O que é a curva ABC e como usá-la na manutenção preditiva?

Todo gestor de suprimentos deve saber o que é a curva ABC. Isso porque a análise dessa técnica de gerenciamento de estoque é uma das maneiras mais eficientes de fazer seu controle e sua manutenção.

Para isso, são usados critérios de validação e verificação em um determinado período, de aproximadamente seis meses a um ano, apontando critérios como a utilização dos materiais e o valor de cada item do estoque. Assim, para garantir a eficiência das operações de uma indústria, a curva ABC é uma ótima ferramenta.

Para ajudar você a entender o que é curva ABC e como usá-la na manutenção preditiva, elaboramos este texto. Continue a leitura!

O que é a curva ABC?

A curva ABC é uma ferramenta de gerenciamento de estoque que faz a classificação dos itens em categorias com base em sua importância e valor. Essa classificação é feita com base no princípio de Pareto, ou seja, uma pequena porcentagem de itens é responsável por uma grande parte do valor total do estoque. Os itens são divididos em três categorias: A, B e C.

Categoria A

A categoria A contém os itens mais valiosos e importantes, representando geralmente 20% do número total de itens em estoque e 80% do valor total. 

Categoria B

A categoria B contém itens de valor intermediários, representando cerca de 30% do número total de itens e 15% do valor total. 

Categoria C

A categoria C contém itens de menor valor e importância, representando cerca de 50% do número total de itens e 5% do valor total.

A classificação pela curva ABC permite que os gerentes de estoque concentrem seus esforços em gerenciar os itens mais importantes e valiosos, enquanto dedicam menos tempo e recursos aos itens menos atraentes. Isso ajuda a otimizar o uso do capital de giro da empresa, reduzir o custo de manutenção do estoque e melhorar a eficiência operacional.

Como usar a curva ABC na manutenção preditiva?

A curva ABC é uma ferramenta de análise de classificação de itens que divide os itens em três categorias com base em seu valor. Na manutenção preditiva, a curva ABC pode ser usada para priorizar a manutenção de equipamentos e sistemas, com base em sua importância e valor para a organização.

Para usar a curva ABC na manutenção preditiva, siga os seguintes passos:

  1. Identifique os equipamentos e sistemas que precisam de manutenção.
  2. Determine o valor e a importância de cada equipamento ou sistema. Isso pode incluir o custo de controlar, o tempo de inatividade associado à falha do equipamento e o impacto que a falha não teria no processo produtivo.
  3. Classifique os equipamentos e sistemas em três categorias: A, B e C, com base em seu valor e importância.
  4. Equipamentos e sistemas classificados como A devem ser monitorados regularmente e receber manutenção preventiva frequente. Isso ocorre porque eles têm um alto valor e são críticos para o processo produtivo.
  5. Equipamentos e sistemas classificados como B devem ser monitorados regularmente e receber manutenção preventiva com menos frequência do que os equipamentos na categoria A. Isso ocorre porque eles têm um valor médio e são importantes para o processo produtivo, mas não tão críticos quanto os equipamentos na categoria A.
  6. Equipamentos e sistemas classificados como C devem receber manutenção preventiva com menos frequência do que os equipamentos nas categorias A e B. Isso ocorre porque eles têm um valor baixo e não são críticos para o processo produtivo.

Ao usar a curva ABC na manutenção preditiva, é possível concentrar os esforços de manutenção nos equipamentos mais importantes e críticos, o que pode levar a um processo produtivo mais eficiente e à redução de custos de manutenção.

Quais os benefícios de usar a curva ABC na manutenção preditiva?

Na manutenção preditiva, a curva ABC pode ser uma ferramenta útil para priorizar ações de manutenção em equipamentos e sistemas críticos, trazendo diversos benefícios. Acompanhe!

Identificação de equipamentos críticos

A curva ABC ajuda a identificar quais equipamentos ou sistemas são mais críticos para a operação da empresa, permitindo que uma equipe de manutenção priorize as atividades de manutenção nesses itens.

Priorização de atividades de manutenção

A partir da classificação dos equipamentos na curva ABC, é possível determinar quais equipamentos precisam de mais atenção e recursos em termos de manutenção.

Equipamentos considerados mais importantes podem receber mais atenção e recursos de manutenção preventiva, enquanto equipamentos menos importantes podem ser inspecionados com menos frequência.

Controle de custos

A curva ABC permite que uma equipe de manutenção concentre seus esforços em equipamentos ou sistemas críticos, evitando a alocação de recursos em equipamentos menos importantes. Isso ajuda a reduzir os custos de manutenção e maximizar o retorno sobre o investimento em manutenção.

Tomada de decisões baseada em dados

A curva ABC fornece informações claras sobre quais equipamentos são mais importantes em termos de impacto nos negócios, permitindo que a equipe de manutenção tome decisões com base em dados sólidos.

Quais as principais aplicações da curva ABC na indústria?

A curva ABC é uma ferramenta de gestão muito útil para a indústria e pode ser aplicada em diversas áreas. Veja!

Gestão de estoques

É amplamente utilizada na gestão de estoques, ajudando a identificar quais itens têm maior impacto financeiro e priorizando o gerenciamento desses itens. Isso permite que a empresa otimize seu capital de giro, reduza custos e melhore a eficiência operacional.

Gestão de compras

A curva ABC também pode ser aplicada na gestão de compras, ajudando a identificar quais fornecedores são mais relevantes para a empresa e quais produtos têm maior impacto financeiro. Isso permite que a empresa negocie os melhores preços e condições com seus fornecedores e otimize seu orçamento de compras.

Gestão de clientes

Ela pode ser utilizada para segmentar os clientes da empresa em diferentes categorias, com base no seu valor. Isso permite que a empresa concentre seus esforços de marketing e vendas nos clientes mais valiosos e desenvolva estratégias para reter esses clientes e aumentar seu valor ao longo do tempo.

Gestão de projetos

A curva ABC pode ser aplicada na gestão de projetos, ajudando a identificar quais atividades são mais críticas e têm maior impacto no resultado final do projeto. Isso permite que a empresa aloque seus recursos de forma mais eficiente e priorize as atividades mais importantes para garantir o sucesso do projeto.

Como vimos ao longo desta leitura, a curva ABC é uma ferramenta valiosa para ajudar a equipe de manutenção a priorizar suas atividades de manutenção em equipamentos e sistemas críticos, otimizando os custos de manutenção e maximizando o desempenho geral dos ativos.

Se você gostou deste artigo sobre o que é a curva ABC, confira também o que é e qual a importância do mapeamento de riscos!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese