saúde, o foco do seu trabalho não é a higienização dos seus apetrechos (essa é uma parte complementar). Sua principal preocupação é o paciente. Portanto, é a equipe de higienização que deve se manter atenta aos aspectos de esterilização.

Por que terceirizar esse serviço garante melhores resultados?

Muitas vezes, a gestão hospitalar está voltada exclusivamente para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade no que tange a saúde dos pacientes. Por isso, seu foco está nas estratégias e medidas adotadas para aprimorar o negócio.

A higienização no serviço de hotelaria hospitalar acaba sendo secundária nesse cenário e, por isso, pode ser negligenciada. Porém, esse é um fator de alto risco em um ambiente tão nocivo em termos de riscos, principalmente, biológicos.

Assim, a terceirização desses serviços é a melhor maneira de garantir maior segurança, eficácia e eficiência. Isso porque uma prestadora de serviço vai cuidar de toda a gestão da equipe, dos aspectos humanos e financeiros em relação a ela.

Além disso, a incumbência de contratar, demitir, treinar e desenvolver esses profissionais passa a ser da prestadora, e não do hospital. Desse modo, a direção e os profissionais de saúde podem se voltar para aquilo que sabem fazer de melhor, sem abrir mão da qualidade na higienização.

É claro que, para isso, é preciso contratar uma empresa de confiança, com credibilidade no mercado e expertise nessa área de atuação. O ideal é que essa parceira atue com a higienização hospitalar e desinfecção de áreas críticas, semicríticas e administrativas.

Os processos executados no serviço de hotelaria hospitalar devem ser completos e realizados sempre atrelados à tecnologia, produtividade, treinamento de profissionais e confiabilidade. Assim, os pacientes terão uma experiência cada vez mais satisfatória.

Quer saber mais sobre o serviço de hotelaria hospitalar e ficar por dentro de outras novidades? Então, siga-nos no Facebook e no LinkedIn.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese